Classificação biológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação e Nomenclatura dos seres vivos
Advertisements

Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc
A classificação biológica
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Microbiologia Aplicada
A classificação biológica
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Como classificar os seres vivos?
O que é BIODIVERSIDADE?.
Taxonomia.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
O que você deve saber sobre
Biologia estuda os seres vivos
Classificação dos Seres Vivos
Classificação dos seres vivos
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
TAXONOMIA E REINOS.
TAXONOMIA SISTEMÁTICA
NOMENCLATURA Nome científico: Idioma: Latim (pelo fato de ser uma língua morta, não sofreria modificações) Sistema Binomial:   São usados apenas 2 categorias.
Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc
Categorias Taxonômicas
SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
A classificação biológica
Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho
Introdução a Sistemática
Classificação dos seres vivos
Classificação Biológica
Classificação dos Seres Vivos
Sônia Lopes.
OS CINCO REINOS DE SERES VIVOS REINO MONERA
Classificação dos seres vivos
Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Classificação dos seres vivos
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Biodiversidade Ana Clara Ciências.
Filogenia e Árvore da Vida
A classificação biológica
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação Biológica
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Como classificar os seres vivos?
Reino ANIMaLIA Trabalho realizado por: Catarina Araújo nº2
Cursinho Vitoriano Prof. Bruna M. Ferraz Frente: Zoologia.
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
A Classificação da Vida TAXONOMIA
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Regras de Nomenclatura
Sistemática e calssificação biológica
Taxonomia O que é e sua importância?
SERES VIVOS Scheilla Bastos.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
TAXONOMIA
Sistemática Filogenética ou Cladística Distingue-se de outros sistemas taxonômicos(de classificação) porque seu foco está na evolução, e não na simples.
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
Classificação dos Seres Vivos
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Aulas 29, 30 e 31 Prof. Alan Alencar.
Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus
BIOLOGIA I.
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Centro de Ensino Médio Oscar Galvão Disciplina: Biologia EJA 2º etapa
Show da BIO Profº Eberton.
Classificação dos Seres Vivos
CLASSIFICACÃO DOS SERES VIVOS
Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas Biologia II
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
A classificação biológica
Prof. Reginaldo Rossi Colégio Einstein Colégio Einstein Prof. Reginaldo Rossi.
BIOLOGIA CELULAR.
Categorias taxonómicas Nomenclatura Reinos dos seres vivos
Transcrição da apresentação:

Classificação biológica O ramo da Biologia que estuda a diversidade dos seres vivos (biodiversidade) é a Sistemática. Este campo de estudo tem como objetivo: 1 – descrever a diversidade biológica; 2 – desenvolver critérios para a organização e classificação dos seres vivos; 3 – entender quais os processos que levam a gigantesca biodiversidade do nosso planeta. - Para expor os resultados de seus estudos, a Sistemática utiliza como ferramenta a Taxonomia. - A taxonomia é um sistema utilizado para organizar os seres vivos em diferentes categorias hierárquicas, denominadas coletivamente de categorias taxonômicas ou táxons.

Classificação biológica Os métodos de classificação dos seres vivos começam a ser melhor definidos a partir do século XVIII, quando Carl von Linné (Lineu) sugere critérios eficientes para tal classificação. Basicamente, as principais contribuições de Lineu nessa área foram: 1 – Definição de critérios mais relevantes para a classificação dos seres vivos, principalmente os de natureza estrutural e anatômica. 2 – Desenvolvimento de um sistema de nomenclatura binomial (explicado em aula). Para mais detalhes, consultar a pg. 237 e 238 do livro-texto de biologia.

Classificação biológica Categorias taxonômicas ou Táxons: REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE “O Rei Filósofo Classificou Ordinariamente a Família do General Esperidião” ANIMAL CORDADOS MAMÍFEROS CARNÍVORA CANÍDEOS Canis Canis familiares

Classificação biológica Categorias taxonômicas ou Táxons: REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE “O Rei Filósofo Classificou Ordinariamente a Família do General Esperidião” ANIMAL ARTRÓPODES ARACNÍDEOS ESCORPIONES BUTÍDEOS Tityus Tityus serrulatus

Classificação biológica De acordo com essa analogia: - O que seria o sala (ou escritório)? Filo Cordados. - O que seria o prédio (ou departamento)? Reino Animal

Classificação biológica Atualmente, muitas evidências sustentam que a biodiversidade resulta de um processo evolutivo no qual todas as espécies compartilham ancestrais comuns (por exemplo, a semelhança entre esqueletos fósseis e esqueletos de seres atuais) . Esses ancestrais não estão mais vivos, mas teriam dado origem aos seres vivos atuais. Existem formas de representar o parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos. A mais usada é um diagrama com nome de “árvore filogenética” ou filogenia (pg. 239 e 240 do livro-texto).

