TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
Sudeste.
A ocupação da América e do Brasil
MISSÕES JESUÍTICAS.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
GEOGRAFIA PROF. LEANDRO.
Roteiro dos Bandeirantes
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
PARANÁ.
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
Aula 1 – A origem do Estado do Paraná
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Guaíra: Cidade do Quilombo
Brasil Colonial: a expansão para o interior.
PERÍODOS DAS CAPITANIAS
UEPG – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território.
Parque Estadual do ibitipoca-mg
PROJETO Restaurante / Pizzaria
Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:
LINHA PINHÃO CURITIBA – 321 ANOS
Pré-História do Brasil
Análise dos Segmentos Turísticos do Paraná
TURISMO DE SOL E MAR NO PARANÁ
50 Anos de Proteção ao Patrimônio no Paraná
Vestígios Arqueológicos
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
Plano Estratégico Regional de Turismo
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
Aspectos históricos. CONQUISTA E POVOAMENTO Primeiro núcleo de povoamento da região: Vila de Paranaguá em 1649; Até fins do século XVI: apenas populações.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
Semana Cultural do Servidor
Expansão e ouro na América portuguesa
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
Pré-História Supervisora: Maria Helena
Nem tudo que reluz é ouro.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
TURISMO RURAL BRASIL.
Metade do século XVIII Início do século XIX Década de 20 do século XX.
HISTÓRIA DO PARANÁ.
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
O PARANÁ E A PRODUÇÃO DE MATE
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
TURISMO FERROVIÁRIO NOMES:Aline,Hemerson,Luiz Felipe,Patricia,Sara NUMEROS:01,18,27,31,34 1 ano B.
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
Sudeste.
Copa do Mundo Turma 33.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
S T Q S D JANEIRO CALENDÁRIO DO ARTESANATO
Hotel Portal de Lençóis Aeroporto de Lençóis.
ÁRVORE -Rua das Palmeiras- As palmeiras foram plantadas em 1873, para dar acesso à residência de verão dos Príncipes de Joinville, um casarão de 1870,
GUARTELÁ ECOTURISMO Agência de Turismo Receptiva Desde 2005
O Brasil foi descoberto ou construído?
BOM JESUS DOS PERDÕES.
Roteiro Turístico Caminhos da Mata Atlântica
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
TRABALHO DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROFESSORAS: TÂNIA E CLAUDIA ROSAS TURMA 22.
Gente da Terra: Guarani Professora Hilda Beatriz Dmitruk.
Descobrindo informações no mapa. Leitura de mapa  Qual é o título do mapa?  O mapa apresenta uma escala? Qual é?  O que é a escala no mapa?  O que.
História de Porto Seguro A Historia do Brasil tem início em Porto Seguro. Em 22 de Abril de a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou pela.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Apresentação II PRODETUR - SUL CAROLINE BECKER FERNANDA CARNEIRO SIMONE SANTOS.
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Descobrindo informações no mapa. Leitura de mapa  Qual é o título do mapa?  O mapa apresenta uma escala? Qual é?  O que é a escala no mapa?  O que.
Continente Ilha Um pouco de história: Civilizações Pré-Cabralinas Florianópolis Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores.
Transcrição da apresentação:

TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ Cecilia, Guilherme, Júlia e Lara

ANÁLISE DO TURISMO HISTÓRICO SEGUNDO O SITE DA SECRETARIA DE TURISMO DO PARANÁ Ameríndios e pinturas rupestres Índios (tupi-guaranis) Colonização espanhola (Província de Vera ou Guayrá) Sítios Arqueológicos (sambaquis): pinturas rupestres (Escarpa Devoniana, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Sengés), visitas orientadas Principais cidades (link para o site da prefeitura) Museus.

EXPLORAÇÃO DO TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ As principais cidades históricas do Estado – Paranaguá, Antonina, Morretes, Lapa, Tibagi e Castro – exploram seu potencial turístico principalmente através de festas tradicionais, como a festa de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, mas carecem de uma programação direcionada a atender a demanda interessada na história local. Outra opção utilizada pelas cidades para aproveitar o potencial turístico da região são os museus, memoriais, parques históricos e imóveis tombados como reminiscências vivas de outros séculos. Também são realizadas visitas orientadas de exploração a fazendas e unidades de conservação que guardam em si alguns vestígios das antigas civilizações bem como os sambaquis e pinturas rupestres em cavernas

PRODUTOS, ROTEIROS E SERVIÇOS TURÍSTICOS NENHUM dos roteiros disponibilizados no site da SETU trabalha com o segmento “TURISMO HISTÓRICO”, porém os roteiros trabalhados pelo segmento “TURISMO CULTURAL” utilizam-se destes atrativos históricos. ROTEIROS COMERCIALIZADOS: Eco-tour Histórico pela Baía de Antonina: Regiões turísticas: Metropolitana de Curitiba e Litoral. Segmentos: Turismo Cultural, Ecoturismo e Turismo Náutico.

