Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

PALESTINOS MUÇULMANOS
RACISMO E XENOFOBIA Imigrantes latinos,afros e asiáticos sofrem ataques violentos na Europa Grupos radicais europeus neonazistas e neofacistas crescem.
A GEOGRAFIA DO PODER.
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
A história através dos gráficos...
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
8ºANO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Europa – Aspectos Gerais
Professor Luciano Henrique
Movimentos Migratórios e Urbanização
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
Correntes imigratórias
Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
América.
Capitulo 1- Povos e Nações
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Ocupa ç ão dos EUA.  In í cio da ocupa ç ão por humanos: Per í odos de glacia ç ões pelo Estreito de Behring que provia uma liga ç ão entre a Á sia e.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
Sionismo.
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Professor Luiz Felipe Geografia
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Mapas de Israel Fonte: BBC
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Fluxos Migratórios.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Características e Conlfitos
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
América Platina.
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Oriente Médio: conflitos
Consequências da Segunda Guerra Mundial
Produção Econômica da América Latina – parte II
Fonte: Organização Internacional para Migração
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
01. A posição geográfica dos estados da região
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Fonte: Organização Internacional para Migração
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
SOCIEDADE INTERNACIONAL
A geopolítica do Brasil
Fonte: Organização Internacional para Migração
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Conflito Árabe X Israelense Prof. eli_geo. Abraão – Rembrandt
Transcrição da apresentação:

Professor: João Claudio Alcantara dos Santos Fundamentalismos Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

É comum as pessoas relacionarem o fundamentalismo á religião muçulmana É comum as pessoas relacionarem o fundamentalismo á religião muçulmana. De fato isso é mais um preconceito. O fundamentalismo também existe nas religiões cristãs principalmente em alas conservadoras. A intolerância do fundamentalismo cristão é, em vários casos direcionada a outras religiões.

Fundamentalismo???? Representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista, ou seja, aquele que se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar a outra verdade; portanto, seu destino é a intolerância.

Questão Palestina O fundamentalismo religioso está ligado a fundação do estado de Israel. Israel é considerado fortemente influenciado por sua religião. A Palestina foi escolhida por lideres sionista como área de ocupação do Estado como justificativa das escrituras israelenses.

Para solucionar esse conflito a ONU votou uma decisão autorizando a instalação de Israel na Palestina, depois de feita uma partilha territorial e também criando um estado palestino. Atualmente a Palestina se encontra dividida, enquanto a Cisjordânia é controlada pelo Partido Fatah, a Faixa de Gaza é dirigida pelo Hamas.

Embate Ricos x Pobres Samuel Huntington em 1993 apresentou um trabalho chamado choque de civilizações, que dividiu o mundo em unidades culturais. O controle do capital, da tecnologia, da comunicação e do armamento do mundo está em poder de um pequeno numero de países. Países do Norte x países do Sul É comum que vemos viajantes de países pobres serem barrados nas entradas de países mais ricos.

Migrações e xenofobia Xenofobia de origem grega significa ´´ aversão ao diferente ou medo dele``, estando diretamente ligada a preconceito racial. Na Geografia quando se estuda movimento no espaço global, um fato em que deparamos são as barreiras contra os imigrantes de países pobres.

Dificuldade dos brasileiros conseguirem visto para irem aos EUA. Um dos casos mais conhecidos e da comunidade de mexicanos nos EUA. Mão-de-obra irregular

Africanos na Europa Todos os anos milhares de africanos ingressam no continente europeu de forma irregular a procura de melhores condições de vida. A imigração de africanos para o continente europeu é também resultado da desarticulação politica e econômica do continente.

Europa: da reconstrução do pós-guerra até a aprovação da lei anti-imigração A Península Ibérica foi a origem das grandes navegações o qual exploraram novas terras distantes do continente europeu Com a Revolução Industrial no século XIX milhões de trabalhadores ficaram desempregados vivendo em situação de miséria, resultado em fluxos emigratórios para o continente americano

Após a Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental entrou em um período de reconstrução. Devido ao acelerado desenvolvimento os países europeus necessitaram de mão-de-obra o que levou os mesmos criarem politicas voltadas a imigração. Até hoje os países europeus necessitam de mão- de- obra para suprir as necessidades de sua população. Devido a atual crise econômica e de desemprego, algumas medidas foram tomadas para impedir a presença de imigrantes oriundos de paises latinos, africanos e do leste europeu.