IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
O IMPERIALISMO.
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
Imperialismo.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Frente 2 Aula 14 – Imperialismo norte-americano
Conflitos imperialistas:
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO - Profª Adriana Moraes
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
BELLE EPOQUE A REVOLUÇÃO MEXICANA IMPERIALISMO DOS ESTADOS UNIDOS
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
O Imperialismo.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
A Inglaterra e Estados Unidos no século XIX
Multimídia em aulas de História
Imperialismo ou Neocolonialismo
NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
CAP. 2 – Os países hispano-americanos no início do século XX
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CAMPUS I PROGAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID E. E. E. F e M. RAUL CÓRDULA PROFESSORA.
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO RETA FINAL SOMA
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
ESTADOS UNIDOS.
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
Evandro Albuquerque de Andrade
O imperialismo (Neocolonialismo)
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Imperialismo ( Neocolonialismo)
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
Evandro Albuquerque de Andrade
Imperialismo.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
EUA no XIX América Latina.
O Continente americano
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO DO SÉCULO XIX
América Central.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
A ERA DOS IMPÉRIOS.
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
SITUAÇÃO DO PAÍS EM 1860  NORTE INDUSTRIALIZADO E PROTECIONISTA;  SUL AGRÁRIO, ESCRAVOCRATA E LIVRE- CAMBISTA;  ELEIÇÃO DE ABRAHAM LINCOLN – PROMESSA.
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX.
Ingleses na América.
Prof. Natania A Silva Nogueira
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo);
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca [...].” MESGRAVIS, Laima. A colonização da África e da Ásia: a expansão do imperialismo europeu no século XIX. São Paulo: Atual, 1994. p.4. (História geral em documentos).

O Imperialismo No século XIX, as potências capitalistas, como EUA, Europa e Japão, entraram em uma disputa por colônias ou áreas de influência na Ásia, África, América Latina e Oceania. Esse fenômeno é chamado de imperialismo ou neocolonialismo (para diferenciar do colonialismo europeu dos séculos XVI e XVII).

O principais fatores do imperialismo praticado no século XIX pelas grades potências foram: a busca por mercados produtores de matérias- primas (carvão, ferro, cobre, etc.); ampliação do mercado consumidor; Status: os governos das grandes potências apoiavam a conquista de terras e povos em outros continentes e depois usavam essas ações imperialistas para se autopromover e despertar o “orgulho nacional” entre os cidadãos; locais para investimento de capitais; mão-de-obra mais barata.

Justificativas: Missão Civilizatória/Fardo do Homem Branco; Darwinismo social; Missão Civilizatória/Fardo do Homem Branco; A presença da Igreja.

Tipos de controle: Colônias – Domínio total do colonizador sobre o colonizado. Ex: Índia, Argélia, Congo e África do Sul. Protetorados – Envolve acordos com o país dominado. Os governos são exercidos pelas elites locais, porém sofrem intensa influência das potências imperialistas que constroem, inclusive, bases militares nessas áreas. Ex: Marrocos. Áreas de influência – Não há um governo plenamente controlado pelas grandes potências. Há pouca ou nenhuma presença militar nessas áreas. Ex: China e Japão.

O imperialismo na África Conferência de Berlim (1884-1885) Definia a partilha da África em áreas de domínio europeu. Além disso, estabelecia: o estabelecimento de fronteiras artificiais; o livre comércio na bacia do Congo e do Níger; regras e critérios para anexação de territórios. Ex: A posse de um território seria reconhecida mediante o estabelecimento de um protetorado ou de algum tipo de autoridade sobre ele.

O imperialismo norte-americano Alvos básicos: América Central e Ásia Doutrina Monroe (“América para os americanos”) Corolário Roosevelt (Presidente Theodore Roosevelt) Política do “Big Stick” (grande porrete) Intervenções militares na América Latina. Diplomacia do dólar Exemplos: CUBA (1898) “auxílio” na guerra de independência contra a ESP. Emenda Platt (constituição cubana) – direito de intervenção na ilha Baía de Guantánamo (área de 117 km na ilha)

PANAMÁ (1903): Estímulo ao movimento separatista em relação à Colômbia. Direito de conclusão das obras do canal interoceânico do país. Exploração do Canal do Panamá livre durante todo o século XX. NICARÁGUA: Intervenção militar no país de 1909 a 1933

A POLÍTICA DO BIG STICK: A América não é dos americanos? Claro que é! Mas vocês são sul-americanos...

Conseqüências do Neocolonialismo: Desestruturação de sistemas produtivos locais. Fome endêmica, miséria crônica. Submissão econômica das regiões dominadas. Agravamento de conflitos regionais. Desenvolvimento de nações industrializadas. Disputas imperialistas. I Guerra Mundial