Calendários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
O Fenômeno religioso Islã
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Calendário Ocidental Por Sílvia Ribeiro Calbo.
Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
TRÍDUO PASCAL.
Módulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem? ATIVIDADE.
O que pesquisa o historiador
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
APRENDENDO A MEDIR O TEMPO
A Arábia e os árabes A península Arábica:
Prof. Everton da Silva Correa
A Divisão do Tempo A História é a sucessão dos acontecimentos através do tempo, obedecendo uma ordem cronológica. Para estudá-la, é necessário analisar.
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
A páscoa.
A PÁCOA PARA OS CRISTÃOS É A MAIOR E A MAIS IMPORTANTE FESTA DO CRISTIANISMO.
Carnaval, pascoa e Astronomia?
O ANO LITÚRGICO..
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
A História do Calendário!.
Símbolos da Páscoa.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
ADVENTO A Caminho do Natal
Feliz Páscoa.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
PÁSCOA.
NATAL.
Páscoa.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
Feliz Páscoa.
Pêssach é um feriado judaico de origem bíblica com oito dias de duração. Marca o nascimento dos judeus como um povo há mais de anos, e também seu.
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Feliz pascoa.
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Feliz Páscoa. A páscoa para os cristãos é a maior e a mais importante festa do cristianismo. Na páscoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus cristo.
PÁSCOA.
Tempo: calendários.
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
O TEMPO EM HISTÓRIA.
16 Tem Cristo Uma Igreja? A Bíblia Fala.
QUE TEMPO É ESSE QUE VIVEMOS?
LIÇÃO 4 A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA
Projeto “Páscoa do Amor”
Felizes os convidados Catequese 15.
Nomes: Carla e Júlia Turma:501b Professora:Nelaine.
CATEQUESE COM ADULTO.
A Páscoa A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde.
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização interna da Bíblia

Transcrição da apresentação:

Calendários

1. Tipos de Calendários Existem diversos tipos de calendários que são utilizados no mundo todo. Como exemplo temos os calendários: gregoriano (cristão), mulçumano, romano, babilônico, hindu, judaico, grego, egípcio, chinês, entre outros.

Calendário Gregoriano (cristão) O calendário cristão tem como ponto de referência, a escolha do nascimento de Jesus. Neste calendário, está também incluso as festas religiosas móveis, definidas a partir da Páscoa. Os períodos e acontecimentos anteriores ao nascimento de Jesus passam a ser datados com a sigla a.C. (antes de Cristo) e contados de trás para a frente e os períodos e acontecimentos posteriores com a sigla d.C (depois de Cristo). O Calendário Cristão é hoje o calendário quase universal, pelo menos como paradigma nas relações internacionais. O dia santificado é o domingo.

Calendário Mulçumano O calendário mulçumano tem como ponto de referência a data da Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622 (no calendário cristão). Os muçulmanos consideram o pôr-do-sol o começo de um novo dia. O dia santificado é a sexta-feira.

Calendário Judaico O calendário judaico tem como ponto de referência quando Abraão e sua tribo dirigem-se para Canaã (terra prometida) no ano de 3761 a.C. (no calendário cristão) Assim como os muçulmanos, os judeus consideram o pôr-do-sol o começo de um novo dia. O dia santificado é o sábado.

2. Sugestões q

3. Exercícios 1. O Brasil foi descoberto no ano de 1500 no calendário cristão. Essa data corresponde há quais anos nos calendários judaico e mulçumano? R: Corresponde ao ano de 878 no calendário mulçumano e ao ano de 5261 no calendário judaico. 2. Em que ano nós estamos no calendário judaico e mulçumano? R: Nós estamos no ano de 1387 no calendário mulçumano e no ano de 5770 no calendário judaico.