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Física Experimental I Prof. Marcus Raele prof.raele@gmail.com.

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1 Física Experimental I Prof. Marcus Raele

2 Regras Não mexa em equipamentos sem prévia instrução!!!!!
Cuidado a todo momento (consigo, com os colegas e com os equipamentos) Limpar, arrumar e devolver tudo que foi usado!!!!!

3 Objetivo da Disciplina
Comportamento adequado em um laboratório; Tomada e Organização adequada de dados; Comunicação científica adequada (tabelas, gráficos, redação); Discutir criticamente os resultados obtidos; Não é laboratório de demonstração (Ênfase em Estatística)

4 Material necessário Lápis, borracha, régua, caderno;
Papel Milimetrado e monolog; Calculadora científica com manual; Apostila (lida!!!) Papel Carbono

5 Frequência Aula das 19:10 às 22:50; Não há reposição de aulas;
Tolerância de 15 minutos para atrasos; A freqüência deve ser 70% ou maior. Frequência menor que 70% REPROVADO

6 Avaliação de Desempenho
Folha de dados (Obrigatório todos os finais de aula); Pré-Sínteses (Obrigatório); Sínteses (Facultativo); Relatórios (R1 após 3 experiências e R2 ao final); Freqüência; Prova (P dia 17 de junho); primeira segunda-feira após a aula

7 Dados Ao final de cada aula entregar Folha de Dados;
Enviar dados por até a primeira 6ª feira após a aula (Formato txt ou Excel (até 2003)): Monitor a definir

8 Pré-Síntese e Síntese PS: Entrega Obrigatória na Data Certa;
Perde 1 ponto no Relatório por PS NÃO ENTREGUE; Obrigatório anexá-lo ao relatório, Sem dados por não há correção. S: Não é Obrigatório mas ajuda MUITO fazer Relatório.

9 PS, S e Relatório PS, S e R muito parecidos: Resumo; Objetivos;
Introdução; Descrição Experimental (Materiais e Métodos); Resultados; Conclusões; Referências.

10 Critério de Aprovação Nota da prova maior ou igual a 3,0:
Nota da prova menor que 3,0: REPROVADO

11 Datas importantes 29/março-02/Abril - Semana Santa (não há aula)
28/Abril (Qua) – Aula Síntese+ Sorteio R1 12/Maio – Entrega do Relatório 1 02/Junho – Sorteio R2 16/Junho – Entrega do Relatório 2 25/Junho – Prova (com consulta e duração de ~3hs)

12 Plantão de Dúvidas Monitor(a) ???

13 Introdução às Medições
Experiência 1 Introdução às Medições Aula 1a

14 Introdução às Medidas O que é Medir? Uma medida é unívoca? Ou Não?
E se eu repetir várias vezes? E se outra pessoa fizer a mesma medida? Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomada como padrão.

15 Como obter o valor do período de movimento de um pêndulo?
Pergunta: Como obter o valor do período de movimento de um pêndulo?

16 Formar duplas Medir o período do pêndulo.
Como.....?; Que instrumento...? Utilizaremos um cronometro Cuidado com os equipamentos. Cada aluno é responsável pelo equipamento que utiliza. Colocar os dados do periodo no quadro Pode-se colocar comentários

17

18 Qual a diferença???

19 Cada um dos membros do grupo: fazer a 11 medidas do período de 9 oscilações.
O ângulo de lançamento do pêndulo deve ser menor do que 10 graus. Estas medidas do tempo devem ser realizadas simultaneamente pelos membros do grupo. colocar no quadro negro a média do conjunto das 11 medições.

20 Pendulo sala Colocar resultados na lousa

21 Comparando...

22 Confeccionar tabela de dados
Tabela 1: Valores experimentais para a constante gravitacional (G) ao longo dos anos, juntamente com a sua incerteza. Ano G (10-11m3s-2kg-1) 1798 6,75(5) 1896 6,657(13)

23 Confeccionar histograma
Tabela 3: Notas de provas de 44 alunos. O valor máximo da nota da prova é 11 pontos 9,5 8,8 3,3 9,8 5 7,5 6,65 7,6 10,3 8,5 5,1 2,7 4,6 3,1 7,9 8 5,2 2,5 3,8 3,55 6,85 5,7 4,65 3,7 4,15 5,95 6,1 8,6 4,8 0,5 5,85 6,8 6,15 5,05 5,6

24 Confeccionar histograma
Tabela 3: Notas de provas de 11 alunos. O valor máximo da nota da prova é 11 pontos 9,5 8,8 3,3 9,8 5 7,5 6,65 7,6 10,3 8,5 5,1 2,7 4,6 3,1 7,9 8 5,2 2,5 3,8 3,55 6,85 5,7 4,65 3,7 4,15 5,95 6,1 8,6 4,8 0,5 5,85 6,8 6,15 5,05 5,6 Tabela 4: Frequência de notas de prova da 44 alunos. Intervalo 0,0 - 0,9 1,0 - 1,9 2,0 - 2,9 3,0 - 3,9 4,0 - 4,9 5,0 - 5,9 6,0 - 6,9 7,0 - 7,9 8,0 - 8,9 9,0 - 9,9 10,0 - 11 Centro 0,5 1,5 2,5 3,5 4,5 5,5 6,5 7,5 8,5 9,5 10,5

25 Confeccionar histograma
Intervalo 0,0 - 0,9 1,0 - 1,9 2,0 - 2,9 3,0 - 3,9 4,0 - 4,9 5,0 - 5,9 6,0 - 6,9 7,0 - 7,9 8,0 - 8,9 9,0 - 9,9 10,0 - 11 Centro 0,5 1,5 2,5 3,5 4,5 5,5 6,5 7,5 8,5 9,5 10,5 Figura 1: Frequência das notas de 44 alunos. O valor máximo da nota é de 11 pontos. O intervalo usado foi 1 ponto.

26 Confeccionar histograma
Figura 2: Frequência das notas de 44 alunos. O valor máximo da nota é de 11 pontos. O intervalo usado foi 0,2 ponto. Figura 3: Frequência das notas de 44 alunos. O valor máximo da nota é de 11 pontos. O intervalo usado foi 3 ponto.

27 Pré-síntese Introdução:
Descrição dos conceitos físicos do experimento; Objetivos; Procedimento Experimental Instrumentos Procedimentos Resultados: Tabela de dados Gráfico (T vs Medição) Histograma Conclusões: Discutir os métodos utilizados Bibliografia


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