Animais invertebrados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao estudo dos grupos animais
Advertisements

MOLUSCOS.
MOLUSCOS.
Filo Mollusca (Moluscos)
Filo Molusca (Moluscos)
Vertebrados e Invertebrados
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
Moluscos.
Crustáceos e Aracnídeos
Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Moluscos Isadora Valente Joana Demori João Pedro Lacerda
Animais Invertebrados
Professor(a): Eliana Salgado
Animais Invertebrados
Animais Invertebrados Nematódeos
Animais Invertebrados
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Isabela Figueiredo nº 17, Camila Costa nº 8 e Anna Clara nº 4
Crustáceos Amanda Petrillo Ana Luiza Petacci Carolina Cunha 7M3.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Grupo: Amanda Galindo, Isabella Fulton e Sophia Ribeiro
Moluscos.
Cnidários Animais invertebrados
Ciências 7º Ano Profª: Gleice.
Grupo:Ana Luiza Marques,Pedro Laier, Mário Angelo Bittencurt Turma:7m1
Animais Invertebrados Filo: Poríferos
ANIMAIS INVERTEBRADOS NEMATÓDEOS
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
Animais invertebrados Platelmintos (platyhelminthes) Equipe: Filipe Hanszmann, Laís Azevedo, Nina Hotz, Paula Felix Turma: 7M2 Professora: Lana Salgado.
Nematódeos Luiza Coutinho, Rodrigo Decnop, Luiz Fernando
Fernanda, Laís e Mariana Cidaco 7m1 Profª Lana
Animais invertebrados
Grupo: Marcelly Vieira (28) Constanza Felício (13) Daniela Vaz (16)
Animais invertebrados
Animais Invertebrados Moluscos
Animais Vertebrados e Invertebrados.
Filo dos Moluscos.
Lulas, polvos, caracóis,lesmas, ostras e mexilhões
Professora Fernanda Landim
Répteis Características.
REPRODUÇÃO.
Moluscos Aula 21.
TRABALHO DE: GABRIEL DAVID JOAO VITOR TORRES PEDRO FEITOSA 7M3
REPRODUÇÃO.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
Lulas, polvos, caracóis,lesmas, ostras e mexilhões
MOLUSCOS ANELÍDEOS ARTRÓPODES
Animais de corpo mole.
Platelmintos Gabriel Dantas 17 Milena Amaral 31 7M2.
Reino, filo e significado
Ciências - professora Vanesca
Animais Invertebrados Equinodermos
MOLUSCOS.
Animais invertebrados
Animais invertebrados Poríferos Grupo: Arthur Souza Gabriel Justo Natália Neves Professora: Lana Turma: 7M2.
PLATELMINTOS Platyhelminthes Animais Invertebrados
Invertebrados: moluscos
NOME:CLARA GUERRA, FLAVIA ROSA, RENATO MANZINI E JOAO PEDRO SEPULVIDA
Animais invertebrados Molusco
Animais Invertebrados
Julio Henrique nº:13 Pedro Gonzalez nº:28
Profª Reisila Mendes Filo Mollusca
REINO ANIMALIA REINO ANIMAL.
Trabalho de Biologia Filos – Reino Animalia.
Crustáceos Reino: Reino: Animalia Filo: Arthrópoda Classe: Crustáceos
Filo Anelídeos CAP. 48 SETOR B.
Filo Mollusca Componentes: João Emmanuel Wesley Vicente Siderley Wendell.
Miriápodes Alunos: Gabriel Benevides-18° Gabriel Monteiro-19°
Transcrição da apresentação:

Animais invertebrados Moluscos Equipe: Clara Mocarzel, Luana Saud, Raphael Sepúlvida, Raul Abi-Abib Professora: Lana Salgado Turma: 7M2 Ano: 2013

Moluscos Os moluscos são seres vivos invertebrados que pertencem ao reino animal. Significado de Molusco: s.m. Terceira grande classe do reino animal, que compreende seres de corpo mole, quase sempre recoberto por uma concha calcária. Alguns são dotados de movimento. Quase todos os moluscos são ovíparos e muitos são hermafroditas. No filo Mollusca encontram-se cerca de 50.000 espécies vivas e 35.000 espécies fósseis, fazendo deste filo o segundo maior em número de espécies. A característica principal deste grupo é a constituição destes seres por um corpo mole. Os animais invertebrados não apresentam coluna vertebral nem crânio.

Reprodução A reprodução dos moluscos é sexuada. Os espermatozoides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea. A fecundação pode ser externa onde o macho solta o espermatozoide e a fêmea o óvulo, os dois juntam dando origem ao indivíduo ou a reprodução interna onde o espermatozoide é liberado no corpo da fêmea. Os moluscos apresentam grande variedade de processos reprodutivos. O caracol tem que acasalar para haver a fecundação. Para pôr os ovos, o caracol escava um buraco na terra. Ele coloca cerca de 60 a 150 ovos. Em seguida,  o caracol cobre o buraco. Quando se dá o nascimento dos ovos,  o caracol nasce já formado com uma  casca. Fica no seu "ninho" durante  alguns dias, alimentando-se  dos resíduos  orgânicos e dos restos dos ovos.

Alimentação e relação com o ser humano e ambiente Os moluscos podem ser herbívoros, carnívoros, detritívoros e parasitas. A alimentação varia conforme a espécie. Os moluscos de terra são herbívoros; Os moluscos com duas conchas se alimentam de organismos microscópicos e alguns moluscos se alimentam de outros moluscos. Muitas espécies são utilizadas como alimento e a “tinta” usada por polvos como defesa era bastante usada em canetas de artistas. Alguns moluscos podem perfurar cascos de navios e âncoras de madeira, devastar plantações e jardins. Possuem grande importância econômica pois podem ser utilizadas na fabricação de pérolas.

Características, modo de vida e curiosidades O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra. A pérola, produzida pelas ostras, forma-se quando um corpo estranho invade a concha do animal e fixa-se. Para se defender, a ostra envolve a partícula em camadas de substancias calcarias. Forma-se então a pérola. Os moluscos são animais predominantemente marinhos e de vida livre, podendo, inclusive viver fixos ou enterrados. Muitos moluscos tem conchas externas, que servem de proteção ao animal, mas durante o processo de evolução, a concha de alguns moluscos se modificou: nas lulas, por exemplo, ela é interna, em outros, como nos polvos e nas lesmas, ela desapareceu.  

Perguntas As ostras são responsáveis pela produção da pérola. Explique como isso acontece: O que aconteceu com as conchas presentes nos moluscos no processo evolutivo? A reprodução do molusco é assexuada ou sexuada?

Respostas A pérola é produzida quando um corpo estranho (grão de areia), fixa-se na concha. Para sua defesa, a ostra envolve a partícula em camadas de substancias calcarias produzidas pelo manto, essas são depositadas em camadas formando a pérola. Durante o processo de evolução, a concha de alguns moluscos se modificou: nas lulas, por exemplo, ela é interna, em outros, como nos polvos e nas lesmas, ela desapareceu.  

Bibliografia http://www.ipmalac.org/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=13 https://www.google.com.br/#q=caracol http://www.dicio.com.br/molusco/ http://www.brasilescola.com/animais/invertebrados.htm http://www.vivaterra.org.br/moluscos.htm http://www.brasilescola.com/biologia/moluscos2.htm http://www.guiaguaruja.com.br/nossasbelezas/meioambiente/esquemamolusco.htm http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biomoluscos.php (barriga) http://www.escolakids.com/moluscos.htm