Glândula tireóide.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Sistema Endócrino.
Fisiologia do Exercício
Sistema Endócrino.
TIREÓIDE É controlada pelo hormônio tireoestimulante (TSH) da adenohipófise Origina-se de uma envaginação do assoalho da faringe Situada na face anterior.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
Cálcio Levimar Rocha Araújo.
União Espírita Caminho da Luz
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Glândulas endócrinas.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Glândulas e Hormônios Prof.César Lima
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
TECIDO EPITELIAL GLANDULAR
Salivares, Sudoríparas,
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
Sistema Endócrino e Nervoso
Sistema Endócrino Objetivos da aula
As glândulas endócrinas
SISTEMA ENDÓCRINO Prof: Dedé.
SISTEMA ENDÓCRINO AFECÇÕES 11/1/2013.
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino.
Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Pré-vestibular Frei Seráfico
Sistema Endócrino.
ADRIANA ROCHA DE OLIVEIRA MARIA JOSEMARA DE OLIVEIRA SOUSA
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS.
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Lourenzo Brito.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Profa. Rubia Bueno da Silva
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
Disciplina de Fisiologia
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Nervoso – parte 3
SISTEMAS DE COORDENAÇÃO. COORDENAÇÃO ENDÓCRINA OU HORMONAL. GLÂNDULASAgrupamento de células ou órgãos especializados na produção e na eliminação (secreção)
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
Transcrição da apresentação:

Glândula tireóide

GLÂNDULA TIREÓIDE Introdução A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Localiza-se no pescoço, e encontra-se apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traqueia.

Conceitos importantes A glândula tireóide é responsável pela produção de dois hormônios: triiodotironina (T3) , tiroxina (T4) e calcitonina. Tem forma de H e é constituída por dois lobos unidos por um istmo. Tem cor vermelha escura. Está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo. A tireóide é um órgão muito vascularizado, rica em capilares sanguíneos e linfáticos. O seu suprimento sanguíneo é através das artérias tireóideas superiores.

T4 E T3 TRIIODOTIROXINA E tiroxina TIROXINA - É de exclusividade da glândula tireóide secretada em uma orem de 80ug dia na circulação . Com uma média de vida 7-9 dias seus níveis plasmáticos variam de 4,5 a 13,0ug/dl no sangue. TRIIODOTIROXINA – É o segundo produto produzido pela tireóide. Em condições normais é liberado na circulação em ordem de 0,5 nd/dia. Com uma meia vida de 36 a 72 horas.

A principal função da glândula tireóide é a produção de hormônios tireoidianos, T3 e T4. A produção destes hormônios é feita após estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSG. Junto com a tireóide existe uma outra glândula chamada paratireóide, que é responsável pela produção do hormônio paratormônio que tem como função regular o cálcio plasmático.

Principal Função T3 e T4 - Aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, à maturação e ao desenvolvimento. Calcitonina - Outro hormônio secretado pela tireoide, participa do controle da concentração sanguínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sanguíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.

Doenças da tireóide Hipertireoidismo Caracteriza pela hiperfunção da glândula tireóide com consequente tirotoxicose, ou seja, o aumento dos hormônios T3 e T4. Os hormônios tireoidianos são importantes a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano. Em excesso, estimula o metabolismo causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobre dose de epinefrina (adrenalina). Podem ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores.

Hipotiroidismo O hipotiroidismo é uma condição decorrente da baixa produção de hormônios pela glândula tireóide: tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Em recém-nascidos O hipotiroidismo costuma ser mais grave podendo impedir o desenvolvimento inadequado de todo o corpo, assim como: no cérebro. Com deficiência mental irreversível, déficit de crescimento, surdez, na fala, motora entre outras sequelas. Regulam funções cardíacas, gastrointestinais e neurológicas, além de atuarem na reprodução e no crescimento celular.

Fim