Secretaria de Comércio Exterior

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Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior ENCOMEX 2009 JOÃO PESSOA Fábio Martins Faria JOÃO PESSOA -
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO (FONSEIC) ANOTAÇÕES: Welber Barral Secretário BRASÍLIA, 29 DE ABRIL DE 2009

Balança Comercial Brasileira Janeiro/Março - 2009/08 US$ milhões FOB 2009 2008 Δ% 2009/08 Exportação 31.177 38.690 -19,4 Importação 28.165 35.929 -21,6 Saldo 3.012 2.761 9,1 Corrente de Comércio 59.342 74.619 -20,5 ANOTAÇÕES: - DE JANEIRO A MAIO (ATÉ A 4A. SEMANA), AS EXPORTAÇÕES ALCANÇARAM VALOR RECORDE DE US$ 67,6 BILHÕES, AUMENTO DE 20,2% SOBRE O MESMO PERÍODO DE 2007, PELA MÉDIA DIÁRIA. O CRESCIMENTO OCORRE EM TODAS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS - BÁSICOS, SEMIMANUFATURADOS E MANUFATURADOS -, CONFIRMANDO A DIVERSIDADE DA PAUTA DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRA. A IMPORTAÇÃO, NO MESMO PERÍODO, TOTALIZOU US$ 60,1 BILHÕES, CIFRA IGUALMENTE RECORDE PARA O PERÍODO E 48,7% SUPERIOR AO CONSIGNADO NO MESMO PERÍODO DE 2007. - O SALDO COMERCIAL NO PERÍODO FICOU EM US$ 7,5 BILHÕES, VALOR ABAIXO DO REGISTRADO EM IGUAL PERÍODO DE 2007, DE US$ 16,3 BILHÕES, EM RAZÃO DO MAIOR CRESCIMENTO DAS IMPORTAÇÕES. - A CORRENTE DE COMÉRCIO (SOMA DAS EXPORTAÇÕES E DAS IMPORTAÇÕES) TOTALIZOU US$ 127,7 BILHÕES, VALOR INÉDITO NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO, CONFIRMANDO A AMPLIAÇÃO CRESCENTE DO GRAU DE ABERTURA DA ECONOMIA BRASILEIRA.

Evolução da Corrente de Comércio – US$ Milhões Janeiro-Março 2000/2009 Var.% 2009/2002: +161% ANOTAÇÕES:

Principais Produtos Exportados pelo Brasil Janeiro/Março – 2009/2008 US$ Milhões Valor Δ % 2009/08 Part % 1 – Minérios 3.541 28,6 11,4 2 – Material de transporte 3.491 -38,2 11,2 3 – Produtos metalúrgicos 2.736 -33,4 8,8 4 – Complexo soja 2.506 12,0 8,0 5 – Carnes 2.417 -21,8 7,8 6 – Químicos 2.238 -19,3 7,2 7 – Petróleo e combustíveis 2.048 -43,6 6,6 8 – Açúcar e álcool 1.631 29,3 5,2 9 – Máqs. e equipamentos 1.498 -32,5 4,8 10 – Papel e celulose 1.146 -14,4 3,7 ANOTAÇÕES:

Principais Mercados de Destino das Exportações Janeiro/Março – 2009/2008 US$ Milhões Valor Δ % 2009/08 Part % América Latina e Caribe 6.922 -34,6 22,2 - Mercosul 2.820 -41,2 9,0 - Demais da AL e Caribe 4.102 -29,2 13,2 União Européia 7.500 -22,1 24,1 Ásia 7.089 20,9 22,8 Estados Unidos 3.585 -37,8 11,5 África 1.963 0,3 6,3 Oriente Médio 1.357 -9,8 4,4 Europa Oriental 634 -33,3 2,0 ANOTAÇÕES:

Importação por Categorias de Uso Part. % na Pauta - Janeiro/Março 2009 Bens de Consumo 16,2% Bens Intermediários 46,3% Petróleo e Combustíveis 12,5% ANOTAÇÕES: Bens de Capital 25,0%