Classificação biológica Na arvore filogenética, o ponto em que um ramo se divide – geralmente de forma bifurcada - indica a espécie que teria dado origem às espécies mais recentes, ou seja, a espécie ancestral. presente CLASSE tempo passado

As espécies atuais ficam sempre na ponta da filogenia. Classificação biológica As espécies atuais ficam sempre na ponta da filogenia. presente CLASSE tempo passado

Classificação biológica

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - A classificação dos seres vivos em Reinos distintos sofreu, ao longo das últimas décadas, algumas alterações. - Isso pode ser explicado, em parte, pelo avanço das técnicas de análise das estruturas que constituem os seres vivos. Assim, seres que pareciam de um mesmo grupo – por exemplo, algas multicelulares e certas plantas aquáticas – foram agrupados em Reinos diferentes. ALGA PLANTA

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - A classificação dos seres vivos em Reinos distintos sofreu, ao longo das últimas décadas, algumas alterações. - Isso pode ser explicado, em parte, pelo avanço das técnicas de análise das estruturas que constituem os seres vivos. Assim, seres que pareciam de um mesmo grupo – por exemplo, algas multicelulares e certas plantas aquáticas – foram agrupados em Reinos diferentes. - A classificação que adotaremos foi proposta por Robert H. Whittaker em 1969 e complementada por Lynn Margulis e Karlene Schwartz em 1980. Tal classificação propõe a classificação dos seres vivos em 5 Reinos:

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: REINO MONERA REINO PROTOCTISTA REINO FUNGI REINO PLANTAE REINO ANIMALIA

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO MONERA - Inclui todos seres vivos unicelulares procariontes (portanto microscópicos), autótrofos ou heterótrofos: as bactérias.

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PROTOCTISTA - Inclui seres vivos com características e origens evolutivas muito distintas, razão pela qual este Reino recebe muitas críticas da comunidade científica. - Existem várias propostas para a reorganização deste Reino, mas nós utilizaremos a que esta mais difundida no momento, inclusive em termos de vestibular. - Os seres protoctistas são subdivididos em 2 grupos: Protozoários: todos unicelulares, eucariontes e heterótrofos. Algas: seres unicelulares e multicelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PROTOCTISTA Protozoários: todos unicelulares, eucariontes e heterótrofos

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PROTOCTISTA Algas: seres unicelulares e multicelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO FUNGI - Inclui todos os fungos, seres que podem ser unicelulares ou multicelulares, eucariontes e heterótrofos.

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PLANTAE - Inclui todas as plantas, seres multicelulares, eucarióticos e autótrofos fotossintetizantes. Além disso, todas as plantas apresentam tecidos (grupo de células especializadas em uma função) e, na época de reprodução, desenvolve-se um embrião multicelular maciço, que se alimenta da planta genitora (“planta mãe”). - Devido à estas duas últimas características (presença de tecidos e de embrião), as algas multicelulares não devem ser classificadas como plantas, já que não possuem tais atributos.

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PLANTAE

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO ANIMALIA - Inclui todos ao animais, seres multicelulares, eucarióticos e heterótrofos. Uma das características mais típicas dos animais é um estágio embrionário chamado blástula, uma esfera oca de células embrionárias que se forma logo nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário.

Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO ANIMALIA

Classificação biológica Vírus Seres que não apresentam constituição celular (acelulares). Por esta razão, não estão incluídos em nenhum dos Reinos de seres vivos (leitura da pg. 109 – “Teoria Celular”) Em geral, constituem-se de ácidos nucleicos (DNA ou RNA) envolvidos por uma capa de proteínas. São parasitas intracelulares obrigatórios e, fora das células, são completamente inertes (não apresentam metabolismo próprio e não se reproduzem). Contudo, uma vez dentro das células, podem apresentar alto metabolismo e taxa de reprodução.

Classificação biológica Vírus