Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Advertisements

Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Divisão celular.
Divisão celular Profª Viviane Gadotti.
Mitose e Meiose.
MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Divisão Celular – Parte II
Etapas da Meiose.
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR Profª Maristela.
CICLO CELULAR Biologia Prof. Marcos Areal.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose
NÚCLEO CELULAR DIVISÃO CELULAR
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR.
Ciclo Celular.
Profº.: Aleksandro Rodrigues
MEIOSE.
A meiose é um processo divisional, que, a partir de uma célula inicial com 2n cromossomos, leva à formação de células filhas com “n”cromossomos os respectivos.
A meiose.
PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
CITOLOGIA III.
Vera Regina Medeiros Andrade, 2015
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR CICLO CELULAR ETAPAS INTÉRFASE + DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE + DIVISÃO CELULAR.
Cromossomo de eucariotos Cromossomos homólogos.
Divisão celular. Células somáticas: formam o corpo e são diplóides (2n), possuem os mesmos caracteres e são por isso, homólogos. Reprodutoras: perpetuam.
22. Divisão Celular - Meiose
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 21. Divisão Celular - Mitose.
DIVISÃO CELULAR (Setor A) Profº: Luís Eduardo de Souza Gazal.
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Logo após a fecundação, se.
Profa. Danielle Galvão CTPM-Betim - BIOLOGIA Capítulos 15 e 16.
O ciclo celular Professora Elisa :D.
Divisão Celular.
Meiose.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
BIOLOGIA AULA 05 NÚCLEO By 2012.
O que você deve saber sobre
Ligação Gênica (“linkage”)
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Ciclo Celular Citologia Carlos Cesar.
Meiose Citologia Carlos Cesar.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Meiose Meiose I – Divisão reducional; Meiose II – Divisão equacional.
MEIOSE.
1 2 3 Capítulo 1 – Reprodução Assexuada Capítulo 2 –
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Núcleo e divisões celulares
Divisão Celular: Mitose e Meiose
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Meiose.
Divisão Celular.
A herança de duas ou mais características ao mesmo tempo
Núcleo Interfásico  Intérfase  período em que a célula não está se dividindo  Estrutura presente apenas em células eucarióticas  Centro de controle.
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL por Kristian Wessman
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
CICLO CELULAR.
Intérfase Mitose Meiose Prof. Guilherme
DIVISÃO CELULAR Prof. Élyka F. Pereira de Melo
DIVISÃO CELULAR
Noções de Genética I:.
NÚCLEO DA CÉLULA
Divisão Celular.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy Meiose Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy

Meiose Produz células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Na meiose, assim como na mitose, durante a intérfase ocorre a duplicação do material genético. Logo, se o DNA foi duplicado, para reduzir o número de cromossomos a metade nas células-filhas é preciso que haja duas divisões celulares. Por isso a meiose produz quatro células filhas, todas haplóides. A sequência de eventos que levam a primeira divisão da meiose é chamada de meiose I ou reducional. A segunda sequência é dita meiose II ou equacional

Meiose I ou Reducional A meiose I é também chamada de reducional porque ao final dela são produzidas duas células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Ou seja, já no final da meiose I as células serão haplóides.

Etapas da Meiose I PRÓFASE I Dividida em 5 subfases: Leptóteno Zigóteno Paquíteno Diplóteno Diacinese

Os processos descritos para a intérfase antes da célula entrar em mitose são os mesmos que ocorrem antes da célula entrar em meiose. No início da prófase I, cada um dos cromossomos já está formado por duas cromátides-irmãs, unidas pelo centrômero. Ocorre a condensação dos cromossomos que só termina na metáfase I (leptóteno) Os cromossomos homólogos duplicados se emparelham. (zigóteno)

Duas cromátides homólogas sofrem uma ruptura na mesma altura e os dois pedaços trocam de lugar, realizando o que denominamos permutação ou crossing-over. (paquíteno) Até o início da anáfase I essas cromátides ficam unidas pelos pontos onde houve permutação.Essas regiões chamam-se quiasmas . (diplóteno) O rompimento da carioteca marca o final da prófase I. (diacinese)

METÁFASE I - Sem o envoltório nuclear os cromossomos se ligam ao fuso acromático, que foi montado durante a prófase I. - O fuso, assim como na mitose, dispõe os cromossomos no meio da célula, formando a placa equatorial. Aqui existe uma diferença muito importante em relação a mitose. Na meiose I os cromossomos homólogos ficam um do lado do outro.

ANÁFASE I Assim como na anáfase da mitose, os cromossomos serão puxados para os pólos da célula. Só que na meiose tem uma diferença. Como os cromossomos homólogos foram colocados um ao lado do outro o fuso acromático não tem como se ligar aos dois lados de um mesmo cromossomo. Como na anáfase I da meiose o fuso liga-se a apenas um lado não ocorrerá a quebra do centrômero. Os cromossomos serão puxados inteiros, cada homólogo indo para o pólo diferente do seu par. O nome dessa separação dos cromossomos homólogos é disjunção ou segregação.

Anáfase I

TELÓFASE I Os cromossomos homólogos já estão separados nos pólos da célula e se descondensam parcialmente. O envoltório nuclear se refaz dos dois lados e ocorre a citocinese.

Balanço da meiose I Ao final da meiose I formam-se duas células com metade do número de cromossomos. Mas observe que cada cromossomo das duas células-filhas são duplos, porque não houve a separação das cromátides na anáfase I. Além disso, essas duas células são haplóides porque elas não possuem pares de cromossomos homólogos. Os cromossomos foram segregados desde a anáfase I.

Meiose II ou Equacional Nessa fase acontecerá uma série de eventos com as duas células–filhas formadas pela meiose I que culminarão com a formação de quatro células. Essas quatro células terão o mesmo número de cromossomos que as duas células que lhes deram origem (por isso o termo equacional). Só que ao invés dos cromossomos serem duplicados eles serão simples.

PRÓFASE II Os cromossomos voltam a se condensar, os centríolos dirigem-se para os pólos da célula, formando o fuso acromático e o envoltório nuclear se desfaz.

Metáfase II Os cromossomos ligados ao fuso são transportados ao equador (centro) da célula formando a placa equatorial. Observe que como não há mais homólogos nas células eles se dispõem um sobre o outro, como na mitose. Dessa forma, o fuso consegue ligar-se aos dois lados de cada cromossomo.

ANÁFASE II Devido a tração do fuso em sentidos diferentes ocorre a quebra do centrômero e as cromátides irmãs são separadas.

TELÓFASE II O envoltório nuclear se refaz e o citoplasma se divide formando 4 células-filhas.

BALANÇO DA MEIOSE II Formam-se 4 células haplóides. Seus cromossomos são simples devido a separação das cromátides na anáfase II.