Introdução a Computação e Cálculo Numérico

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Transcrição da apresentação:

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva rodrigo@facens.br

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Agenda O que são funções? Características de funções Escopo de funções Protótipo de funções Definição de funções Chamando funções Passando dados para uma função Tipos de funções Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico O que são funções? “É uma seção de código independente e autônoma, escrita para desempenhar uma tarefa específica.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Características de funções O programa fica mais legível e melhor estruturado; Reutilização de código; Cada função tem um nome único; Os nomes de funções seguem as mesmas regras de nomenclatura para variáveis; Podem ter qualquer nome exceto main. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Escopo de funções Uma função pode chamar outras funções; O bloco que compreende o corpo da função (bloco entre chaves) está “escondido” do resto do programa; Esse bloco não pode afetar nem ser afetado por outras partes do programa, a não ser que o código utilize variáveis globais. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Locais São declaradas dentro de uma função; Toda variável declarada dentro de um bloco pode ser referenciada apenas dentro deste bloco; Permanecem na memória apenas durante a execução do bloco de código no qual estão declaradas. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Globais São conhecidas por todo o programa, ou seja, podem ser utilizadas em qualquer parte do código; Permanecem na memória durante toda a execução do programa; Deve ser declarada fora de qualquer função (até mesmo da função main). Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Variáveis Globais e Locais void Linha(int iTam); //Protótipo da função int iColuna; //Declaração de variável GLOBAL main() //Função principal main { int iValorLinha; //Declaração de variável LOCAL ... iColuna = 10; Linha(iValorLinha); } void Linha(int iTam) //Definição da função int iCont; //Declaração de variável LOCAL for(iCont = 0; iCont < iTam; iCont++) for(iCont = 0; iCont < iColuna; iCont++) Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Protótipo de funções void Linha(int iTam); //Protótipo da função int iColuna; //Declaração de variável GLOBAL main() //Função principal main { int iValorLinha; //Declaração de variável LOCAL ... iColuna = 10; Linha(iValorLinha); } void Linha(int iTam) //Definição da função int iCont; //Declaração de variável LOCAL for(iCont = 0; iCont < iTam; iCont++) for(iCont = 0; iCont < iColuna; iCont++) “Fornece ao compilador a descrição de uma função que será definida posteriormente no programa.” Sintaxe: tipo_retorno <nome_da_função>(tipo <param1>, tipo <param2>, ...); tipo_retorno: tipo de dado que será retornado pela função; nome_da_função: nome que será dado a função, deve descrever resumidamente a funcionalidade da função; tipo e paramX: tipo e nome do(s) parâmetro(s) da função. Os parâmetros são separados por vírgula; Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Definição de funções É a função propriamente dita; Composta de cabeçalho e corpo; O cabeçalho da função é idêntico ao protótipo com exceção do ponto e vírgula (;); O corpo da função deve estar entre chaves; Protótipo e definição podem aparecer no mesmo arquivo ou em arquivos diferentes (recurso utilizado para criação de bibliotecas de funções). Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Definição de funções void Linha(int iTam); //Protótipo da função int iColuna; //Declaração de variável GLOBAL main() //Função principal main { int iValorLinha; //Declaração de variável LOCAL ... iColuna = 10; Linha(iValorLinha); } void Linha(int iTam) //Definição da função int iCont; //Declaração de variável LOCAL for(iCont = 0; iCont < iTam; iCont++) for(iCont = 0; iCont < iColuna; iCont++) Sintaxe: tipo_retorno <nome_da_função>(tipo <param1>, tipo <param2>, ...) { <comando_1>; <comando_2>; ... } tipo_retorno: tipo de dado que será retornado pela função; nome_da_função: nome que será dado a função, deve descrever resumidamente a funcionalidade da função; tipo e paramX: tipo e nome do(s) parâmetro(s) da função. Os parâmetros são separados por vírgula; Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Chamando funções “Chamamos ou executamos uma função, simplesmente usando seu nome seguido de parênteses, podendo ou não conter a lista de argumentos.” Exemplos: Protótipos: Chamada: void moldura( ); moldura(); int produto(int x, int y); p = produto(10, 20); float metade(float num); m = metade(z); Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Parâmetros e Argumentos São os “receptores” dos argumentos; São variáveis que recebem os valores com os quais a função irá trabalhar; Especificam o tipo de dado que a função necessita receber. Argumentos São os valores passados para função. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Passando dados para uma função Os dados passados para uma função são chamados de argumentos. Os argumentos podem ser constantes, variáveis, expressões matemáticas, expressões lógicas e até mesmo outras funções. Exemplo: Protótipo: Chamada: int produto(int x, int y, int z); p = produto(a, b, c); float metade(int num); m = metade(produto(a, b, c)); Os argumentos a, b e c devem ser compatíveis com os parâmetros x, y e z em quantidade e tipo. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Tipos de funções Funções que não retornam valor São declaradas como void; Em seu corpo existem apenas comandos, dispensa o uso do return. Exemplo: Protótipo: void Mensagem(int iVezes); Chamada: Mensagem(10); Definição: void Mensagem(int iVezes) { int i; for(i=0; i<iVezes; i++) printf(“Olá mundo!”); } Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Tipos de funções Funções que retornam valor Podem ser declaradas como char, int, float ou double; O valor de retorno pode ser armazenado em uma variável; Além dos comandos do corpo da função é necessário o return. Exemplo: Protótipo: float fSoma(float fVal1, float fVal2); Chamada: fResultado = fSoma(10, 20); Definição: float fSoma(float fVal1, float fVal2) { return(fVal1 + fVal2); } Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercício Escrever uma função que calcule a média de dois números decimais (float) e retorne o resultado. Criar um programa para utilizar essa função. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercício Criar um programa para simular uma calculadora que possui as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Cada uma das operações deve ser implementada por uma função. Introdução a Computação e Cálculo Numérico