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Tipos de Dados Operadores
Variáveis Tipos de Dados Operadores Concatenação
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Variáveis Variáveis são nomes atribuídos a endereços na memória de um computador onde se guardam dados. A declaração de uma variável consiste em dar um nome para a variável; especificar qual tipo de dado será guardado.
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Variáveis Variáveis são nomes atribuídos a endereços na memória de um computador onde se guardam dados. A declaração de uma variável consiste em dar um nome para a variável; especificar qual tipo de dado será guardado.
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Declarando uma variável
Sintaxe: [Tipo] [NomeDaVariável]; Exemplo: int Idade;
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Declarando uma variável
Podemos também declarar e ao mesmo tempo atribuir um valor a uma variável. Exemplo: int Idade=29;
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[NomeDaVariável] Regras para a definição de variável
não pode ser uma palavra-reservada; não pode ser “true” nem “false” - literais que representam os tipos lógicos (booleanos); não pode ser “null” - literal que represanta o tipo nulo; não pode conter espaços em brancos ou outros caracteres de formatação;
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[NomeDaVariável] Regras para a definição de variável
deve ser a combinação de uma ou mais letras e dígitos UNICODE-16 letras de A a Z (de \u0041 a \u005a); letras de a a z (de \u0061 a \u007a); sublinha _ (\u005f); cifrão $ (\u0024); dígitos de 0 a 9 (de \u0030 a \u0039).
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[NomeDaVariável] Regras para a definição variável
Caracteres compostos (acentuados) são interpretados igualmente aos não compostos (não acentuados). Por exemplo, “História” e “Historia” são o mesmo identificador. Letras maiúsculas e minúsculas diferenciam os identificadores. Por exemplo, “a” é um identificador diferente de “A”, História é diferente de história, etc.
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[NomeDaVariável] Lista de palavras reservadas:
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[Tipo] Tipos Primitivos: boolean char
Pode assumir o valor true ou o valor false boolean c; boolean ligado = false; char Caractere em notação Unicode de 16 bits. Serve para a armazenagem de dados alfanuméricos. Também pode ser usado como um dado inteiro com valores na faixa entre 0 e char letra = 'A' ; char letra = '\u0041' ;
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[Tipo] Tipos Primitivos: byte
É o tipo de dado capaz de armazenar 8 bits de informação, ou seja, um número inteiro entre -128 e 127. Sua utilização é recomendada em caso de economia de memória. byte a; byte b = '1'; byte z = 111; byte pato = 0xA; byte seven = 07;
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[Tipo] Tipos Primitivos: short
É o tipo de dado que é capaz de armazenar números inteiros de 16 bits, ou seja, um número inteiro entre e short a; short by1 = -32; short by2 = 0XBB;
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[Tipo] Tipos Primitivos: int
Inteiro de 32 bits. Pode assumir valores entre e int a; int by1 = -32; int by2 = 0XBB;
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[Tipo] Tipos Primitivos: long
Inteiro de 64 bits. Pode assumir valores entre e long a; long bwy1 = -32L; long byz2 = 32l;
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[Tipo] Tipos Primitivos: float
É o tipo de dado capaz de armazenar números reais de precisão simples, ou seja, 32 bits de informação representando um número real. float a; float by1 = -32.0; float bz2 = 32.2F; float bz = f; float bze = e4f;
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[Tipo] Tipos Primitivos: double
É o tipo de dado capaz de armazenar números reais de precisão dupla, ou seja, 64 bits de informação em forma de número real. É usado para representar valores nos quais é preciso uma precisão maior que a de float. double a; double by1 = -32.0; double bz2 = 32.2d; double bz = D; double bze = e4D;
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Conversão de tipos inteiros
Utilizamos o comando “Integer.parseInt(String)” para converter um texto em um número inteiro
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Conversão de tipos reais
Utilizamos os comandos “Float.parseFloat(String)” ou “Double.parseDouble(String)” para converter um texto em um número real
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Formatando textos com números decimais
Utilizando a classe “java.util.Formatter” e suas classes derivadas para formatar textos com quaisquer tipos de dados: O uso mais comum é para números decimais:
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Concatenação de Dados Em JAVA, concatenação de Strings com outros tipos de dados são interpretados automaticamente como concatenação e, portanto, a conversão de outros tipos para String não é necessária.
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Concatenação de Dados
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Concatenação de Dados Na entrada de dados, você pode também fazer a conversão de tipo na mesma linha, melhorando a redigibilidade do código
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Operadores Os operadores são sinais que representam atribuições, cálculos e ordem dos dados. As operações seguem uma ordem de prioridades, ou seja, alguns cálculos (ou outros) são processados antes de outros. 1. Divisão e multiplicação; 2. Soma e subtração. Separadores Os separadores são sinais que separam, ou sejam, indicam/modificam a ordem das operações . Em Java, temos o “( )“ parênteses como separador
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Operações com Inteiros
Operadores de igualdade e diferença ==, != Operadores de desigualdade <, <=, >, >= Operadores unários +, - Adição, subtração, multiplicação, divisão e módulo +, -, *, /, % Operadores de atribuição com adição, subtração, multiplicação, divisão e módulo +=, -=, *=, /=, %=
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Operações com Inteiros
Incremento e decremento ++, -- Operadores de deslocamento de bits <<, >>, >>> Operadores de atribuição com deslocamento de bits <<=, >>=, >>>= Operador lógico de negação ~ Operadores lógicos E, OU &&, || Operadores de atribuição com operação lógica E, OU e OU-exclusivo &=, |=, ^=
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