A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 06: O papel da lei no evangelho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 06: O papel da lei no evangelho"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 06: O papel da lei no evangelho

2 O papel da lei no evangelho
Lição 06 O papel da lei no evangelho

3 Objetivo Mostrar ao estudante da Palavra que a lei, no evangelho, tem a função de revelar o pecado e conduzir ao Salvador, que nos leva a nos tornarmos filhos de Deus.

4 Texto-base Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa. (Gl 3:19)

5 Introdução Nesta lição, nosso foco estará na relação entre a lei e as boas novas. Paulo enfatiza que somos incapazes de salvar a nós mesmos e que a salvação chegou até nós por causa da promessa de Deus a Abraão de abençoar graciosamente a todos e não por causa de nossas obras de obediência.

6 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
Em Gálatas 3:15-4:7, fica clara a função da lei em nossa salvação. Seu papel não é o de nos justificar, diz Paulo.

7 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
1. As funções da lei: Contra o uso incorreto da lei, o apóstolo mostra que ela (a lei) não tem como função salvar, mas convencer os pecadores da necessidade da salvação. De acordo com ele, as funções da lei são: Revelar o pecado. Conduzir a Cristo.

8 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
1. As funções da lei: Revelar o pecado: Ela não provoca o pecado, mas mostra a condição humana, revelando nosso real estado. Conduzir a Cristo: A lei convence as pessoas de seu pecado. Estas, por sua vez, vão a Cristo com fé e, então, são justificadas pela graça (Rm 3:21-26).

9 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
2. A bênção da promessa: A lógica é esta: Nós também fomos aceitos por Deus, não porque obedecíamos à lei ou éramos bondosos, mas porque ele já havia prometido que, por meio do descendente de Abraão, Jesus Cristo, todas as pessoas de todo o mundo poderiam ser justificadas pela graça. (Gl 3:21-22)

10 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
3. Os filhos de Deus: Diante da concretização da promessa de salvação por meio de Cristo, nós nos tornamos filhos de Deus. Paulo nos dá essa certeza, dizendo que: Estamos livres da sentença da lei. Nos tornamos morada do Espírito Santo.

11 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
3. Os filhos de Deus: Estamos livres da sentença da lei: Deus julgou nossa sentença, punindo Jesus com o castigo que nós merecíamos. (2Co 5:21) Nos tornamos morada do Espírito Santo: Temos intimidade com Deus, por causa do Espírito Santo. Ele nos faz chamar Deus de Pai, o nosso Aba. Deus chegou tão perto, a ponto de estar por meio do Consolador em nosso próprio coração.

12 Questões do estudo

13 Questões do estudo 01. Se o papel da lei não é o de nos justificar, como disse Paulo, então, quais são as suas funções? Explique, com base em Gl 3:19,24 e Rm 7:7, e no item Utilizando o item 2, fale sobre a importância da concretização da promessa feita a Abraão. Por que Paulo disse que somos salvos por causa da promessa? Leia: Gn 12:1-3; Gl 3:16-18, Em que sentido não estamos subordinados à lei? Qual o significado da palavra “aio”, aplicada à lei? Leia Gl 3: De que maneira nos tornamos filhos de Deus? O que o Espírito Santo tem a ver com isso? Como os filhos de Deus se relacionam com a lei? Baseie-se em Gl 4:5-6 e no item 3.

14 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
1. Celebre o fato de ser livre da maldição da lei. Temos de celebrar, durante nossa vida, como Deus foi tão gracioso conosco: salvando-nos da sentença que era justa, por termos desobedecido a sua lei. 05. Fale à classe sobre como a salvação em Cristo trouxe alegria para a sua vida.

15 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
2. Viva como um verdadeiro filho de Deus. Agora, justificados pela graça, como filhos de Deus, podemos deixar de pensar e fazer o que é errado, o que a carne deseja, e deixar de andar por onde nossos pés andavam, equivocadamente, no passado. 06. Anote algumas atitudes que demonstram que você é filho ou filha de Deus.

16 Desafio da semana Diante do conteúdo aprendido, somos chamados a confiar que Deus nos libertou da maldição da lei, cumprindo a promessa a Abração: a salvação por meio de Jesus. Uma vez salvos, somos livres para escolher a vontade de Deus e capacitados pelo Espírito Santo a cumpri-la, para crescermos na santificação. Nosso desafio, para esta semana, é levar a seguinte palavra a nossos amigos e amigas cristãos: Deus nos salva somente através de Jesus, para que, salvos, sejamos transformados à imagem do seu Filho, pela obra santificadora do Espírito. É ele quem nos mostra a vontade de Deus, expressa na lei, e nos conduz à obediência.

17 Próximo estudo Lição 07 O pastor e o evangelho

18


Carregar ppt "Lição 06: O papel da lei no evangelho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google