Principais Produtos Importados Janeiro/Março – 2009/2008 US$ Milhões Valor Δ % 2009/08 Part % 1 – Máquinas e equipamentos 5.193 -5,6 18,4 2 – Combustíveis 3.892 -42,1 13,8 3 – Aparelhos e instr. Eletroelet. 3.190 -28,2 11,3 4 – Veículos automóveis e partes 2.046 -17,9 7,3 5 – Químicos orgânicos 1.531 -11,2 5,4 6 – Plásticos e suas 1.076 -18,5 3,8 7 – Inst. de ótica e precisão 1.024 -20,0 3,6 8 – Produtos farmacêuticos 1.021 10,3 9 – Aeronaves e peças 774 54,1 2,7 10 – Siderúrgicos 690 10,2 2,4 ANOTAÇÕES:

Principais Mercados Fornecedores ao Brasil Janeiro/Março – 2009/2008 US$ Milhões Valor Δ % 2009/08 Part % Ásia 8.218 -16,3 29,2 União Européia 6.275 -18,6 22,3 América Latina e Caribe 4.711 -28,7 16,7 - Mercosul 2.573 -30,5 9,1 - Demais AL e Caribe 2.138 -26,3 7,6 Estados Unidos 5.362 1,6 19,0 África 1.376 -54,8 4,9 Oriente Médio 540 -53,6 1,9 Europa Oriental 248 -74,4 0,9 ANOTAÇÕES:

ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO

Objetivos do PDP para a Exportação 1,25% (US$ 209 bilhões) das exportações mundiais Aumentar o número de empresas exportadoras Diversificar a pauta exportadora Diversificar os países de destino das exportações Aumentar a participação de produtos com maior conteúdo tecnológico 10

SECEX – Principais Ações Simplificação dos trâmites administrativos Aprimoramentos operacionais (informatização) Cultura exportadora e difusão de informações estratégicas Aperfeiçoamento dos mecanismos de defesa da indústria Negociações comerciais e abertura de mercados (Agenda Internacional DEINT) Estatísticas de Comércio Exterior por Unidade da Federação e Municípios 11

SECEX – Principais Ações ENCONTROS DE COMÉRCIO EXTERIOR – ENCOMEX GOIÂNIA – GO (28 a 30 de abril) BELÉM – PA (12 a 14 de maio) VITÓRIA – ES (30 / jun a 02 de julho) BELO HORIZONTE – MG (21 a 23 de julho) FORTALEZA – CE (18 a 20 de agosto) FOZ DO IGUAÇU – PR (Mercosul) (15 a 17 de setembro) SÃO PAULO – SP (20 a 22 de outubro) CAMPINA GRANDE – PB (10 a 12 de novembro) PORTO ALEGRE – RS (01 a 03 de dezembro) (http://www.encomex.desenvolvimento.gov.br) APRENDENDO A EXPORTAR – Unidades da Federação Acordo MDIC-CAIXA para produção de CDs e veiculação pela internet. Primeira fase, 8 Estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina. (http://www.aprendendoaexportar.gov.br) 12

SECEX – Principais Ações REDE CICEX (www.cicex.desenvolvimento.gov.br) Centros de Informações de Comércio Exterior: locais disponibilizados pelos parceiros estaduais, nos quais são desenvolvidas atividades voltadas a atender o público interessado em atuar ou que atua em comércio exterior. Estado da Bahia – PROMO Estado de Goiás – Secretaria da Indústria e Comércio Estado de Minas Gerais – CENTRAL EXPORTAMINAS Estado do Pará – SEDECT Estado do Paraná - ACP Estado de Pernambuco – ADDIPER Estado do Rio Grande do Sul – SALA DO EXPORTADOR Estado de São Paulo – CELEX VITRINE DO EXPORTADOR (www.vitrinedoexportador.gov.br) REDEAGENTES (www.redeagentes.gov.br) DRAWBACK VERDE-AMARELO CZPE 13

Obrigado Welber Barral Secretário Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Obrigado www.desenvolvimento.gov.br www.portaldoexportador.gov.br ANOTAÇÕES: Welber Barral Secretário BRASÍLIA, 29 DE ABRIL DE 2009