Tema 4 André Martini Diniz Danilo Elias da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Advertisements

Geometria Computacional Fecho Convexo II
Inteligência Artificial
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Resolução por algoritmos de Busca
Geometria Computacional Galeria de Arte
N Rainhas Descrição do Problema Satisfação de Restrições (CSP)
OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE REDES URBANAS BASEADO NO PROBLEMA DE STEINER
Algoritmo polinomial para geração de uma Árvore Geradora Mínima
Introdução à Linguagem Prolog
Datalog Recursivo AULA 6 PGC Sistemas de Banco de Dados
Inteligência Artificial I
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEíCULOS COM DIVISÃO DE ENTREGA
Geometria Computacional Interseção de Segmentos
Geometria Computacional Fecho Convexo
Geometria Computacional Primitivas Geométricas
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO
Busca Online Alexandra Barros Geber Ramalho. Busca Offine x Busca Online Busca Offline (ou planejamento clássico) –Computa a solução (do estado inicial.
Busca Heurística - Informada
DI - UFPE 1 Constraint Satisfaction Problems (CSP) nConceitos básicos nBusca cega simples e refinada nBusca heurística nCSP iterativo.
Árvore Geradora de Peso Mínimo
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Prof. M.Sc. Rogério Eduardo da Silva
Othelo Alunos: Sávio Mendes de Figueiredo
Trabalho de Inteligência Artificial
Técnicas para algoritmos de superfície visível eficientes (Techniques for efficient visible-surface algorithms) Fabio Utzig Rodrigo Senger.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Marco Antonio Montebello Júnior
INF 1771 – Inteligência Artificial
Problemas Numéricos com Representação por Números Reais
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
Disciplina: Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Busca.
MC 906 – Inteligência Artificial
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Flávia Barros.
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Algoritmos Genéticos em Problemas com Restrições
Introdução e Busca Cega
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Heurística (Informada)
Introdução aos Agentes Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Resolução de Problemas por meio de busca
Problema do menor Caminho
Disciplina Inteligência Artificial Defesa de Projeto Período
PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA MÉTODO SIMPLEX
Computação Gráfica – Visibilidade
Seleção de Atributos Ricardo Prudêncio.
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Técnicas de Busca Heurística Problemas da IA complexos demais para serem solucionados por técnicas diretas: criam-se técnicas de busca aprorpiados; chamados.
Ronaldo Celso Messias Correia –
Construção e Análise de Algoritmos
Inteligência Artificial
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Inteligência Artificial
Satisfação de problemas restritos (CSP)
Resolução de Problemas de Busca

Optimized Link State Routing Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE - UFRJ Julio Heitor Silva Nóbrega Agosto 2006.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Busca Competitiva Disciplina: Inteligência Artificial
Disciplina: Inteligência Artificial Universidade de Itaúna
Busca em Espaço de Estados Parte2 Algoritmos de Busca Cega
Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento
Mailson Felipe da Silva Marques Johnson Cordeiro Sarmento
Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização)
Introdução à Computação Gráfica Rasterização
Transcrição da apresentação:

Tema 4 André Martini Diniz Danilo Elias da Silva Utilização de CSP para montagem e resolução de problemas que envolvem coloração de mapas Tema 4 André Martini Diniz Danilo Elias da Silva

Agenda Introdução Problema Implementação Testes Resultados Montagem mapa Algoritmos Testes Resultados

Introdução Coloração de mapas [2]

Introdução Problema CSP Variáveis Domínio Restrições Algoritmos

Introdução Modelagem Variáveis (cores): Portugal Spain France Italy Switzerland Luxembourg ... [2] Restrições: Portugal != Spain Spain != France France != Italy

Agenda Introdução Problema Implementação Testes Resultados Montagem mapa Algoritmos Testes Resultados

Problema Exercício 5.7 Para coloração de mapas: Montar o mapa (algoritmo fornecido) Montar tabela (nPontos máximo)

Agenda Introdução Problema Implementação Testes Resultados Montagem mapa Algoritmos Testes Resultados

Montagem mapa Algoritmo (1) Gerar n pontos aleatórios no quadrado unitário; enquanto(sem conexões possíveis) { (2) x = ponto aleatório; (3) y = ponto mais próximo e conectável a x; se (x não conectado a y E conexão não cruza com outras conexões) (4) conecta x a y; senão invalida conexão x a y; }

