Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
Advertisements

BACIA DO RIO PARAOPEBA. BACIA DO RIO PARAOPEBA.
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE
Instalações de Esgoto NBR – 8160 AULA 1.
Adensamento e Digestão Anaeróbio
TRATAMENTO DE ESGOTO Tratamento preliminar Tratamento Primário
Gerenciamento de Efluentes Líquidos Domésticos e Industriais
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
TRATAMENTO DE ESGOTOS PELO PROCESSO DE LODOS ATIVADOS
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Microorganismos no Tratamento de efluentes
Química –ENEM jozimar.com
Tratamento de Águas Residuárias
EQUALIZAÇÃO DE RESÍDUOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
TRATAMENTO.
TRATAMENTO BIOLÓGICO DE RESÍDUOS 3
ESGOTO.
F o t o s s í n t e s e O2 CO2 açúcar Água + sais minerais.
RESÍDUOS SÓLIDOS DECOMPOSIÇÃO BIOLOGICA
Cap. 11 – A qualidade da água
NÍVEIS DE TRATAMENTO DE ESGOTO
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
alguns aspectos gerais
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Cefet-Ba Edital 02/2008 Área: Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Simões Filho Ponto 9: Tratamento Biológico de Efluentes Industriais Candidata: Ângela.
Aula 7 – Saneamento Ambiental
Quantidade de água disponível
Tratamento de águas residuárias
TRATAMENTO DO LODO DE ETES
Esgotos Planeta Água: poluição
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Tratamento de Esgotos Processo Anaeróbio.
INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS INDUSTRIAIS
Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
Estações de Tratamento de Água
Microbiologia aplicada ao tratamento de águas residuárias
Instalações Industriais – Epr-29 Tratamento de Efluentes Industriais
SISTEMAS DE TRATAMENTO
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
Aula: Sistemas de Tratamento Aeróbio
Professora Luana Bacellar
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
Disciplina: Controle da Poluição Industrial
Alunos:Elcibele crisley e João Vitor Jardim Curso:3º saneamento-manhã
Porque devemos nos preocupar com o tratamento do esgoto?
 Quando você abre uma torneira de pia ou de chuveiro, ou aciona a descarga, está iniciando a formação de esgotos.  A maior parte dos esgotos domésticos,
SISTEMAS DE TRATAMENTO
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
Água – fundamental para vida.
Aula 1. Tratamento de água, efluentes e resíduos sólidos
Tratamento Primário Ilustrações. A  Líquido limpo. B  Região de concentração constante. C  Região de concentração variável. D  Região de compactação.
Nutrientes Óleos e graxas.
Tratamento de efluentes por processos biológicos:
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Prof. Dr. Roque Passos Pivelli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
Proteção do meio ambiente.
Instalações de Esgoto NBR
Planeta Água. Modelos atômicos simples de gases e líquidos Moléculas muito distantes entre si. Isso torna os gases muito compressíveis. As moléculas colidem.
Sistemas de Esgotos Sanitários
Corrosão Provocada por Microrganismos
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Poluição dos Recursos Hídricos
Oxigênio Dissolvido em Águas
Transcrição da apresentação:

Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros. Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Tecnológicas Ciências do Ambiente Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.

Tratamento de Esgoto Doméstico O que é o esgoto doméstico? O esgoto doméstico é composto não só por dejetos humanos, mas por toda a água que foi utilizada em uma casa. Possui, portanto, restos de comida, produtos de limpeza, sujeira, gordura e qualquer outro material que é levado pela água.

