Sacramento da cura Santa Unção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sacramento da cura Santa Unção.
Advertisements

01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
 Porque?  Complemento da Pregação: Pecado;  C.I.C. no paragrafo 1949: “Chamado à felicidade, mas ferido pelo pecado, o homem tem a necessidade da salvação.
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” – João 3:17 É preciso abraçar o serviço.
ESCOLA DE LÍDERES QUADRANGULAR VILA INDUSTRIAL ESCOLA DE LÍDERES Aula IV CLASSIFICAÇÃO DOS DONS Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro.
31º Domingo do Tempo Comum. Do Livro da Sabedoria 11, ,2 22 Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota.
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS : (I Co 11: 23-26)
Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa
O DESAFIO CHAMADO PERDÃO Mateus 6
Palavras de Santa Clara de Assis
4º Tema:Salvação.
Vivamo-la com o sacerdote
1 Coríntios 12:4-11 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de.
Magnificat.
Domingo VII 23 de Fevereiro de 2014 do Tempo Comum
Domingo III do Advento 11 Dezembro 2011
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
Sacramentos 06 Unção_enfermos.
Música: Salmo para peregrinar a Jerusalém (Sinagoga Hebraica)
Evangelho de João.
Domingo III da PÁSCOA 22 de Abril de 2012
O Espírito Santo não só mostra o Caminho, Ele firma os passos na estrada da Justiça!
Amando uns aos outros- Aula 05 Análise de Tiago
REUNIÃO DE JOVENS ICM-HEMÍLIO TUPINÁ O CONSOLADOR 20/05/2017.
Orientações ao professor
ESTAR EM CRISTO.
A solenidade da Anunciação
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
Domingo VII 20 de Fevereiro de 2011 do Tempo Comum
Aula 12 Frutos da Redenção
TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16 SALMO– Salmo 88 (89) II LEITURA – Rom 16,25-27 EVANGELHO – Lc 1,26-38.
Vós sois todos irmãos Mt 23,8
A carta de amor que Deus enviou aos homens
Moisés, chamado por Deus
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
Maria, Mãe de Misericórdia
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS
Servir e Dar a Vida parte 1
DISCIPULADO CRISTÃO nas
O Perdão e a Misericórdia Catequese 13
O chamamento à solidariedade
Santa Luísa de Marillac
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Deus, "Pai das Misericórdias"
“Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”. (Lc 6,36)
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Louvor da Virgem Mãe, de São Bernardo, abade
Conhecendo a vontade de Deus
justificação e reconciliação Aula 5: Romanos 5 Texto Áureo: Rm. 5.12
OS SETES PILARES PARA 2014 SANTIFICAÇÃO AMOR SACRIFÍCIO AMOR
Música: Oração hebraica
Nem olhos, viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Coríntios 2:09.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
A FAMÍLIA E O PERDÃO. A FAMÍLIA E O PERDÃO INTRODUÇÃO Uma família não pode subsistir sem perdão, pois, invariavelmente, vamos errar uns com os outros.
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
Os Salmos de Lamentação
Santidade e vida cristã
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2019 com o tema:
A organização da igreja em duplas de oração não tem como objetivo fazer com que alguém acredite que está livre de sua responsabilidade missionária.
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Transcrição da apresentação:

Sacramento da cura Santa Unção

Qual o nome que gostam mais/menos? UNÇÃO DOS DOENTES SANTA UNÇÃO EXTREMA UNÇÃO

UNÇÃO DOS DOENTES SANTA UNÇÃO EXTREMA UNÇÃO Este nome desapareceu da linguagem oficial da Igreja. Porquê???

Extrema Unção Antigamente, este sacramento era guardado para a hora da morte. Muitas vezes, o doente já estava ou parecia estar totalmente inconsciente. O que lhe impedia de participar ativamente na sua celebração. Na prática, era um sacramento que preparava mais para a morte do que para a vida. No entanto, o seu objetivo primário é dar vida, uma vida nova.

