LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE CEART- UDESC ARTE NO CAMPO LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE José Luiz Kinceler 2013
A RODA DA VIDA
PROCESSO CRIATIVO – Nos limites do Real REPRESENTAÇÃO O REAL SUJEITO
O REAL E A RODA DA VIDA
RODA DA VIDA R I S SOCIAL ESPIRITUAL COMUNAL FAMILIAR SENTIMENTAL FISICO - MENTAL PROFISSIONAL RODA DA VIDA
REALIDADE - RODA DA VIDA SOCIAL ESPIRITUAL COMUNAL FAMILIAR R I S SENTIMENTAL FISICO - MENTAL PROFISSIONAL REALIDADE - RODA DA VIDA
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA SOCIAL ESPIRITUAL COMUNAL FAMILIAR R I S SENTIMENTAL FISICO - MENTAL PROFISSIONAL FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
FAMILIAR R I S TENDENCIA DO REAL
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA R I S SENTIMENTO FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
O REAL E A RODA DA VIDA O REAL AUTOBIOGRÁFICO
Felix Gonzalez-Torres Untitled, 1991
Untitled (Ross), 1991. Candies wrapped in variously coloured cellophane, unlimited suply, ideal weigth: 175 lbs, dimensions variable Felix Gonzalez-Torres
Felix Gonzales-Torres
Felix Gonzalez-Torres Untitled (America), 1994-95
Felix Gonzalez-Torres Untitled (for stockholm), 1992
Felix Gonzalez-Torres Untitled ( Portrait of the StillPasses) 1991
Felix Gonzalez-Torres Untitled, 1992 - 1993
FAMILIAR R I S TENDENCIA DO REAL
Louise Bourgeois texto antecendentes Todos estes corpos são como bonecos de trapo, monos e monas, uma espécie de terríveis brinquedos infantis que por certo contêm infantis memórias da menina Louise presenciando «ciclópicos actos», tremendos e inexplicáveis, na casa familiar onde seu pai instalara também Sadie, uma jovem inglesa que era sua amante. Fortemente sexuados, estes monos estão, porém, antes e depois do sexo, ou da sua revelação monstruosa e sofrida, tornada memória muitas dezenas de anos depois. Escultura sem título, de 1996, usando as roupas da artista Louise Bourgeois texto antecendentes
“Sasha and Mum” 1997. Gillian Wearing
A balada da dependência sexual e novas fotografias, 1981-1996 Nan Goldin
Nan Goldin Reflections throught a golden eye 1975-1998
Nan Goldin (1953, nasceu em Washington / Vivce trabalha em Nova York
Nan Goldin
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA R I S FISICO - MENTAL FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
Gillian Wearing ( 1963, nasceu em Birmingham / vive e trabalha em Londres )
Signs that say what you want them to say and not signs that say what someone else wants you to say, 1992 - 1993 Gillian Wearing
Gillian Wearing 10 - 16, 1997. Video Projection, c 15 min.
Gillian Wearing
Gillian Wearing 10 - 16, 1997. Video Projection, c 15 min.
O REAL E A RODA DA VIDA O REAL LÚDICO
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA R I S TRABALHO FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
Gabriel Orozco Pinched Ball, 1993. Cibachrome 55x 70 cm
Gabriel Orozco Extension of Reflection - 1992
Gabriel Orozco Oval Billiard Table, 1996
Gabriel Orozco Cats and Watermellons, 1992
Gabriel Orozco Sand on Table, 1992
Moon Project” 1997 6 Camas, espuma, metal, 19 cadeiras de alumínio e kevlar; The Museum of Modern Art, New York. Franz West (1947 nasceu em Viena / vive e trabalha em Viena) “
Franz West
Franz West
Sintagma, 1998 Wood, gause, Papier-Maché, painter, plaster Franz West
Sarah Sze
O REAL E A RODA DA VIDA O REAL CRÍTICO SOCIAL
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA SOCIEDADE R I S FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
Untitled Film Still,# 21, 1978 Untitled film still, # 15, 1978 Untitled Film Still # 35, 1979 Cindy Sherman
Untitled, #175 1987 Cindy Sherman
Untitled, # 316 1995 Cindy Sherman
Untitled, # 324 1995 Cindy Sherman
Jenny Holzer “Proteja-me daquilo que eu desejo” Survival 1983- 1985 Jenny Holzer “Proteja-me daquilo que eu desejo” Survival 1983- 1985. Spectacolour singboard, 51x102 cm. Outdoor installation, “Selections form the Survival Series” Times Square, New York, 1986
Jenny Holzer selections from the survival series, 1986 pixelboard, 20 x 50' installation, 696 yonge street, toronto sponsored by electromedia, toronto
selection from the survival series, 1983 silver offset lithographed sticker, 2 1/2' x 3" garbage can lid, new york
Jenny Holzer Kriegszustand - 1996 Leipzig Monument Project Laser Projection Jenny Holzer
