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PublicouLuana Garrau da Mota Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Marcello M. Amaral prof.mamaral@gmail.com http://stoa.usp.br/mamaral Física Experimental I
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Regras 1. Não mexa em equipamentos sem prévia instrução!!!!! 2. Cuidado a todo momento (consigo, com os colegas e com os equipamentos) 3. Limpar, arrumar e devolver tudo que foi usado!!!!!
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Objetivo da Disciplina Comportamento adequado em um laboratório; Tomada e Organização adequada de dados; Comunicação científica adequada (tabelas, gráficos, redação); Discutir criticamente os resultados obtidos; Não é laboratório de demonstração (Ênfase em Estatística)
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Material necessário Lápis, borracha, régua, caderno; Papel Milimetrado e monolog; Calculadora científica com manual; Apostila (lida!!!) Papel Carbono
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Frequência Aula das 19:10 às 22:50; Não há reposição de aulas; Tolerância de 15 minutos para atrasos; A freqüência deve ser 70% ou maior. Frequência menor que 70% REPROVADO
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Avaliação de Desempenho Folha de dados (Obrigatório todos os finais de aula); Pré-Sínteses (Obrigatório); Sínteses (Facultativo); Relatórios (R 1 após 3 experiências e R 2 ao final); Freqüência; Prova (P dia 17 de junho); primeira segunda-feira após a aula
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Dados Ao final de cada aula entregar Folha de Dados; Enviar dados por e-mail até a primeira 6ª feira após a aula (Formato txt ou Excel (até 2003)): Monitor a definir
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Pré-Síntese e Síntese PS: Entrega Obrigatória na Data Certa; Perde 1 ponto no Relatório por PS NÃO ENTREGUE; Obrigatório anexá-lo ao relatório, Sem dados por e-mail não há correção. S: Não é Obrigatório mas ajuda MUITO fazer Relatório.
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PS, S e Relatório PS, S e R muito parecidos: Resumo; Objetivos; Introdução; Descrição Experimental (Materiais e Métodos); Resultados; Conclusões; Referências.
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Critério de Aprovação Nota da prova maior ou igual a 3,0: Nota da prova menor que 3,0:REPROVADO
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Datas importantes 29/março-02/Abril - Semana Santa (não há aula) 28/Abril (Qua) – Aula Síntese+ Sorteio R1 12/Maio – Entrega do Relatório 1 02/Junho – Sorteio R2 16/Junho – Entrega do Relatório 2 25/Junho – Prova (com consulta e duração de ~3hs)
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Plantão de Dúvidas Monitor(a) ???
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Experiência 1 Introdução às Medições Aula 1a
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Introdução às Medidas O que é Medir? Uma medida é unívoca? Ou Não? E se eu repetir várias vezes? E se outra pessoa fizer a mesma medida? Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomada como padrão.
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Pergunta: Como obter o valor do período de movimento de um pêndulo?
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Formar duplas Medir o período do pêndulo. Como.....?; Que instrumento...? Utilizaremos um cronometro Cuidado com os equipamentos. Cada aluno é responsável pelo equipamento que utiliza. Colocar os dados do periodo no quadro....... Pode-se colocar comentários.......
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Qual a diferença???
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Cada um dos membros do grupo: fazer a 11 medidas do período de 9 oscilações. O ângulo de lançamento do pêndulo deve ser menor do que 10 graus. Estas medidas do tempo devem ser realizadas simultaneamente pelos membros do grupo. colocar no quadro negro a média do conjunto das 11 medições.
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Pendulo sala Colocar resultados na lousa
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Comparando...
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Confeccionar tabela de dados AnoG (10 -11 m 3 s -2 kg -1 ) 17986,75(5) 18966,657(13) Tabela 1: Valores experimentais para a constante gravitacional (G) ao longo dos anos, juntamente com a sua incerteza.
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Confeccionar histograma 9,58,83,39,8 57,56,657,6 10,38,55,12,7 4,63,17,97,5 85,22,53,8 3,556,855,73,3 4,653,74,155,95 6,18,64,80,5 5,955,856,86,15 5,055,25,66,1 9,58,83,39,8 Tabela 3: Notas de provas de 44 alunos. O valor máximo da nota da prova é 11 pontos
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Confeccionar histograma Intervalo0,0 - 0,91,0 - 1,92,0 - 2,93,0 - 3,94,0 - 4,95,0 - 5,96,0 - 6,97,0 - 7,98,0 - 8,99,0 - 9,910,0 - 11 Centro0,51,52,53,54,55,56,57,58,59,510,5 Intervalo0,0 - 0,91,0 - 1,92,0 - 2,93,0 - 3,94,0 - 4,95,0 - 5,96,0 - 6,97,0 - 7,98,0 - 8,99,0 - 9,910,0 - 11 Tabela 3: Notas de provas de 11 alunos. O valor máximo da nota da prova é 11 pontos 9,58,83,39,8 57,56,657,6 10,38,55,12,7 4,63,17,97,5 85,22,53,8 3,556,855,73,3 4,653,74,155,95 6,18,64,80,5 5,955,856,86,15 5,055,25,66,1 9,58,83,39,8 Tabela 4: Frequência de notas de prova da 44 alunos.
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Confeccionar histograma Intervalo0,0 - 0,91,0 - 1,92,0 - 2,93,0 - 3,94,0 - 4,95,0 - 5,96,0 - 6,97,0 - 7,98,0 - 8,99,0 - 9,910,0 - 11 Centro0,51,52,53,54,55,56,57,58,59,510,5 Intervalo0,0 - 0,91,0 - 1,92,0 - 2,93,0 - 3,94,0 - 4,95,0 - 5,96,0 - 6,97,0 - 7,98,0 - 8,99,0 - 9,910,0 - 11 Figura 1: Frequência das notas de 44 alunos. O valor máximo da nota é de 11 pontos. O intervalo usado foi 1 ponto.
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Confeccionar histograma Figura 2: Frequência das notas de 44 alunos. O valor máximo da nota é de 11 pontos. O intervalo usado foi 0,2 ponto. Figura 3: Frequência das notas de 44 alunos. O valor máximo da nota é de 11 pontos. O intervalo usado foi 3 ponto.
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Pré-síntese Introdução: Descrição dos conceitos físicos do experimento; Objetivos; Procedimento Experimental Instrumentos Procedimentos Resultados: Tabela de dados Gráfico (T vs. Medição) Histograma Conclusões : Discutir os métodos utilizados Bibliografia
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