Strings: Cadeia de Caracteres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pearson Education Slide 1. Pearson Education Slide 2 Cap í tulo 9 Criado por Frederick H. Colclough, Colorado Technical University Strings.
Advertisements

Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
Versão – Prof.: Mauro César Lopes
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Profª. Leticia Lopes Leite LAPRO A - FACIN
Conteúdo: - Estrutura de Dados Homogênea.
LINGUAGEM C.
Introdução à Linguagem C
Programação para Engenharia I
LPG – I Prof. Flavio Marcello
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Versão – Prof.: Mauro César Lopes
Lógica de Programação Módulo II
Linguagem C Strings.
Linguagem C Strings.
Ponteiros.
Strings Definição: Não confundir caracteres com strings
O Portal do Estudante de Computação
O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
O Portal do Estudante de Computação
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Profº Cláudio Barbosa VBScript – Manipulando strings Len() - Retorna o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Aula 1 – Básico. Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Linguagem de Programação II Parte VII
CADEIA DE CARACTERES (Strings)
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 2.
OPERADORESOPERADORES SCJP – Otimize-TI. Operadores Java Resultado: Maioria das operações é um booleano ou numérico. Não podem ser sobrecarregados (Existem.
Técnico em Informática - Senac
O Portal do Estudante de Computação
Curso de C/C++ Aula 2 Instrutor: Luiz Felipe Sotero
Computação Eletrônica
Linguagem de Programação JAVA
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Algoritmo e Programação
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Linguagem de Programação C#
Tipos de Dados Operadores
Acabias Marques Luiz. II – Strings, objetos e classes Parte 1 – Introdução a linguagem  Strings  Objetos, classes e métodos  Convertendo entre classes.
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
BC Processamento da Informação Teoria Bacharelado em Ciência e Tecnologia String Prof. Edson Pinheiro Pimentel 1° Quadrimestre.
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
William Ivanski Curso de Programação C#. Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos.
JAVA Sintaxe.
Prof. Marcos LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO 06.
 2000 Prentice Hall, Inc. All rights reserved. 1 Capítulo 8 - Caracteres e Strings Sumário 8.1Introdução 8.2Conceitos Fundamentais de Strings e Caracteres.
Strings.
Professor: André Didier Autor: Francisco Airton
Fundamentos de Programação
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
 O que são arrays:  estruturas de dados homogêneas  coleção de elementos do mesmo tipo referenciada por um nome comum  um array pode ser imaginado.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Aula Prática 6 Vetores e Matrizes Monitoria
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação.
1 Programação – JAVA Unidade - 4 Arrays e Strings Prof. Aparecido V. de Freitas Mestre e Doutorando em Engenharia da Computação pela EPUSP.
PCI- Vetores Profa. Mercedes Gonzales Márquez. Aula 5 - VetoresAlgoritmos e Estruturas de Dados I Sequência de valores todos do mesmo tipo Nome único.
Revisão Turma – WEB JavaScript.
IFRN Técnico em Informática para Internet Strings e Arquivos Texto Prof. Gilbert Azevedo.
1 Aula 07 Strings Prof. Filipe Mutz. 2 Em nossos programas ainda não vimos como armazenar palavras e textos, e eles são muito importantes! Exemplos: Programas.
Aula 5 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI.
Aula Prática 7 STRINGS Monitoria  Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico.
Transcrição da apresentação:

Strings: Cadeia de Caracteres

Strings Uma string é um vetor que armazena uma cadeia de caracteres. Declaração: Declare <nome vetor>[tamanho] LITERAL

Leia(<nome do vetor>) Inicialização Pode-se realizar por atribuição <nome vetor>‘Texto que será armazenado’ Ou com um valor recebido pelo teclado Leia(<nome do vetor>)

<cadeia2>  <cadeia1> Copiando É possível copiar uma string inteira ou apenas um pedaço da mesma para outra variável do tipo string. <cadeia2>  Copia(<cadeia1>, <posição>, <número>) A função copia irá copiar a cadeia de caracteres 1, a partir da posição dada, o número de caracteres estipulados. Para copiar a cadeia inteira: <cadeia2>  <cadeia1>

<cadeia3>  <cadeia1> + <cadeia2> Concatenando Para realizar a junção de cadeias de caracteres, pode-se utilizar a função Concatena ou o símbolo +. <cadeia3> = Concatena(<cadeia1>, <cadeia2>) Ou <cadeia3>  <cadeia1> + <cadeia2>

Comparação Utiliza-se os sinais de comparação (=, >, , <, , ) Lembre-se que: Letras maiúsculas são diferentes de letras minúsculas A comparação é sempre realizada utilizando ordem alfabética. Exemplo: ‘Aba’ > ‘aba’ VERDADEIRO, pois 'A maiúsculo é maior que a minúsculo 2 > 11 VERDADEIRO, pois 2 é maior que 1, observe que se a comparação fosse numérica isso retornaria falso

<variável>  Tamanho(<cadeia>) A função Tamanho retorna o número de caracteres de uma string <variável>  Tamanho(<cadeia>) Observe que variável deverá ser declarada como uma variável que armazena um valor numérico

<variável numérica>  Pos (<cadeia1>, <cadeia2>) Verificando a posição Para verificar a posição de uma cadeia de caracteres dentro de outra cadeia de caracteres, utilizamos a função Pos: <variável numérica>  Pos (<cadeia1>, <cadeia2>) Retorna a posição inicial em que a cadeia 1 aparece dentro da cadeia 2

ASCII A função Ascii retorna para variável o caracter ascii que é representado pelo número: <variável>  Ascii(<número>) A função NumAscii retorna para variável o valor numérico que representa o caracter na tabela ascii: <variável>  NumAscii (<caractere>)

Convertendo… Pode-se converter a cadeia toda ou apenas um caractere: Para maiúsculo Maiusculo(<cadeia>[<posição>]) Maiusculo(<cadeia>) Para minúsculo Minusculo(<cadeia>[<posição>]) Minusculo(<cadeia>)