Coca-Cola vaso, Ai Weiwei, 1997, vaso neolítico (5000-3000 aC) e pintura. Cortesia de André Stockamp & Christopher Tsai coleção, Ancram, New York
Al Weiwei Fairytale Documenta , 2007 Fairytale é o título da contribuição de Ai para Documenta 12, em 2007. Para este projeto Ai trouxe 1.001 pessoas de toda a China para a cidade de Kassel, na Alemanha. Eles foram escolhidos através de um convite aberto, ele postou em seu blog. [ 33 ] Ai roupas mesmo projetadas, bagagem e um lar temporário em uma fábrica têxtil de idade. Ele deixá-los passear pela cidade durante o tempo de exposição de três meses. Os participantes foram divididos em cinco grupos que cada ficamos em Kassel por oito dias. De acordo com Philip Tinari o objeto de design principal aqui não é a roupa ou malas, mas as experiências dos participantes, até mesmo os seus espíritos. [ 21 Al Weiwei Fairytale Documenta , 2007
fachada da Haus der Kunst. Foi feito de mochilas 9000 infantis Remembering, 2009, nylon backpacks, Installation in the Haus der Kunst, Munich, Photo by Mar.tin, Creative Commons Attribution License via Flickr De outubro de 2009 a janeiro 2010 Ai exibiu So Sorry no Haus der Kunst , em Munique, na Alemanha. Esta exposição individual mostrou maior retrospectiva de Ai até à data. [ 37 ] O título refere-se aos milhares de desculpas expressas recentemente por governos, indústrias e sociedades financeiras em todo o mundo, em um esforço para compensar a tragédias e erros - embora muitas vezes sem arcar com as conseqüências ou o desejo de reconhecer e muito menos reparar. Pedir desculpas - ou não dizê-lo - está nas manchetes de todos os lugares e, portanto, também na China. [ 38 ] Para este show Ai criou a instalação Lembrando a fachada da Haus der Kunst. Foi feito de mochilas 9000 infantis. Eles soletrar a frase "Ela viveu feliz por sete anos neste mundo 'em caracteres chineses. Esta é uma citação de uma mãe cujo filho morreu no terremoto de Sichuan, em 2008. Ai disse: "A idéia de usar mochilas veio da minha visita a Sichuan após o terremoto de maio de 2008 Durante o terremoto de muitas escolas desabaram Milhares de jovens perderam suas vidas, e você poderia ver sacos e material de estudo em todos os lugares Então você percebe... vida individual, meios de comunicação, e as vidas dos estudantes estão servindo a propósitos muito diferentes. As vidas dos estudantes desapareceu dentro da propaganda estatal, e muito em breve todo mundo vai esquecer tudo ". [ 39 In 2008, after the terrible earthquake in Sichuan that killed nearly 70,000 people, Ai Weiwei became more involved in political activism because he felt that most of those deaths occurred because people were in cheap, shoddy, government-constructed buildings – many of which were schools – that collapsed easily. When the government refused to release the names of the children who died in the disaster, Ai Weiwei recruited several volunteers to interrogate government employees to get the names of the children. Ai Weiwei posted the videos of the interviews and the names of the children on his blog, which the government eventually shut down. Soon after, in 2009, Ai Weiwei was abducted in the middle of the night and beaten by the police. About a month later, while visiting Munich for a retrospective exhibition of his work, Ai Weiwei suffered a brain hematoma as a result of the police assault Lembrando fachada da Haus der Kunst. Foi feito de mochilas 9000 infantis
Weiwei, Sunflower Seeds, 2011, porcelain, Installation Sunflower Seeds, which is an installation made from 100 million tiny sunflower seeds that were handmade by 1,600 workers from Jingdezhen, an ancient porcelain-producing town. The Chinese title is a pun on the word “china” and each seed stands for 13 people. Mao Zedong was often represented as the sun and his followers were sunflowers. The work also references the Chinese porcelain export market, as well as famine and hunger in China, as the seeds were a staple during the Cultural Revolution when many, many Chinese citizens starved to death Weiwei, Sunflower Seeds, 2011, porcelain, Installation Tate Modern Tribune Hall, London , Photo by Loz Pycock, Creative Commons Attribution License via Wikimedia Commons
