Pêndulo FEP 113 – Aula 1.

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Transcrição da apresentação:

Pêndulo FEP 113 – Aula 1

Objetivo: Estudar a relação entre o período T e o comprimento L de um pêndulo e verificar a validade do modelo de pêndulo simples.

Introdução: mg F x θ

Introdução: No nosso caso temos: O tempo T necessário para a realização de uma oscilação completa é dado por:

Procedimento Experimental: Medição do Período de um Pêndulo. Grupos de 2 alunos; Identificar TODOS os equipamentos utilizados; Montar um pêndulo conforme especificações de cada grupo. CADA MEDIDOR DEVE: Medir 8 vezes o período de 7 oscilações de cada pêndulo da sala. (INCLUSIVE O SEU PÊNDULO) Medir 1 vez o comprimento de cada pêndulo da sala. Anotar o horário das medidas. Anotar

Cada dupla deve “passear” pela classe e medir mg F x θ mg F x θ mg F x θ Cada dupla deve “passear” pela classe e medir 1 vez o comprimento e 8 vezes o período de 7 oscilações (1 vez cada medidor) E anotar suas medidas na folhinha de cada pêndulo mg F x θ mg F x θ mg F x θ

Pré-Síntese DADOS POR E-MAIL: Introdução: Objetivos; Descrição dos conceitos físicos do experimento; Dedução das propagações de incertezas; Descrição do experimento Resultados: Tabela de dados COM INCERTEZAS; Histograma com os dados dos medidores “A”; Histograma com os dados de todos os medidores; Gráfico LxHorário para o seu pêndulo; Gráfico T2xL para as medidas de todos os pendulos Bibliografia