Distâncias no Sistema Solar e unidade astronómica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes
Advertisements

Colégio Manuel Bernardes
Distâncias no Universo
Distâncias no Universo
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Centro de Competência da Malha Atlântica 6 de Dezembro de 2005
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Realizado por Paula Carolina e Diana Marques
O Espaço.
Distâncias no Universo
2.2. Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz.
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
SOL MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Ciências da Natureza 6ºAno
AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
O céu que enxergamos Roberto Ortiz – EACH/USP. Nesta aula estudaremos: ● O que são as constelações? ● A eclíptica e o zodíaco ● As constelações zodiacais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério.
A Via Láctea Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro de Divulgação da.
Prepare-se para entender as proporções de tamanho e distância do nosso universo, com o que será mostrado nesta apresentação. Está é uma viagem que começa.
Realmente fascinante a proporção como é mostrada nesta apresentação.
Eis uma viagem muito especial:
Uma Visão Geral do Universo
O planeta Terra Fases da lua e eclipses.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Modelos do Sistema Solar
Obtenha o Microsoft Mouse Mischief
1 Aula 5 UNIVERSO 1.2. Distâncias no Universo 5
Planetas: ("wandering star")
GRAVITAÇÃO Claudio Ptolomeu (90-168), grego, primeiro sistema planetário - considerava a Terra como o centro do Universo (sistema geocêntrico). Nicolau.
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
Vejam isto.... Vejam isto... Vejam isto. Creio que muitos não vão dormir muito em Agosto.
Os Planetas Rochosos.
ASTROS, ESTRELAS E PLANETAS
Allana Pracuccio Freitas Glória Padovani Ederli
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
1.2. Sistema Solar: a sua origem e os seus astros.
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
Astros do Sistema Solar Os planetas do Sistema Solar
Astros do Sistema Solar Características dos astros do Sistema Solar Características de alguns corpos menores.
Hubble O telescópio espacial Hubble está colocado nas bordas externas da atmosfera, a 593 km de altura.Gira ao redor da Terra à velocidade de
Os astros Prof. Marcelo.
Escalas de temperatura, tempo e comprimento
Modelos do nosso Universo
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 4 A Terra no Universo.
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
Fases da Lua Nas várias noites em que olhamos para o céu e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo.
UNIVERSO SISTEMA SOLAR.
Felipe Liguori Sia Mariana Pereira Beltrão
O que é realmente fascinante é a proporção como é mostrada.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Sistema Solar Planetas Estrelas
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 4 A Terra no Universo.
Revisão para o teste de Ciências
Sistema Solar.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
O Sistema Solar Prof. Oscar Decken. O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol, pelos oito planetas e demais astros como as luas e os asteróides.
Física Gravitação.
13 DE MAIO DE 2011 (QUINTA FEIRA) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Transcrição da apresentação:

Distâncias no Sistema Solar e unidade astronómica Aplicação Distâncias no Universo O Universo Distâncias no Sistema Solar e unidade astronómica

Manual - Distâncias no Sistema Solar Na esfera celeste há objetos celestes que não ocupam posições bem definidas. Estes objetos celestes eram bem conhecidos desde a Antiguidade. Estes objetos pareciam ter um movimento errante na esfera celeste. Os gregos deram a estes objetos celestes o nome de planetas.

Manual - Distâncias no Sistema Solar Os planetas descrevem órbitas à volta do Sol que não são exatamente circulares, mas sim órbitas elípticas.

Distâncias no Universo Manual - Distâncias no Sistema Solar Na figura podes ver as distâncias relativas entre as posições dos planetas conhecidos desde a Antiguidade e destes em relação ao Sol. Vídeo Distâncias no Universo

Manual - Distâncias no Sistema Solar Distância média a que a Terra e cada um dos planetas conhecidos desde a Antiguidade se encontra do Sol.

as distâncias médias dos planetas ao Sol são relativamente grandes; Manual - Distâncias no Sistema Solar Podes ver que: as distâncias médias dos planetas ao Sol são relativamente grandes; ao utilizar o quilómetro para expressar essas distâncias, o número de algarismos é também relativamente grande.

