Método AHP Auxílio para Tomada de Decisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula nº20 02/11/2006 Trabalhos de grupo a realizar no 1º período.
Advertisements

1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Palestras, oficinas e outras atividades
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Vetores Representação e características Operações I Decomposição
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Para Casa – Montar o cariograma
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
Administração para Engenharia
Administração Organizacional
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Auditoria de Segurança da Informação
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP Resultados e Discussão
Para uma primeira avaliação, os resultados mostram que, para a escolha do projeto a implementar, o método AHP foi muito eficaz e pode novamente, ser utilizado.
Questionário de Avaliação Institucional
Fraction Action FRACÇÕES.
Provas de Concursos Anteriores
Teoria da Produção e do Custo
1 APLICAÇÃO DA VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA À OCEANOGRAFIA Representação da agitação marítima no porto de Leixões Disciplina de Visualização Científica Mestrado.
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Atividades São Luís do Paraitinga 2012 Contextualização.
Como aplicar leis da lógica
1 Celulose.
Aplicação do Método AHP na Avaliação de Projetos Conceituais de um Centro de Visitantes de uma Unidade de Conservação Juliana Lie Mendonça Hatakeyama,
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
MÉTODO AHP AUXÍLIO PARA TOMADA DE DECISÃO Projeto Núcleo Santa Virgínia-PESM UNESP.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Revisão De Alguns Conceitos Básicos
Caríssimos. A todos, meus cumprimentos
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
ESTATÍSTICA.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Compras – Planejamento de Estoque
Transcrição da apresentação:

Método AHP Auxílio para Tomada de Decisão Projeto Núcleo Santa Virgínia-PESM UNESP

Projetos

POSSIBILIDADES AVALIAÇÃO 123 auxílio POSSIBILIDADES AVALIAÇÃO Método AHP

O que é o Método AHP? Analytic Hierarchy Process Método para auxiliar as pessoas na tomada de decisões complexas; Ajuda as pessoas a escolher e justificar a sua escolha; Quantificação de julgamentos segundo critérios.

Como funciona o Método? 1) Decomposição do problema de decisão em uma hierarquia de subproblemas: cada um deles pode ser analisado independentemente.

(Núcleo Santa Virgínia) APENAS Sugestão para Participação na Avaliação Centro de visitante (Núcleo Santa Virgínia) GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5 GRUPO6 Vale Lembrar: APENAS Sugestão para Participação na Avaliação Estética Funcionalidade Manutenibilidade Efeito Demonstrativo Integração Projeto A Projeto B Projeto C Projeto D

Como funciona o Método? 2) Escolha da escala utilizada para o problema;

Como funciona o Método? 3) Definir os pesos dos critérios. (Gestores NSV definiram em consenso) Números inteiros significam ,que para sua opinião, o projeto A é Melhor que o B, se o número for fracionado, o caso se inverte Julgamentos

(Núcleo Santa Virgínia) Centro de visitante (Núcleo Santa Virgínia) População Visitantes Gestores Municipais Gestores NSV Professores Alunos Operadoras Decisão Piloto sem atribuição de peso aos participantes Estética (9%) Funcionalidade (16%) Manutenibilidade (14%) Efeito Demonstrativo (32%) Integração (29%) Critérios e Pesos para os critérios Avaliadores dos Projetos!

Na sua opinião quanto X é mais do que Y? Como funciona o Método? 4) Dentro de cada grupo de amostragem, os indivíduos julgam as propostas (projetos) , comparando-as uma à outra, em pares, para cada critério designado. FUNCIONALIDADE Projeto… X Na sua opinião quanto X é mais do que Y? Projeto… Y Projeto A 5 Projeto B 1/3 Projeto C 3 Projeto D 2 4 Números inteiros significam ,que para sua opinião, o projeto X é Melhor que o Y, se o número for fracionado, o caso se inverte Julgamentos

Como Funciona o Método? 5) Por fim, basta combinar o resultado parcial de cada critério, através dos julgamentos individuais , multiplicado pelos seus pesos respectivos (obtidos no 3° passo). Esse passo está expresso nos slides seguintes (Resultado de cada grupo). Observação: Neste caso, temos vários grupos de amostragem. O resultado final é a combinação do julgamento de cada grupo, multiplicado pelo peso em que cada grupo interfere na avaliação. Para a avaliação piloto o peso utilizado para o julgamento de cada grupo foi o mesmo. Para a avaliação seguinte o peso utilizado para o julgamento de cada grupo pode ser diferente (a definir).

Dados Avaliação Piloto Alunos presentes no Desafio (8 participantes) Gestores Municipais e do Parque (5 participantes) Professores (2 participantes)

Resultados Opinião dos Alunos em relação aos projetos Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%) Projeto “B” foi o melhor avaliado tanto nos julgamentos com ou sem o peso dos critérios

Resultados Parciais Porcentagem

Resultados Parciais

Resultados Opinião dos professores em relação aos projetos Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%) Projeto “A” foi o melhor avaliado tanto nos julgamentos com ou sem o peso dos critérios

Resultados Parciais Porcentagem

Resultados Parciais Porcentagem

Resultados Opinião dos Gestores em relação aos projetos Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%) Projeto “A” foi o melhor avaliado tanto nos julgamentos com ou sem o peso dos critérios

Resultados Parciais

Resultados Parciais

Resultado Final Combinação da opinião de todos os grupos em relação aos projetos Estética=Funcionalidade=Manutebilidade=Efeito=Integração Estética Funcionalidade Manutebilidade Efeito Integração (9%) (14%) (16%) (32%) (26%) Projeto “A” foi o melhor avaliado para o piloto!!

Resultado Final

Resultado Final

Próximos Passos....... Modificar Projetos?? Rever peso dos Critérios?? Rever Julgamentos dos Grupos?? Definir peso dos grupos Ampliar participação