O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos,
Advertisements

“Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” João 3.5.
Ciclo B 26 de Agosto de 2012 XXI Domingo do Tempo Comum Música gregoriana.
PREPARA A SUA VINDA  Vós examinais as Escrituras porque pensais encontrar nelas a vida eterna. Ora, são elas que falam de mim (Jo 5,39)  Aos dois discípulos.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
- QUAL É A RAZÃO DE TUDO? - “Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” Rm
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
BOCA PROFÉTICA DE DEUS NA TERRA. O PODER DAS ESCRITRURAS (Mt 7:24 -27)
Texto bíblico Lamentações
JESUS.
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
NATANAEL O APÓSTOLO SINCERO. NATANAEL O APÓSTOLO SINCERO.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
LIÇÃO 9 - O SINAL DO EMANUEL
REUNIÃO DE JOVENS Lema 2017 Apocalipse 14:7
Cristro Rei do Universo
Tu és meu filho(a) amado(a) !
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO? 3º DOMINGO DA PÁSCOA.
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
A FÉ OPERANTE By Pr Ricardo Guimarães.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-B
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
Chiara Lubich – Fevereiro de 2010
ONDE NASCEU JESUS? enter.
Poderia me doar alguns minutos de seu tempo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-A
ORATÓRIO de NATAL de J. S. Bach: “Surgeix bela LUZ”
61 DEUS TOMARÁ CONTA DE TI.
CRISTOLOGIA.
Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor. Um mundo sem violência, preconceitos, corrupção, traições ou.
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Efésios 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
1.
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
ONDE E QUANDO... Slides/automáticos...aguarde.
OS SINAIS DO REINO.
“Então [Deus] o levou fora, e disse [a Abraão]: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Procurando a Igreja certa
DOMINGO XXIV do Tempo Comum - B Regina
UMA DECISÃO IMPORTANTE
Vinde e vede: um convite à amizade.
Domingo VI da PÁSCOA 13 de Maio de 2012
Somos a Igreja de Cristo parte 1
N A T L D I A E Escutando “Qué le daremos al Hijo de la Madre” (Pop. Catalão) pensemos na nossa oferenda.
O encontro pessoal com o Deus-connosco que te salva
CAMINHAREI, CAMINHAREI…
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
N A T L D I A E Escutando “Qué le daremos al Hijo de la Madre” (Pop. Catalão) pensemos na nossa oferenda Monjas de S. Bento de Montserrat.
que tira o pecado do mundo
Hoje é: sábado, 20 de julho de 2019
Pequena mostra visual para o refrigério de seu espírito.
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
COMO CHEGAR AO CÉU? Pr Josenildo Oliveira Silva PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM TERESINA SÁBADO, 25 DE SETEMBRO DE 2004.
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
17Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?»
Como Catequiza Jesus.
Transcrição da apresentação:

O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deves escutar.

O novo Moisés - Dt 18,15.18 15O Senhor, teu Deus, suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deves escutar. 16Foi o que pediste ao Senhor, teu Deus, no monte Horeb, no dia da Assembleia, quando lhe disseste: ‘Não queremos mais ouvir a voz do Senhor, nosso Deus, nem tornar a ver mais este fogo enorme, para não morrer.’ 17O Senhor disse-me então: ‘Está certo o que eles dizem. 18Suscitar-lhes-ei um profeta como tu, dentre os seus irmãos; porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar.

Uma promessa ainda não realizada O Livro do Deuteronómio acaba manifestando uma certa tristeza: constata que a promessa da vinda do profeta igual a Moisés não se tinha ainda realizado. «Nunca mais surgiu em Israel um profeta semelhante a Moisés, com quem o Senhor falava face a face». (Dt 34,10)

Um profeta que fala com Deus No Livro do Êxodos diz o que distingue este profeta do outros: «O Senhor falava com Moisés, frente a frente, como um homem fala com o seu amigo». (Ex 33,11)

O segredo do profeta: a oração Moisés não se distingue dos outros profetas pelos prodígios que Deus realizou através dele, libertando o povo da Escravidão, mas sim, pelo facto de que Deus falava com ele como a um amigo. A partir daí, decorriam as suas obras; só desse encontro podia chegar a Israel a Lei divina que o devia conduzir através dos séculos, dentro da história da humanidade.

