Países socialistas: URSS e China

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Crise do Socialismo.
Advertisements

As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
CHINA.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
Fonte: PhotoDisc/Royalty Free
Guerra fria.
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Infográfico - Muro de Berlim
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Guerra Fria Guerra Fria
Reconstrução e Politica de Blocos
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Indústria = Européia > EUA Europa = Séc.XVIII, mas = I G.Md.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
O EXPANSIONISMO SOVIÉTICO
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
Regimes totalitários na Ásia
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Professor Luiz Felipe Geografia
Guerra Fria ( ) Características.
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
História “Guerra Fria”.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Características e Conlfitos
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.  Em 1917, uma revolução derrubou o Czar Nicolau II, da Rússia, e implantou um regime socialista no vasto.
Guerra Fria.
CHINA.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
Após a 2GM Em 1949 Para em 1961 Construção do Muro de Berlim. Por que? O que foi a Cortina de Ferro? Expressão proferida por Churchill (primeiro.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Guerra Fria.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
CHINA. MURALHAS DA CHINA Construída em 220 A.c – Km Evitar invasão dos povos nômades do norte (Mongóis).
Geral e do Brasil História José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

Países socialistas: URSS e China

Economia planificada: Propriedade coletiva Planos de metas Economia de mercado: Propriedade privada “Livre iniciativa” Estado “regulador” Economia planificada: Propriedade coletiva Planos de metas Estado interventor X Importante! São duas filosofias. Na prática, encontram-se combinações de cada uma de acordo com cada país.

Experiências socialistas... Diferentes resultados Por que Rússia e China tiveram destinos diferentes? Por que a China passou a ser uma potência econômica e a Rússia entrou em decadência?

Rússia - Formação territorial russa: A grande extensão do território russo se deve ao passado czarista associada à tradição da Igreja Ortodoxa. A União Soviética não encerrou esse domínio territorial, apenas substituindo o czar pelo comando do Partido Comunista.

Revolução de 1917 – Significado econômico Transformação de um país agrário em industrial em pouco tempo. - Estatização de todos os meios de produção Rapidamente a União Soviética buscou expandir sua área de influência através de acordos de alinhamento com outros países, como: Comecon: acordo de assistência mútua Pacto de Varsóvia: pacto militar Signatários: Alemanha Oriental, Checoslováquia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia. (posterior adesão de Mongólia, Cuba e Vietnã ao COMECON).

A Industrialização: Priorização da indústria de base, militar e aeroespacial. Estrutura espacial “dispersa”: proteção geopolítica contra ataques externos. (Conseqüência: forte interdependência entre ex-países socialistas). Apogeu soviético: corrida espacial

Decadência? Terceira revolução industrial. Burocratização. Baixa capacidade de produção de bens de consumo. Glasnost (transparência) e Perestroika (reestruturação) – desmonte da URSS (incitado pelos EUA). Fragmentação territorial – Formação da Comunidade dos Estados Independentes.

- Séculos XVIII e XIX: “colonização” européia China - Passado Imperial - Séculos XVIII e XIX: “colonização” européia - Primeira revolução: nacionalista de 1912 - Segunda Guerra: luta conjunta contra os japoneses - Segunda revolução: socialista de 1949 “O povo chinês se levantou... Ninguém nos insultará novamente” Mao Tse-Tung

Industrialização (ou tentativa de): O grande salto à Frente Fim da agricultura familiar: coletivização dos campos Baixa produtividade agrícola -> crise de abastecimento no início dos anos 60 com milhões de mortes. Autonomia militar -> projeto de armamento nuclear Ruptura com União Soviética (1965) e aproximação com os Estados Unidos (1972). O fracasso do Grande Salto enfraqueceu Mao Tse-Tung. Com a sua morte (1976), o Partido Comunista Chinês adotaria novos rumos.

A “Economia socialista de mercado” Fim da coletivização dos campos (mas não fim da propriedade coletiva). Dinamização das industrias estatais e criação de joint-ventures com empresas estrangeiras. Criação de Zonas Econômicas Especiais: áreas de livre mercado dentro do território chinês. Vantagens: - Incentivos fiscais - Força-de-trabalho extremamente barata, relativamente capacitada e muito disciplinada (“Dumping social”).

Valeu a pena?

Valeu a pena?