Península Balcânica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Marcelo Gandolfi da Silva
Advertisements

Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
Coréia do Norte.
1 - Características gerais:
ESLOVÊNIA.
A descolonização da África
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
CONFLITOS EUROPEUS.
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
O mundo do ponto de vista de Moscou
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
O Mundo Socialista.
O IRA aceitou desmantelar todo o seu aparelho militar em resposta aos apelos do líder do Sinn Féin, Gerry Adams. Agora a luta pela reunificação da Irlanda.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
BALCÃS.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
Organizações Internacionais e Regionais
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Geografia Homem & Espaço Europa - Sociedade
Guerra Fria Guerra Fria
A Declaração de Independência do Kosovo
Alegações da Sérvia.
2ª Guerra Mundial.
PODER PARALELO.
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
REVISÃO DE GEOGRAFIA 2º TRIMESTRE PROVA 02.
A crise no mundo socialista
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Irlanda do Norte e País Basco
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
O NOVO LESTE EUROPEU.
Professor: Abel Edson Miguel
União Européia: Sonho ou Realidade
CONFLITOS NA MODERNIDADE
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Coluna Prestes.
Conflitos Nacionais na África.
CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
Atualidades Temas  O petróleo do pré-sal;  100 anos da imigração japonesa;  Crise dos Estados Unidos;  Kosovo – O mais jovem país do mundo;
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
Europa - Sociedade.
UNIÃO EUROPÉIA.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
A Guerra da Bósnia-Herzegovina
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
CONFLITOS SEPARATISTAS EUROPEUS
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
Iugoslávia 7 etnias 1 nação Mauro Vranjac.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Transcrição da apresentação:

Península Balcânica

Por sua localização,uma região de passagem entre o Oriente e o Ocidente, a península Balcânica sofreu a influência cultural de vários povos. Da Segunda Guerra até os anos 80, os países ali situados passaram pela experiência de governos socialistas.

Fragmentação da Iugoslávia Em 1945, sob a liderança do Marechal Tito, a Iugoslávia torna-se socialista. Na verdade, era uma Federação, com seis repúblicas. Tito mantinha a distribuição de poderes entre as seis repúblicas, para que não surgissem revoltas entre as diferentes etnias.Os presidentes de cada república se alternavam no poder. As seis repúblicas eram : Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia. A maioria da população era de sérvios, que dominavam grande parte dos setores econômicos e as forças armadas. A segunda maior população era de croatas. Em 1991, com Tito já morto, os sérvios impedem o presidente croata de tomar posse. Croácia e Eslovênia, decretam sua independência no mesmo ano. Os sérvios não aceitam e como eram maioria nas forças armadas, iniciam um conflito.

Eslovênia País com melhores índices sócio-econômicos da região. Era a terceira maior população da ex-Iugoslávia. O conflito pela independência foi curto, cerca de 4 meses. Possui maioria de eslovenos em sua população e minorias croatas e sérvios. Como a guerra foi curta, não sofreu muitas perdas materiais e humanas. Em 1992, a então Comunidade Econômica Européia reconhece a independência da Eslovênia.

Croácia Segundo país mais desenvolvido da região. Era a segunda maior população da ex-Iugoslávia. Conta em sua população com maioria de croatas e uma significativa população de sérvios. São de maioria católica. Esta minoria sérvia, deu apoio às tropas sérvias no conflito de separação da ex-Iugoslávia. Na Croácia, o conflito se estendeu por um ano, com grandes perdas materiais e humanas. Em 1992, a então Comunidade Econômica Européia reconhece a independência da Croácia.

Era Sérvia-Montenegro agora.... Sérvia e Montenegro Sérvia Em 1992, após a independência de Croácia e Eslovênia, forma-se um novo país: Sérvia e Montenegro. Após três anos, decidem se separar em um referendo. Os sérvios constituíam cerca de 1/3 da população da ex-Iugoslávia. São de maioria cristã-ortodoxa. Dominavam as melhores terras, era a parcela mais rica da população e dominavam postos chaves nas forças armadas. A Sérvia não aceita a independência da região do Kosovo, de maioria albanesa.

Montenegro Mantém maioria de montenegrinos, mas expressiva minoria de sérvios(32%) na sua população. Ainda não possui uma moeda definida. Usa o Euro( apesar de não ser membro ainda ) . Requereu sua entrada na EU, com forma de receber capital estrangeiro, como forma de amenizar seus problemas econômicos.

Bósnia-Herzegovina È um dos países mais pobres da região. Sua população constitui-se de maioria bósnia ( muçulmanos em sua maioria ), com expressivas minorias de sérvios (31 % ) e croatas (18 %). Guerra : A Bósnia decreta sua independência em 1992. A minoria sérvia não aceita dando início a um conflito de três anos,que deixou cerca de 200 mil mortos e 2,5 milhões de refugiados. Apoiados pela Sérvia, milicianos e mercenários fizeram operações de “limpeza étnica”. O presidente da Sérvia, na época – Slobodan Milosevic – estava preso no Tribunal Penal Internacional na Holanda, respondendo a crimes de guerra. Não foi julgado , pois faleceu antes. Em 1995, foi firmado um acordo de paz, onde estabeleceu-se que tropas da OTAN entrariam no país, onde ainda se localizam. O país continua arrasado pelas consequências da guerra , com economia e infra-estrutura arrasadas.

Macedônia Foi a única república que escapou de conflitos na ex-Iugoslávia.os Obteve sua independência em 1991, sob os protestos da Grécia, que sempre reivindicou este território. Sua população é de maioria de macedônios, com expressiva minoria de albaneses(21%). Espera ser aceita na EU, para impulsionar sua economia.

Kosovo Região ao sul da Sérvia , de maioria albanesa ( 90%). A maioria albanesa, se sente prejudicado com o domínio econômico dos sérvios. Reivindica sua anexação à Albânia. Desde 1999, a região é palco de conflitos entre a população de origem albanesa e as tropas sérvias. A região atualmente é controlada por tropas da ONU.

Voivodina Região ao norte da Sérvia, reúne 26 grupos étnicos e seis línguas oficiais. Sua população é constituída de maioria sérvia ( 65%),húngaros (15%) eslovacos (3 %) ,croatas (3%)e outros grupos minoritários. Apesar de não ter grandes conflitos armados, a região é palco de disputas entre as etnias. É considerada uma região de futuros conflitos étnicos.