UNÇÃO DOS DOENTES SANTA UNÇÃO

Mateus 9, 2-8 9 Cura de um paralítico - 1*Depois disto, subiu para o barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade.2Apresentaram-lhe um paralítico, deitado num catre. Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados.» 3Alguns doutores da Lei disseram consigo: «Este homem blasfema.» 4Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: «Porque alimentais esses maus pensamentos nos vossos corações? 5Que é mais fácil dizer: 'Os teus pecados te são perdoados', ou: 'Levanta-te e anda'? 6*Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder para perdoar pecados - disse Ele ao paralítico: 'Levanta-te, toma o teu catre e vai para tua casa.» 7E ele, levantando-se, foi para sua casa.  8*Ao ver isto, a multidão ficou dominada pelo temor e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

1ª questão Por que razão não se limita Jesus a curar o paralítico, mas, antes disso, lhe declara que os seus pecados estão perdoados? Haverá uma relação entre o pecado e a doença?

Muitas doenças são causadas pelo pecado: pecados feitos pelos outros e pelos próprios. Exemplos: Faltas de cuidado nas estradas Exploração dos bens da natureza, para se obter lucro a todo o custo Descuido dos outros nos serviços de saúde Exploração dos trabalhadores Guerras Terrorismo Etc.

NÃO Quererá isto dizer que toda a doença tem origem no pecado? A doença está inerente à nossa condição humana. Portanto, devemos bater-nos pela saúde, com todos os meios disponíveis. NÃO

UNÇÃO DOS DOENTES SANTA UNÇÃO Oferece a cura e o alívio para as doenças físicas e psíquicas através da união com Deus

2ª questão Como é que Jesus tem poder de perdoar os pecados e curar as doenças? Como prova Jesus que tem o poder divino de perdoar os pecados? Como se manifesta Deus em Jesus? Como se manifesta Deus em Jesus?

Amor Um amor que, no caso dos doentes, se chama MISERICÓRDIA!

Santa Unção Sacramento da Cura Sacramento da Misericórdia

Os ritos e as partes deste sacramento são sugeridos por um texto da carta de S. Tiago: Unção dos enfermos - 13Está alguém, entre vós, aflito? Recorra à oração. Está alguém contente? Cante salmos. 14*Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja e que estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Ritos O Ato Penitencial: O doente reconhece a sua fragilidade física e espiritual. A leitura da Palavra de Deus: Passagens da Bíblia sobre o carinho de Deus e de Jesus pelos doentes. A Imposição das Mãos pelo celebrante, para transmitir ao doente a energia de Deus. A Unção, na fronte e nas mãos do doente ou noutras partes do corpo, acompanhada da Oração do sacerdote: o azeite, benzido para isso, é sinal da cura, do corpo e da alma, que Deus concede. Oração: "Por esta santa Unção e pela sua misericórdia infinita, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo". Resposta: "Ámen". E acrescenta: "Para que liberto dos teus pecados, Ele te salve, e na sua bondade, alivie os teus sofrimentos".

Efeitos espirituais “a união do doente à Paixão de Cristo, para o seu bem e para o de toda a Igreja; o conforto, a paz e a coragem para suportar cristãmente os sofrimentos da doença e da velhice; o perdão dos pecados, se o doente não pôde obtê-lo pelo sacramento da Penitência; o restabelecimento da saúde, se tal é conveniente à salvação; a preparação para a passagem à vida eterna” (CIC, 1532)

Sujeito “O fiel que, tendo chegado ao uso da razão, começa a estar em perigo por doença ou por velhice” (CIC 1004). “começa”: CCE 1514: “não é um sacramento só para aqueles que estão quase a morrer”. pode repetir-se quando outra doença grave ou dentro da mesma aumenta o perigo. apropriado “antes de uma operação delicada” (CCE 1515) ou mais de uma vez para os anciãos.