Manual - A unidade astronómica, UA Para expressar distâncias associadas às dimensões do Sistema Solar, é usual utilizar-se, como unidade de comprimento, a distância média da Terra ao Sol.

Esta unidade designa-se por unidade astronómica Manual - A unidade astronómica, UA Esta unidade designa-se por unidade astronómica cujo símbolo é UA, e corresponde a: 149 600 000 km.

Manual - A unidade astronómica, UA A partir das distâncias médias dos planetas ao Sol, expressas em quilómetros, podes calcular essas mesmas distâncias em unidades astronómicas.

Manual - A unidade astronómica, UA Como a unidade astronómica corresponde à distância média da Terra ao Sol, então, a distância média de Júpiter ao Sol é 5,2 vezes a distância média da Terra ao Sol.

Manual – Síntese de Conteúdos Os planetas visíveis à vista desarmada são Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno. O movimento dos planetas não acompanham o movimento da esfera celeste da mesma forma que as estrelas o acompanham.

Manual – Síntese de Conteúdos Os planetas descrevem órbitas elípticas à volta do Sol e, por isso, não se encontram sempre à mesma distância do Sol. Como as distâncias dos planetas do Sol são muito grandes, utiliza-se como unidade de medida a distância média da Terra ao Sol, que se designa por unidade astronómica, UA.

Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz Vídeo Ano luz Distâncias para além do Sistema Solar e ano-luz

Manual - Distâncias aos planetas e às estrelas Os planetas têm, quando vistos da Terra, um movimento percetível relativamente à esfera celeste uma vez que se encontram relativamente próximos da Terra. As estrelas encontram-se tão afastadas da Terra e do Sistema Solar que o seu movimento não é percetível.

Manual - Distâncias aos planetas e às estrelas Como as estrelas encontram-se tão afastadas da Terra, a unidade astronómica não é a mais apropriada para medir distâncias para além do Sistema Solar.

Manual - Distâncias aos planetas e às estrelas As estrelas de uma constelação, são representadas em mapas celestes no plano do papel. Contudo, umas estrelas estão mais próximas da Terra, enquanto outras estão mais afastadas.

Manual – O ano-luz, a.l. Para expressar distâncias para além do Sistema Solar, é usual utilizar-se, como unidade de comprimento, a distância que a luz percorre durante um ano.

Essa Unidade designa-se por ano-luz Manual – O ano-luz, a.l. e corresponde a: 9460 800 000 000 km. cuja abreviatura é a.l. Essa Unidade designa-se por ano-luz

Esta estrela encontra-se a uma distância de cerca de 4,4 a.l. do Sol. Manual – O ano-luz, a.l. Por exemplo, a estrela Alfa de Centauro é a terceira estrela mais brilhante do céu e uma das mais próximas do Sistema Solar. Esta estrela encontra-se a uma distância de cerca de 4,4 a.l. do Sol.

Manual – O ano-luz, a.l. Agora, talvez já possas ter uma melhor noção do tamanho da Via Láctea. A Via Láctea tem um diâmetro de 160 000 anos-luz.

Manual – Síntese de Conteúdos A distância da Terra às estrelas é muito maior do que a distância da Terra aos planetas do Sistema Solar. Apesar de veres as estrelas projetadas na esfera celestes, as estrelas encontram-se a diferentes distâncias da Terra.

Manual – Síntese de Conteúdos Como a distância da Terra às estrelas é muito grande, a unidade astronómica não é uma unidade de medida adequada para exprimir estas distâncias. Para exprimir as distâncias a que se encontram objetos celestes fora do Sistema Solar pode utilizar-se o ano-luz. O ano-luz, cuja abreviatura é a.l., corresponde à distância percorrida pela luz, no vazio, durante um ano.