Filo Porifera (Poríferos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORÍFEROS OU ESPONGIÁRIOS
Advertisements

Poríferos ou Espongiários
Reino Animalia Ciências Tassinari.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
PORÍFEROS.
FILO PORIFERA.
Filo Porifera.
PORÍFEROS.
Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Filo Porifera (poríferos)
Reino Animalia: Os Principais Filos Animais
PORÍFEROS.
Reino animal.
Filo Porifera (Poríferos)
FILO PORIFERA.
Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células.
PORÍFEROS.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Filo dos Poríferos.
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
Professora Fernanda Landim
Departamento de Biologia Disciplina : Zoologia
Colégio Maria Imaculada
Filo Porifera e Filo Cnidaria
Filo dos Poríferos (Esponjas)
Filo Porífera.
REINO ANIMAL Scheilla Bastos.
→ PARAZOÁRIOS → MAIORIA MARINHOS → BENTÔNICOS → SÉSSEIS →FILTRADORES
1. Filo: PORÍFEROS - Corpo com poros
Filo dos Poríferos (Esponjas)
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Filo Porifera (Poríferos)
PORÍFEROS.
Filo Porífero (esponjas)
PORÍFEROS.
Poríferos.
Espongiários ou poríferos. 1. O que são espongiários? Animais primitivos; Agregado de células; Não possui órgãos e tecidos; Porífera (latim)=possui poros;
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Ciências 2º ano Profª Juliana
CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Poríferos Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que.
Porífera Porifera (do latim porus, poro + phoros, portador de) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos.
Aquáticos (maioria marinhos). Adulto séssil e larva livre natante. Pouca diferenciação histológica. Parazoários (s/ órgãos e s/ sistemas). Assimétricos.
Poríferos e Cnidários 7º ano
São seres que não possuem coluna vertebral.
Colégio Maria Imaculada
Aulas Multimídias Professor Victor.
Filo Porifera.
Equinodermos Classes de equinodermos Importância dos equinodermos
Cnidários.
EQUINODERMOS.
PORÍFEROS Página 79.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
PORÍFEROS.
Poríferos.
Biologia Tema: Poríferos Prof.: Mauro R. Tavares.
Reino Animalia-Poríferos,invertebrados
INTRODUÇÃO AO REINO ANIMAL FILOS: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Invertebrados Cnidários
Reino Animal Invertebrados.
Escola à Nova Dimensão 19/09 Ciências
Reprodução e seus tipos básicos
SERES VIVOS.
PORÍFEROS.
Reino Fungi.
Transcrição da apresentação:

Filo Porifera (Poríferos) Os representantes desse filo são chamados poríferos ou esponjas. São todos aquático, mais comuns em ambientes marinho. São animais bastante simples. Vivem fixas ao substrato.

Poríferos ou Esponjas » Os Poríferos, também chamados de esponjas, são animais aquáticos que apreseReino Animal: Os Invertebradosntam o corpo recoberto por pequenos poros, podendo apresentar forma de vaso, globoso ou achatado. » Há espécies que medem de 1 mm e outras com até cerca de 2 m de diâmetro. » A coloração geral do corpo é variável. » São os animais mais simples que habitam o planeta pois não apresentam órgãos. » Filtram a água, de onde retiram alimento e realizam as trocas gasosas.

Organização das Esponjas » O corpo de uma esponja é formado basicamente por dois tipos de células: os Coanócitos e os Amebócitos (ou espongina). » Cada célula de uma esponja realiza todas as funções vitais ao organismo, como: respiração, reprodução, excreção e digestão. » O esqueleto é constituído de esponginas e de espículas, (que podem ser de calcário ou de sílica). » Apresentam uma cavidade interna denominada Átrio e uma abertura superior – o Ósculo.

Alimentação e Circulação das Esponjas » Para alimentar-se as esponjas movimentam os flagelos dos coanócitos, fazendo o fluxo de água entrar pelos minúsculos poros do corpo e sair pela abertura superior – o ósculo. Desse modo filtram a água, dela retirando seu alimento – o plancton. A digestão é intracelular.

Reprodução » Assexuada por brotamento. Nesse caso, surge um broto do corpo da esponja, que se solta e dá origem a um novo indivíduo (desenvolvimento direto). » Sexuada os gametas são lançados para fora com a correnteza da água e pode entrar no átrio de uma esponja. Após a fecundação forma-se o zigoto, este desenvolve-se em larva, que sai nadando pelo ósculo, fixa-se a um substrato, cresce e transforma-se num adulto (desenvolvimento indireto).

Relação com a espécie humana » Algumas espécies eram utilizadas para o banho e em outras limpezas, esta apresentavam esqueleto macio de espongina. » Também eram utilizdas no tratamento de doenças da tireióde, por apresentar em sua constitíção grande quantidade de iodo.