Um profeta que revela o rosto de Deus Torna-se claro que o profeta não é um adivinho. Ele não adivinha o futuro, não se mete ao serviço da curiosidade e da necessidade de segurança dos homens. O Profeta é aquele que revela o rosto de Deus e indica qual é o caminho certo a seguir: ele introduz o povo no verdadeiro êxodos que leva até a Deus.

O profeta não um adivinho 9«Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te há-de dar, não imites as abominações daquelas gentes. 10Ninguém no teu meio faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha; ou se dê a encantamentos, aos augúrios, à adivinhação, à magia, 11ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios, à evocação dos mortos, 12porque o Senhor abomina todos os que fazem tais coisas. Por causa dessas abominações é que o Senhor, teu Deus, desaloja da tua frente essas gentes. 13Entrega-te inteiramente ao Senhor, teu Deus! 14De facto, essas gentes que tu vais desalojar acreditam em agoureiros e adivinhos, mas a ti o Senhor, teu Deus, não o permite. (Dt 18,9-14)

O profeta: homem de Deus A característica do Novo Moisés é que ele fala com Deus, face a face, como um amigo fala com o amigo. Ele tem acesso imediato a Deus. A oração de Moisés – mostra-me o Teu rosto - leva-nos a contemplar o Mistério de Deus.

O profeta: homem de fé 18Moisés disse: «Mostra-me a tua glória.» 19E Deus respondeu: «Farei passar diante de ti toda a minha bondade, e proclamarei diante de ti o nome do Senhor … 20E acrescentou: «Mas tu não poderás ver a minha face, pois o homem não pode contemplar-me e continuar a viver.» 21O Senhor disse: «Está aqui um lugar próximo de mim; conservar-te-ás sobre o rochedo. 22Quando a minha glória passar, colocar-te-ei na cavidade do rochedo e cobrir-te-ei com a minha mão, até que Eu tenha passado. 23Retirarei a mão, e poderás então ver-me por detrás. Quanto à minha face, ela não pode ser vista.» (Ex 33,18-23)

Jesus é aquele grande profeta ... Este texto ajuda-nos a compreender que o acesso imediato a Deus – mesmo para Moisés - tem limites. Ele fala com Deus, mas não pode ver o Seu rosto. A promessa do novo Moisés esconde uma expectativa ainda maior: o desejo de poder contemplar de verdade o rosto de Deus, em plenitude. 24Na realidade, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, figura do verdadeiro santuário, mas entrou no próprio céu, para se apresentar agora diante de Deus em nosso favor. (Eb 9,24)

Jesus dá-nos a conhecer o Pai 18A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer. (Jo 1,18) Em Jesus cumpriu-se a promessa do novo profeta, pois nEle se realizou em plenitude, o que era imperfeito em Moisés: de facto, Jesus vive na intimidade de Deus, não só como amigo, mas sim como Filho muito amado.

Jesus ensinava com autoridade Jesus ensinava com autoridade, não como os escribas e os fariseus. É que o Seu ensinamento não segue de uma aprendizagem humana, mas do diálogo íntimo com o Pai, face a face, da visão do Filho que está no seio do Pai. A sua Palavra é a Palavra do Filho de Deus.

Entregou-se por nós Os Evangelho deixam transparecer o mistério íntimo de Jesus quando falam da Sua oração. Ele retirava-se em lugares solitários e ficava noites inteiras a «sós» com o Pai. Eis a fonte de onde brota o ensinamento de Jesus, do seu amor que o levou a entregar-se ao suplicio da cruz.

Quem me vê, vê o Pai Jesus fala do Pai sendo Ele o Filho. O mistério de Jesus reside na comunhão filial com Deus Pai, na qual estava envolvida a Sua humanidade. Por isso, Jesus pude afirmar «Quem me vê, vê o Pai» (Jo 14,9) Os seus discípulos são por Ele introduzidos na mesma comunhão com Deus. Este é mistério da salvação.

Apresentação realizada por Padre Leone Orlando cs Apresentação realizada por Padre Leone Orlando cs., a partir do livro “Jesus de Nazaré”, Joseph Ratzinger, Introdução.