A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sinais de uma igreja avivada
Advertisements

Creio na ressurreição da carne 22 SIGNORELLI, Luca Ressurreição da carne Fresco Capela de São Brizio, Duomo, Orvieto.
ENTENDENDO NOSSA LUTA INTERIOR AS PALAVRAS: ESPIRITO E ALMA A palavra espírito, do gr πνε ῦ μα – pnevma. Sl 32:2. 51:10 e 12. (sede da consciência.
A Morte da Morte.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Salvação – 3ª aula Escola Bíblica Dominical Adolescentes.
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” – João 3:17 É preciso abraçar o serviço.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Santa Ceia do Senhor. 1 Coríntios 11:23-32 É uma cerimonia estabelecida por Jesus, junto a seus discípulos, em substituição à páscoa judaica; É um testemunho.
CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS : (I Co 11: 23-26)
A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual
OS QUATRO EVANGELHOS “EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES.
PECADO ORIGINAL.
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO.
O DÍZIMO E A CEIA DO SENHOR!
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
Vivamo-la com o sacerdote
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Lição 12 “Enfim, livres do pecado!”.
“Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.” (Romanos 1:8)
Magnificat.
PROFECIAS DA CONSUMAÇÃO DA HISTÓRIA
Domingo XXXlll 18 de Novembro de 2012
Orientações ao professor
ORATÓRIO de NATAL de J. S. Bach: “Surgeix bela LUZ”
LIÇÃO 5 – NO PECADO, UM PROBLEMA
TEMA: A ÀRVORE DA VIDA ETERNA
A solenidade da Anunciação
LIÇÃO 2 - A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO DA ALMA
Pentateuco – ÊXODO PARTE IX. Pentateuco – ÊXODO PARTE IX.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Bíblia ensina que temos pouco tempo, mas vivemos como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Queremos a liberdade em Cristo, no entanto, nos.
Maria aos pés da Santa Cruz
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Orientações ao professor
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
A Morte Eterna Aniquilacionismo? Universalismo?.
E B D V I L A C A R M O S I N A Andeis como sábios 08/11/ :39.
Solenidade de Cristo Rei do Universo
O chamamento à solidariedade
Implicações Práticas e Conclusões.
Do grego αγιος (hagios), Santificar significa separar, consagrar, dedicar, purificar, tornar limpo.
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 9 O DESTINO DOS JUSTOS Prof. Lucas Neto.
A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Louvor da Virgem Mãe, de São Bernardo, abade
Orientações ao professor
justificação e reconciliação Aula 5: Romanos 5 Texto Áureo: Rm. 5.12
Lição 8 para 24 de novembro de 2018
RESPIRAÇÃO Equação da Vida.
Maria da Assunção.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Lição 08 O Espírito Santo na missão
III Domingo do Tempo Comum A
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Orientações ao professor
Que fazeis a mais que os outros?
Epístola de TIAGO (2). Epístola de TIAGO (2) “Assim, também a Fé, se não tiver obras, por si só está morta”. Tiago 2.17.
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
Escatologia - A Cronologia do Fim
Doutrina do Homem Introdução . Indagações: - o que é? - como surgiu?
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Lição 12: As marcas do evangelho
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Transcrição da apresentação:

A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO 1 Co. 15. 51-57

51 - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 - E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

55 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão 55 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 - Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.

Introdução Para o crente, a morte não é o fim da vida, mas o início de uma plena, sublime e eterna comunhão com Deus. Todo ser humano, tanto crente como o incrédulo, está sujeito à morte. A palavra “morte” tem vários sentidos na Bíblia. É importante compreender os vários sentidos para a morte, segundo a Bíblia.

A MORTE COMO RESULTADO DO PECADO Em Gn. 2.3, ensina que a morte penetrou no mundo por causa do pecado. Nossos primeiros pais foram criados capazes de viverem eternamente. Ao desobedecerem a ordem de Deus, ficaram passivos à penalidade do pecado que é a morte. Muitas doenças são frutos de pecados específicos. O fumante está propenso a sofrer um câncer de esôfago, e isto está intimamente relacionadas ao pecado de não cuidar do próprio corpo (1 Co 3.16,17). As doenças venéreas têm uma relação direta com a promiscuidade. Não significa que toda vez que uma pessoa fica doente ela cometeu algum pecado específico, mas que se não houvesse pecado no mundo não haveria doença.