Ai Weiwei, Zodiac Heads, 2010, bronze, Installation in the Pulitzer Fountain, Grand Army Plaza, New York City, June 2011 , Photo by Squish_E, Creative Commons Attribution License via Flickr Ai Weiwei’s Zodiac Heads/Circle of Animals was of special interest to his captors last year. It is made of twelve large bronzes of animal heads, which are reproductions of the ones made by European missionaries for the Chinese Emperor in the eighteenth century. The original sculptures were stolen by British and French troops in the nineteenth century. Two of the stolen sculptures emerged at an art auction at Christie’s in 2009. Chinese nationalists were outraged; Ai Weiwei was amused because the originals were European. In a gesture of ridicule, the artist decided to make his own version
Dropping a Han Dynasty Urn, 1995 - Ai Weiwei and The Unilever Series Chinese Ai Weiwei is the first artist working in Asia to be invited to create a major new work to fill the busy Turbine Hall in central London, as part of the Tate Modern's Unilever Series. Born in Beijing in 1957, Weiwei has become a Chinese celebrity through his politically outspoken and often provocative work. One of his most famous pieces is the performance Dropping a Han Dynasty Urn, 1995 , which is remebered in this photo-triptych. Weiwei dropped an ancient ceramic vase, which smashed on the floor at his feet. This work not only began the artist’s continuing reuse of antique ready-made objects, it also demonstrated his questioning attitude towards cultural values and social history Dropping a Han Dynasty Urn, 1995 - Ai Weiwei and The Unilever Series
Estádio Ninho de Pássaro com a participação de Ai Weiwei no projeto
Ai Weiwei diante dos seu ateliê demolido pela polícia chinesa Ai Weiwei (1957-) Artista, curador, arquiteto, designer, filósofo e ativista chinês. Filho do renomado poeta Ai Qing, que foi colocado num campo de trabalho forçado por sua luta contra a falta de liberdade na China. Ai Weiwei e sua família lá permaneceram entre 1958 e 1975. Em 1978, Weiwei frequentou a Beijing Film Academy. Fundou o grupo Star ligada a Avant Garde. Entre 1981 e 1983, morou nos Estados Unidos tendo frequentado a Parson School of Design. Foi influenciado por Duchamp e Rauschenberg. Retornou a China e tornou-se um dos pioneiros da arte contemporânea. Em 1999, construiu em Changdi seu ateliê/residência ao custo de E 1000000, que foi demolido pela polícia chinesa em 2010. Nesse mesmo ano, foi preso e espancado pela polícia. Em 4 de abril, foi preso novamente quando embarcava para Hong Kong e não há notícias sobre ele. Paticipou das Bienais de Veneza, Liverpool e São Paulo. Ai Weiwei é um dos mais importantes artistas contemporâneos e sua prisão causou indignação em todo o mundo. Ai Weiwei diante dos seu ateliê demolido pela polícia chinesa
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA COMUNIDADE R I S FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
Cildo Meireles Documenta 11 Elemento que desaparece / Elemento desaparecido (pasado inminente) 2002 Cildo Meireles
Frans Krajcberg Flor do mangue s/data
Frans Krajcberg
Frans Krajcberg
Frans Krajcberg Amazônia sem título 1996
Frans Krajcberg Após Queimada - 1994
FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA ESPIRITUAL FALTA – PROJEÇÃO IMAGINÁRIA
Joseph Beuys
BEUYS Doble fondo, 1954–1974 2 partes; fundición de hierro, antena, plancha de toma de tierra, diversas piezas de hierro Fundiciones de hierro, 55 x 150 x 58 cm cada una. Museum Abteiberg, Mönchengladbach Cruz, 1950 Bronce, 17,8 x 13 x 0,9 cm Colección Schmela, Dusseldorf Cruz de basalto, 1956 Cuenos, 1961 Primera version Bañera, 1960 Bañera, 1985 Bronce, plomo, cobre 90 x140 x 340 cm BEUYS Cuernos, 1961 segunda versión Bronce, tubos plásticos, líquido rojo
Joseph Beuys Chifres, 1961 segunda versión Bronze, tubos plásticos, líquido vermelho Chifres - 1961 primeira versão Joseph Beuys
“Mi intención com esta obra era llamar la atención sobre mi punto de partida, y com él la experiencia y sentimiento de mi niñez. Actúa como una especie de clave autobiográfica: un objeto del mundo exterior, una cosa material sólida revestida de una energía de naturaleza espiritual. Puedes llamarlo sustancia, y es la transformación de la sustancia lo que me interesa en el arte, más que el tradicional entendimiento estético de las aparencias bellas. Si la creatividad tiene que ver com la transformación, el cambio y el desarrollo de la sustancia, entonces puede aplicarse a cualquier cosa en el mundo, y no há de quedar más restringido al arte” Bañera, de 1960 Joseph Beuys
Colunas de basalto para 7000 robles - 1984