Sistema Respiratório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Respiratório Vera Vargas, 2011.
Advertisements

SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Professor Jorge Antonio Sistema Respiratório.
(Anatomia) Prof:. Eduardo Silva.. (Anatomia) Prof:. Eduardo Silva.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Juliano Vilela Dande
SISTEMA RESPIRATÓRIO CONJUNTO DE ORGÃOS QUE PROMOVEM O RÁPIDO
Sistema Respiratório Vera Andrade 2014.
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
S ISTEMA RESPIRATÓRIO ASSER Profa Camila. S ISTEMA RESPIRATÓRIO Funções: Troca gasosa Produção de som Auxílio na compressão abdominal Órgãos: Cavidade.
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
Como funciona o coração?
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO
ANATOMIA.
RESPIRAÇÃO Troca de gases entre o ser vivo e o meio ambiente e, em âmbito celular, a oxidação de compostos orgânicos, para a liberação da energia.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Ciências Naturais – 9.o ano
do sistema respiratório
ANEXOS EMBRIONÁRIOS Vera Andrade, 2016.
CÉLULAS  TECIDOS  ÓRGÃOS  SISTEMAS  ORGANISMOS
SISTEMA respiraTÓRIO
Os ossos do Corpo Humano E.E.Ernesto Solon Borges Prof. Afonso Prof. Ste: José Alberto Ciências 8ºEF Aluno: Cláudio.
INTRODUÇÃO 1 - Epitélio respiratório – Ciliado pseudo- estratificado colunar com céls caliciformes ; Células – colunares ciliada ( + comum); caliciformes.
Trabalho de ciencias Nome:Guilherme, Danilo, Cassio Vinícius Professora: Gislaine N:15, 08 e 06.
1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O pulmão esquerdo apresenta quatro lobos b)O pulmão direito apresenta três lobos c)A traqueia situa-se atrás do esófago d)A.
O sistema digestivo.
Sistema Respiratorio Professor Klenio Lucena de Sena
Sistema Respiratório Prof.: André de lima Brito Faculdade Estácio de Macapá.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Caroline Costa Giovanna Coser Jesuelen Almeida Natali Steil.
O S ISTEMA R ESPIRATÓRIO HUMANO SISTEMA RESPIRATÓRIO - É O CONJUNTO DE ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELAS TROCAS GASOSAS DO ORGANISMO DOS ANIMAIS COM O MEIO AMBIENTE.ÓRGÃOS.
Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais
Sistema circulatório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Sistema Esquelético.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
ANATOMIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema Respiratório Marcus Ferrassoli.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Página 122.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
FISIOLOGIA ANIMAL.
INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA Prof. Marco Aurélio S. Bonvino
Os órgãos e seu funcionamento
Fisiologia do Sistema Respiratório
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
Knorhincha.
O sistema circulatório Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share
ANATOMIA TOPOGRÁFICA DO PESCOÇO Prof. Dr. Luís Fernando Tirapelli
RESPIRAÇÃO.
Tutorial Sistema Respiratório - LMF
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
Sistema Respiratório.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
EMBRIOLOGIA.
Por que precisamos nos alimentar?
Fisiologia do Sistema Respiratório
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
SISTEMA NERVOSO.
ANATOMIA SISTÊMICA Sistema Respiratório
Revisão para o teste de Ciências
E eu sou Hugo! Vamos começar falando sobre o sistema respiratório.
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA À FISIOTERAPIA
Professora: Luciana Ramalho 2019
REVISÃO Anatomia Humana Sistêmica RFM 0012
Transcrição da apresentação:

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Tipos de Respiração EXTERNA: ventilação e troca de gases (oxigênio e gás carbônico) entre o ar e o sangue; INTERNA: trocas de gases entre o sangue e os demais tecidos Um adulto em repouso respira em média 15 vezes por minuto e ventila aproximadamente 6 litros de ar durante esse período. Isso equivale a mais de 8.000 litros em um período de 24 horas.