1 – ADÃO E EVA FICARAM AGORA SUJEITOS À MORTE FÍSICA Deus colocara a árvore da vida no Jardim do Éden para que, ao comer continuamente dela, e ser humano nunca morresse. Mas, depois de Adão e Eva comerem do fruto da árvore do bem e do mal. Deus pronunciou essas palavras: “és pó e em pó te tornarás”. Eles não morreram no dia em que comeram, mas ficaram sujeitos à lei da morte Muitas doenças são frutos de pecados específicos. O fumante está propenso a sofrer um câncer de esôfago, e isto está intimamente relacionadas ao pecado de não cuidar do próprio corpo (1 Co 3.16,17). As doenças venéreas têm uma relação direta com a promiscuidade. Não significa que toda vez que uma pessoa fica doente ela cometeu algum pecado específico, mas que se não houvesse pecado no mundo não haveria doença.

2 – MORTE NO SENTIDO MORAL Adão e Eva, também morreram no sentido moral. Castigados pela desobediência foram destinados à morte moral no dia que Adão e Eva desobedeceram, não morreram fisicamente, mas moralmente a sua natureza tornou-se pecaminosa. A partir de Adão e Eva todos nasceram com uma natureza pecaminosa, uma tendência inata de seguir seu próprio caminho egoísta. Muitas doenças são frutos de pecados específicos. O fumante está propenso a sofrer um câncer de esôfago, e isto está intimamente relacionadas ao pecado de não cuidar do próprio corpo (1 Co 3.16,17). As doenças venéreas têm uma relação direta com a promiscuidade. Não significa que toda vez que uma pessoa fica doente ela cometeu algum pecado específico, mas que se não houvesse pecado no mundo não haveria doença.

3 – MORTE ESPIRITUAL Morreram também espiritualmente quando desobedeceram a Deus, pois isso destruiu o relacionamento íntimo com o Senhor. Para que tenhamos novamente vida, precisamos nos reconciliar com Cristo. Muitas doenças são frutos de pecados específicos. O fumante está propenso a sofrer um câncer de esôfago, e isto está intimamente relacionadas ao pecado de não cuidar do próprio corpo (1 Co 3.16,17). As doenças venéreas têm uma relação direta com a promiscuidade. Não significa que toda vez que uma pessoa fica doente ela cometeu algum pecado específico, mas que se não houvesse pecado no mundo não haveria doença.

4 – A MORTE COMO RESULTADO DO PECADO Essa morte importa em morte eterna. A lei da morte eterna entrou em operação. A morte eterna é a eterna “condenação” e separação de Deus como resultado da desobediência do homem para com Deus.

I – A SOLUÇÃO PARA QUAISQUER TIPOS DE MORTE A única maneira do ser humano escapar da morte em todos os seus aspectos é através de Jesus Cristo, que aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção. Cristo com a sua morte nos reconciliou com Deus.

II – ALGUMAS VERDADES BÍBLICAS SOBRE A MORTE DO CRENTE 1 – A morte, para os salvos, não é o fim da vida, mas um novo começo. Ele não é um terror para o crente, mas um meio da transição para uma vida mais plena. Para o salvo, morrer é ser liberto das aflições desse mundo. II Corintios 5:1-5

1 - PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 - E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3 - Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

4 - Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 - Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.

2 – A BÍBLIA REFERE-SE À MORTE DO CRENTE EM TERMOS CONSOLADORES Por exemplo, ela afirma que a morte do santo é: “Preciosa a vista do Senhor”. A morte na Bíblia diz que é: A entrada na Glória (Sl. 73.24); A entrada na paz (Is. 57. 1,2); É ser levado pelos anjos para o seio de Abraão ( Lc. 16.22);

É uma partida bem-aventurada para estar com Cristo (Fp. 1.23); É ir ao Paraíso (Lc. 23.43); É ir a casa do nosso Pai, onde há muitas moradas. (Jo. 14. 2); É a ocasião de receber a coroa da justiça (II Tm. 4.8)

CONCLUSÃO *.* *.* *.* *.* *.*