Trekking no Caminho do Itupava (Curitiba- Itupava): O calçamento original de pedras que foram colocadas pelos indígenas sob ordens dos jesuítas foi recuperado e em certos trechos foram construídas pontes para facilitar o deslocamento. Trem turístico e Morretes (Curitiba- Morretes): . Saída em Trem para Morretes às 08:15 e chegada em aprox. às 11:15. Tempo de visitar a cidadezinha com seu casario colonial, mercado de artesanato, igrejas, seguido de almoço às margens do rio Nhundiaquara. Ali será servido o barreado, prato típico do litoral paranaense.

Roteiro dos Imigrantes: COOPTUR Witmarsum, em Palmeira; Agrária, em Entre Rios, e CAMP (Cooperativa Agrícola Mista), em Prudentópolis - que fazem parte da rota eslavo- germânica - e as cooperativas Batavo, em Carambeí; Castrolanda, em Castro, e , em Arapoti, que formam a rota holandesa Castrolanda – Memorial da Imigração Holandesa, O Moinho (maior moinho fora da Holanda, Museu “Casa do Imigrante Holandês”, Grupo Folcórico.

Outros atrativos históricos explorados PARANÁ ESPANHOL: Parque estadual de Vila Rica – Fênix Ruínas da Redução Jesuíticas de Santo Inácio Mini.

16 municípios: entre eles Tibagi, Castro, Carambei. ROTA DOS TROPEIROS 16 municípios: entre eles Tibagi, Castro, Carambei. Produto turístico ainda sendo formatado para comercialização (Agência de Desenvolvimento da Rota dos Tropeiros) Dividido em 4 segmentos: História e Cultura, Fé e misticismo, Natureza e Aventura, Saúde e Bem-Estar

Principais atrativos histórico-culturais: Casa da cultura (Arapoti), Vila de São Luiz do Purunã (Balsa Nova), Casa da Memória (Carambeí), Centro Histórico de Castro, Colônia Castrolanda (Castro), Museu do Tropeiro (Castro), Fazenda Capão Alto (Castro), Palacete Conde Francisco Matarazzo (Jaguariaíva), Centro Histórico (Lapa), Museus Histórico de Palmeira, Museu de Witmarsum (Palmeira), Parque ecoturístico São Luiz de Tolosa (Rio Negro), Centro Histórico (Tibagi), Museu Histórico “Desembargador Edmundo Mercer Júnior (Tibagi).

CICLO DA ERVA MATE Museu do Mate Lapa

PRINCIPAIS CIDADES TIBAGI: a melhor cidadezinha do Brasil Colonização devido as pedras preciosas, como diamante e ouro. Formação de um povoado na região do Tibagi somente foi tentada na última década do século XVII. Principais Atrativos Históricos Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior Palácio do Diamante Museu do Garimpo

Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior Palácio do Diamante

ANTONINA A cidade viveu sua fase áurea durante o Ciclo da Erva-Mate. Hoje, construções atraem milhares de turistas.

MORRETES: Principais Atrativos Históricos: Porto de Cima - povoado situado ao pé da Serra do Mar. Foi um grande centro cultural, berço de ilustres personalidades paranaenses. Atualmente possui praia fluvial, área para acampamento e pousada Casa Rocha Pombo - uma homenagem a Rocha Pombo, que, nascido em Morretes, tornou-se uma das maiores expressões paranaenses como historiador, escritor, professor e político. Atualmente a casa funciona como um centro cultural

CARACTERISTICAS DO SEGMENTO QUE NÃO ESTÃO SENDO EXPLORADAS Foi observado que o turismo histórico-cultural é encaixado quase todas as vezes em roteiros que abrangem outros segmentos de turismo, como o turismo de aventura, ecoturismo ou turismo rural, formando pacotes mais “completos”.