1ª LEI DE MENDEL. Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genética 1º Lei de Mendel.
Advertisements

Leis de Mendel.
Lei de Mendel (Mendelismo)
O gene: herança e evolução
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética.
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética 1º Lei de Mendel.
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
Genética 1º Lei de Mendel.
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Capítulo 3 - Hereditariedade
1ª lei de Mendel Mas porque ervilhas? Fácil cultivo.
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Genética: 1ª Lei de Mendel
Apresentação de biologia
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Lei da Segregação Genética.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
1ª Lei de Mendel Questão 1: Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte.
PRIMEIRA LEI DE MENDEL Prof. Marcelo C.
Genética Molecular Centro de Ciências Exatas e da Natureza
GENÉTICA 1º Lei de Mendel
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
HEREDOGRAMA Diagrama, semelhante a uma árvore genealógica,
GENÉTICA.
GENÉTICA Prof. Branca.
Atividades sobre Monoibridismo (1ª lei de Mendel)
Atividades sobre Diibridismo (2ª lei de Mendel)
PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE II)
Genética e genes: A herança de uma característica
HEREDITARIEDADE Página 160.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Professor: Guilherme Vieira
Noções básicas de hereditariedade
Estuda a transmissão do material genético ao longo das gerações.
Genética 1º Lei de Mendel Profº: Nillrobson de Sousa Gualberto.
Exercícios de Biologia
Genética e Evolução Leis de Mendel Profa Camilla Franca.
Genética Segunda Lei de Mendel Cap. 08 – pág. 165 Prof. Lourenço.
Professora Luciana Ramalho 2018
Professora: Luciana Ramalho 2018
Revisão - Biologia Leis Mendelianas - Genética
Leis de Mendel.
Genética Prof. Guilherme.
O que você deve saber sobre
Leis de Mendel.
INTERAÇÃO GÊNICA Gene A Gene B Enzima 1 Enzima 2
Primeira Lei de Mendel Prof. Lourenço
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
Biologia Tema: Genética: 1ª e 2ª lei de Mendel Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel.
GENÉTICA 2ª Lei de Mendel PROF: ADEMIR JR.. Genética: 2ª Lei de Mendel Todas as sementes produzidas na geração F 1 eram amarelas e lisas (VvRr) 2ª Lei.
Transcrição da apresentação:

1ª LEI DE MENDEL

Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como os filhos eram parecidos, porém, não idênticos aos seus pais?

Quem é Mendel ?

Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmissão hereditária de várias características.

Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje são base para os estudos genéticos.

1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

O por que Mendel usou ervilhas ? Planta de fácil cultivo e desenvolvimento em curto período; Produção de muitas sementes; Rápido ciclo reprodutivo; Facilidade de controlar a fecundação das plantas; Capacidade de realizar autofecundação

Ao observar a cor das sementes, Mendel percebeu que a linhagem de sementes amarelas sempre produziam 100% dos seus descendentes com sementes amarelas. E o mesmo acontecia com as sementes verdes.

Geração parental: Plantas puras que realizam cruzamento. F1: primeira geração filha. Representada por indivíduos heterozigotos para alguma característica e que manifestam somente um caráter. F2: segunda geração de sementes, resultante da autofecundação dos representantes da F1.

Nos organismos, as dois “fatores” para uma certa característica podem ser iguais (VV ou vv) ou diferentes (Vv). Os iguais são considerados puros ou homozigotos e os diferentes, híbridos ou heterozigotos. Se os organismos Vv possuem sementes amarelas, ocorre dominância no “fator” para a cor amarela e recessividade no “fator” para a cor verde.

I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par. II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par. III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as): a) cromossomos. b) genes. c) RNA. d) espermatozoides. e) fenótipos.

Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino?

Como a mãe da garota era albina, podemos concluir que ela apresenta um gene recessivo para o albinismo. Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa. Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%.

Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta (característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca. Ao observar esse fato, podemos afirmar que: a) Os pais do rato branco são heterozigotos. b) Os pais do rato branco são homozigotos. c) O rato branco é heterozigoto. d) O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas no fenótipo. e) É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.