Sistema Respiratório Funções: - Fornece oxigênio para a circulação sanguínea e remove o gás carbônico; - Possibilita a produção de som ou vocalização quando o ar expirado passa através das pregas vocais; - Torna possível movimentos aéreos protetores e reflexos, como na tosse e no espirro, para manter limpa a passagem do ar.

Elementos Constituintes do Sistema Respiratório

Nariz e Seios Paranasais O nariz é o órgão do sistema respiratório encarregado de proteger a cavidade nasal. Inclui uma porção externa que se projeta na face e uma cavidade interna para a passagem de ar. Nariz Externo

Nariz Interno Estruturas e Funções da Cavidade Nasal Aquece, umidifica e filtra o ar; Possui uma mucosa olfatória e uma respiratória (epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado; A cavidade nasal interfere na voz, funcionando como uma câmara de ressonância. Seios Paranasais: Frontal, Etmoidais, Esfenoidal e Maxilares Serosa=Lisozima / Mucosa=Defensinas Agentes antibióticos

Seios Paranasais (Ossos Pneumáticos) Os seios paranasais podem ajudar a aquecer e umedecer o ar inspirado. Esses seios são responsáveis por um pouco de ressonância do som, porém o mais importante, eles funcionam na diminuição do peso do crânio enquanto fornecem resistência estrutural.

Faringe A faringe é órgão de aproximadamente 13 cm de comprimento que conecta as cavidades nasal e oral com a laringe do sistema respiratório e esôfago do sistema digestório. Serve, portanto aos sistemas respiratório e digestório: - Comunica-se com a cavidade nasal através das coanas, com a cavidade da boca através do istmo das fauces, com o ouvido médio através das tubas auditivas, com a laringe através da glote e com o esôfago de forma contínua; as paredes de sustentação da faringe são constituídas de músculo esquelético. Divisão da faringe 1. Nasofaringe 2. Orofaringe 3. Laringofaringe

Laringe A laringe é a continuação da divisão condutora que conecta a parte laríngea da faringe com a traquéia. Localiza-se na linha mediana anterior do pescoço no nível de C4 a C6. Sua função principal é impedir que o alimento ou os líquidos entrem na traquéia e nos pulmões durante a deglutição e permitir a passagem do ar durante a respiração (qualquer substância sólida que entre na laringe é geralmente expelida por uma tosse violenta). Um papel secundário é a produção de sons. Esqueleto da Laringe A laringe é formada por nove cartilagens que são mantidas juntas e unidas ao osso hióide acima e à traquéia abaixo, por ligamentos e músculos: Tireóidea Cartilagens Ímpares Epiglote Cricóidea Cartilagens Pares Aritenóideas Corniculadas Cuneiformes

Traquéia e Brônquios de 1ª - 2ª - 3ª ordem A traquéia é um órgão tubular, semi-rígido, com aproximadamente 12cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Encontra-se aplicada à face anterior do esôfago, estendendo-se desde a laringe até o nível de T6, onde se divide em brônquios principais direito e esquerdo. Uma série de 16 a 20 cartilagens em forma de C forma as paredes de suporte da traquéia e impedem que a mesma se colabe; O tecido de revestimento da traquéia contém numerosas glândulas e cílios, que se movem para cima e tendem a carregar partículas estranhas e excessiva secreção para fora, desde os pulmões até a faringe, onde são deglutidos ou podem ser expelidos. O ponto de bifurcação da traquéia para formar os brônquios principais direito e esquerdo é denominado Carina. Carina

Bronquíolos Numerosos bronquíolos terminais conectam com bronquíolos respiratórios que se dirigem aos ductos alveolares e em seguida aos sacos alveolares. A porção condutora do sistema respiratório termina nos bronquíolos terminais, e a porção respiratória começa nos bronquíolos respiratórios.

Alvéolo

Pulmão Os pulmões são órgãos pares, grandes e esponjosos, situados no interior da cavidade torácica, onde ocupam a maior parte do seu espaço.

Pleura – Visceral e Parietal

Fisiologia

Mecânica da respiração: mm. inspiratórios e expiratórios

Esquema Geral Sobre Controle Nervoso e Químico da Respiração