Revisão e Atualização do Plano Diretor de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PANORAMA SOBRE ENERGIA, SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO F Ó R U M S O B R E E N E R G I A E D E S E N V O L V I M E N T O.
Advertisements

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SIG e Modelagem de Dados Parte III
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Disciplina: Sistema de Água
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
Reunião de Gestores da Embrapa
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos - SPR
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Planejamento e Acompanhamento do Processo de Implantação HOSPUB Opus
SIG e Modelagem de Dados
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
Sistema de Suporte à Decisão
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Ricardo Toledo Silva Prof. FAUUSP Conselheiro EMPLASA
Histórico do Crescimento Populacional
Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional –
ALTERNATIVAS DE GRANDES APORTES
Mananciais e Produção (m³/s)
Diretoria de Produção e Tecnologia - T Superintendência Técnica - TT
PROJEÇÕES POPULACIONAIS
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
Arquitetura de computadores
Liderança do PT na ALESP Abril de 2014
Conceitos Básicos de Estoques
SISTEMA CANTAREIRA PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA OUTORGA – 2013/2014
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Mananciais – Aumentos de Disponibilidade
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE MACAÉ
Educando para um Mundo Melhor
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Sistemas de Abastecimento de Água:
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Fernando Girardi de Abreu
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
“Água: Novo Sistema de Abastecimento e Ações Sustentabilidade”
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Resumo / Descrição: O passo inicial neste trabalho foi levantar as condições atuais da Creche, como vazões atuais, necessidades de consumo e possíveis.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Utility management under scarcity World Bank 2015 Water Week Jerson Kelman.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Prefeitura Municipal de Erechim
Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista Seminários Finais Outubro de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Exploração x conservação e sustentabilidade na APRM AJ SL – Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Juquiá e São Lourenço Rubens Harry Born.
8ª REUNIÃO CT-PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO Data: 21 de janeiro de 2016 (quinta-feira) Pauta: 9: :00 (CTPA) 1. Aprovação da memória da reunião anterior;
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Eduardo Carlos Spalding Comissão de Energia ABAL – Associação Brasileira do Aluminio SEMINÁRIO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
Sindicatos Observações FNU. 1. Critério Temporal para que haja movimentação por mérito: A Eletrobrás está analisando e estruturando mecanismo que contemple.
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP Alternativa A 19.1 m3/s Nota: as obras de desmatamento de Biritiba e Paraitinga, pre-requisito para seu enchimento, já foram iniciadas, portanto, não deverá ocorrer déficit.

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP Alternativa B 19.1 m3/s Nota: as obras de desmatamento de Biritiba e Paraitinga, pre-requisito para seu enchimento, já foram iniciadas, portanto, não deverá ocorrer déficit.

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP MANANCIAIS SISTEMAS PRODUTORES PARAITINGA / BIRITIBA / TAIAÇUPEBA (complementação do SPAT) Operação Integrada (represas do SPAT) ITATINGA E ITAPANHAÚ ALTO TIETÊ (ampliação) ABV (ampliação) Operação Integrada Guarapiranga - Billings-Capivari BRAÇO DO RIO PEQUENO RIO GRANDE (ampliação) ou TAQUACETUBA (implantação) RIO JUQUIÁ JUQUIÁ/JUQUITIBA (implantação)

Novos Aportes Configuração Final – ano 2025 Manancial 20,5 m3/s ETA 20 m3/s Itapanhaú + Itatinga Manancial 4,7m³/s (Juquiá-Juquitiba) ETA 5 m³/s Manancial 7 m3/s ETA 8m3/s Rio Juquiá Braço Rio Pequeno Novos Aportes Configuração Final – ano 2025

INVESTIMENTOS PREVISTOS Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP INVESTIMENTOS PREVISTOS DESCRIÇÃO TOTAL (R$ milhões) MANANCIAL 313,4 PRODUÇÃO (*) 819,9 ADUÇÃO+RESERVAÇÃO 1.069,7 2.203,0 (*) inclui investimentos em tratamento avançado devido a problemas de ocupação de mananciais (perda de qualidade da água bruta) nos sistemas Guarapiranga, Alto Tietê e Rio Grande, ou seja, em 42% do total produzido. FONTE: PDAA – Estudo em fase de elaboração, valores sujeitos a alterações (R$ – mai/2002) TT / TTP / Consórcio PDA 2025

CONSIDERAÇÕES FINAIS O PDAA abrange mananciais, produção e adução com vistas a otimizar o uso das estruturas existentes e dos investimentos necessários Premissa básica: manutenção integral dos mananciais atuais Aporte adicional de mananciais de 19 m³/s, com alguma margem de folga, considerando aspectos técnico-econômicos (disponibilidades, qualidade, distâncias, desníveis, sequenciação etc.), ambientais, institucionais, legais e políticos Considera a gestão de demanda como fator importante para a obtenção de margem de folga operacional, possibilitando a postergação de novos aportes Estudo em fase de conclusão.

Obrigado pela atenção.