Tratamento de Esgoto Doméstico A BIODEGRADAÇÃO Grande parte dessas substâncias é considerada biodegradável. O oxigênio dissolvido presente nas águas naturais é o agente oxidante responsável pela decomposição da matéria orgânica. Essa decomposição é catalisada pela ação de microorganismos presentes nos sistemas aquáticos. De forma simplificada, é possível representar essa degradação a partir da seguinte fórmula empírica (CH2O como sendo um carboidrato): CH2O(aq) + O2(aq) →CO2(g) + H2O(aq)

Tratamento de Esgoto Doméstico A COLETA Entende-se por coleta as soluções para levar o esgoto desde sua origem até o seu destino final. Normalmente isso se traduz em tubulações enterradas por onde o esgoto escoa. Coleta privada - As canalizações de esgoto de uma casa são exemplo de coleta no lado privado do fluxo. Ocorre na propriedade e compete ao cidadão. Coleta pública - As manilhas colocadas na rua são parte da rede pública de coleta.Tubulações levam o esgoto à estação de tratamento.

Tratamento de Esgoto Doméstico O Tratamento Consiste em um conjunto de operações que transformam o esgoto novamente em água de qualidade que pode ser reusada ou lançada no meio ambiente sem causar problemas. Tratamento privado - Inclui as iniciativas tomadas pelo indivíduo para tratar o seu esgoto. Um exemplo é a fossa séptica, muito popular no Brasil . Tratamento público - As estações municipais recebem o esgoto coletado na rede pública. Lançamento no ambiente – O fim da linha para o esgoto, tratado ou não, é o ambiente.

Tratamento de Esgoto Doméstico SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO O tratamento dos esgotos domésticos tem como principal objetivo remover o material sólido, exterminar microorganismos patogênicos e reduzir as substâncias químicas indesejáveis. Para isso, são percorridas várias etapas.

Tratamento de Esgoto Doméstico TRATAMENTO PRELIMINAR Gradeamento - Tem por objetivo reter o material sólido grosseiro em suspensão no esgoto, para proteger tubulações, válvulas, bombas e outros equipamentos. O gradeamento pode ser feito utilizando grades constituídas por barras metálicas paralelas e igualmente espaçadas .

Tratamento de Esgoto Doméstico Caixas de areia - São dispositivos destinados a reter areia e outros detritos minerais inertes, geralmente presentes no esgoto doméstico, e visam proteger bombas à abrasão, bem como evitar entupimentos das canalizações e a sedimentação desse material nos decantadores ou digestores.

Tratamento de Esgoto Doméstico Tratamento primário Decantador Primário - Os tanques de decantação. Os esgotos fluem vagarosamente através dos decantadores, permitindo que os sólidos em suspensão, que apresentam densidade maior do que a do líquido circundante, sedimentem gradualmente no fundo. Essa massa de sólidos, denominada lodo primário bruto

Tratamento de Esgoto Doméstico Tratamento secundário Tanque da Aeração - A remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas, realizadas por microrganismos aeróbios (bactérias, protozoários, fungos etc) no tanque de aeração. Os microrganismos convertem a matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular

Tratamento de Esgoto Doméstico Digestão Anaeróbia A digestão anaeróbica é um procedimento realizado com o objetivo de destruir ou reduzir os microrganismos patogênicos. As bactérias acidogênicas degradam os carboidratos, proteínas e lipídios transformando-os em ácidos voláteis, e as bactérias metanogênicas convertem grande parte desses ácidos em gases, predominando a formação de gás metano.

Tratamento de Esgoto Doméstico Secador Térmico A secagem térmica do lodo é um processo de redução de umidade através de evaporação de água para a atmosfera com a aplicação de energia térmica, podendo-se obter teores de sólidos da ordem de 90 a 95%. Com isso, o volume final do lodo é reduzido significativamente.

Tratamento de Esgoto Doméstico Resultados e Cuidados Os resultados esperados do tratamento do esgoto doméstico são, principalmente, a redução de doenças; a melhora da saúde da comunidade; a contribuição na despoluição de rios e riachos; a preservação do meio ambiente; a melhora da qualidade de vida. Camisinhas, absorventes, filtros de cigarros e sacolas plásticas são apenas alguns dos produtos coletados diariamente no gradeamento das Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto mantidas pela CAGEPA.

Tratamento de Esgoto Doméstico "A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém" Fim