Montagem mapa Algoritmo (1) y x 1

Montagem mapa Algoritmo (1) y x 1

Montagem mapa Algoritmo (2) y x 1 X

Montagem mapa Algoritmo (3) y x 1 X Y

Montagem mapa Algoritmo (4) y 2 segmentos não se cruzam: 1 x 1 2 segmentos não se cruzam: Primitivas Geométricas[3] Produto vetorial

Montagem mapa No final y x 1

Montagem mapa Descoberta das variáveis

Montagem mapa Variáveis Varrer conexões entre pontos Achar padrão P1 -> P2 -> P3 Se achar: Achou nova variável (triângulo) P2 P1 P3

Montagem mapa Restrições Entre triângulos Uma aresta (2 pontos) A != B

Agenda Introdução Problema Implementação Testes Resultados Montagem mapa Algoritmos Testes Resultados

Algoritmos Backtracking Search Utiliza busca em profundidade com retrocesso Algoritmo recursivo A B C D Cores: Vermelha Verde Azul

Algoritmos Backtracking Search A = V A = V B = V A = V B = V A = V C = V Erro! A = V B = V C = V A = V B = V C = V D = V

Algoritmos Backtracking Search função RECURSIVE-BACKTRACKING (atribuições, problema-CSP) retorna a solução, ou uma falha { se (as atribuições estão completas) então retorna as atribuições variável = Seleciona uma variável sem valor das variáveis do problema-CSP para cada valor presente no domínio de valores do problema-CSP faça: se o valor é consistente para atribuir à variável segundo as restrições do problema-CSP adiciona {variável = valor} à atribuições resultado = RECURSIVE-BACKTRACKING (atribuições, problema-CSP) se resultado != falha então retorna resultado remove {variável = valor} de atribuições } retorna falha

Algoritmos Backtracking Search com MRV (Minimum Remainig Values) Utiliza heurística MRV para “ordenar” a seleção de variáveis Variáveis com menor número de valores legais possíveis são selecionadas primeiro A B C D Cores: Vermelha Verde Azul

Algoritmos Backtracking Search com MRV A= V A = V A = V C = V C = V Erro! A = V C = V A = V C = V B = V A = V C = V B = V D = V

Algoritmos Forward Checking Utiliza as restrições entre as variáveis para antecipar falhas A cada atribuição de valor a uma variável, elimina esse valor das possibilidades das variáveis “vizinhas” Se um domínio de possibilidades fica vazio retrocede imediatamente

Algoritmos Forward Checking A = V; B = {V, V, A}, C = {V, A}, D = {V, V, A} B = V; C = {V, A}, D = {V, V, A} C = V; D = {V, A} D = V A B C D Cores: Vermelha Verde Azul

Algoritmos Forward Checking com MRV Combina a heurística MRV com o forward checking Seleciona primeiramente a variável com menos valores legais, tornando o foward checking mais “inteligente”

Algoritmos Min-Conflicts Utiliza princípios de busca local Gera uma solução aleatória e tenta melhorá-la Para cada iteração muda os valores das variáveis buscando minimizar os conflitos Pode ficar “preso” em um mínimo local

Algoritmos Min-Conflicts função Min-Conflicts (num-iterações, problema-CSP) retorna a solução, ou uma falha { solução-atual = uma atribuição completa e aleatória do problema-CSP para um número de iterações < num-iterações faça: se (solução-atual é uma solução completa) retorna solução-atual   calcula conflitos de todos os estados vizinhos; aplica mudança com menor número mínimo de conflitos; } retorna falha

Agenda Introdução Problema Implementação Testes Resultados Montagem mapa Algoritmos Testes Resultados

Testes N máximo Repetido n vezes

Testes Desempenho Número iterações (mudanças de estado) Número de pontos: 10 20 50 Cores 3 (Vermelho, Verde, Azul) 4 (Vermelho, Verde, Azul, Amarelo)

Agenda Introdução Problema Implementação Testes Resultados Montagem mapa Algoritmos Testes Resultados

Resultados NPontos (seed) NCores BT + MRV FC MC 10 (0) 3 24 13 4 2 20 (3) 48 47 29 9 2182 65 40 33 8 50 (92) 3912 158 80 90 !! 168 161 89

Bibliografia S. Russel e P. Norvig. Artificial Intelligence: A Modern Approach. Prentice Hall, Upper Saddle River, USA. 2nd. Edition, (2003). http://www.ctl.ua.edu/math103/mapcolor/mapcolor.htm. Map Coloring Work. C. Esperança e P. R. Cavalcante : orion.lcg.ufrj.br/gc/download/Primitivas%20Geometricas.ppt. Geometria Computacional Primitivas Geométricas (2002)