DHD – Desenvolvimento em Hardware

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivelamento de C: Tipos Estruturados de Dados
Advertisements

Nivelamento de C: Ponteiros e Alocação Dinâmica
Capítulo 1 – Conceitos Básicos 1 Segunda-feira, 22 de Outubro de 2007 UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática Aula 15 – Tipos de Dados Avançados.
Aula Prática 6 Vetores e Matrizes Monitoria
Aula Prática 6 Ponteiros Monitoria  Quando declaramos uma matriz:  tipo meuArray[tam];  O compilador aloca a matriz em uma região de memória.
Fundamentos de Programação 1 Linguagem C Slides 03 – ‘Vetores’ Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Estrutura de Dados Homogêneas “Vetores” 1.
Aula 5 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Respostas dos Exercícios. Lista 1 1.a) Escreva uma função que receba como parâmetro uma temperatura dada em graus Fahrenheit e retorna a temperatura.
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Variáveis e Atribuições.
Lógica de Programação Aula 32 Prof. Auler Gomes. Recursividade – Exercício 1 Sendo x ** n = x * x ** (n-1) onde “**" significa elevar um número a uma.
Lógica de Programação Aula 26 Prof. Auler Gomes.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Ordenação dos Elementos de um Vetor - Bubble Sort e Quick Sort .
Introdução a Programação Linguagem C Caracteres e Strings
Construção de Algoritmos AULA 04
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Fundamentos de Programação 1
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Estruturas de Repetição
Introdução a Linguagem Java
Linguagem C Para programadores Python
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Fundamentos de Programação 1
Introdução à Programação BCC 201 Aula
Prof. Wellington Franco Manipulação de Arquivos em C
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
UNIDADE 7 Tipos estruturados
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
Algoritmos e Programação MC102
Fundamentos de Programação 1
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Relembrando... Variáveis : endereçam uma posição de memória que contem um determinado valor dependendo do seu tipo (char, int, float, double, ...) void.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Linguagem de Programação II
DHD – Desenvolvimento em Hardware
EDA - Prof. Paulemir Campos
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Dados
Laboratório I Mateus Raeder.
Algoritmos Relações – Expressões Lógicas – Estrutura Condicional.
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Linguagem de Programação
Fundamentos de Programação 1
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Filas Prof. Kariston Pereira
Laboratório I Mateus Raeder.
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Função exponencial – Parte 1
Arrays de caracteres: strings
ALGORITMOS.
Tipos Primitivos de Dados
DHD – Desenvolvimento em Hardware
DHD – Desenvolvimento em Hardware
A classe String.
CALCULADORA CARACTERE E VARIÁVEIS COMPOSTAS OU VETORES EM JAVA
Introdução a progrmação Comandos condicionais: if e switch
Prof. Ricardo Luís Lachi
Ponteiros.
Operadores Lógicos e Relacionais
Operadores Aritméticos
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Aulas Práticas – 2019
Aula 7 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Aula 10 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

DHD – Desenvolvimento em Hardware quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

DHD – Desenvolvimento em Hardware Prof. Frederico Brito Fernandes 11 DHD – Desenvolvimento em Hardware Exercícios Prof. Frederico Brito Fernandes unibratec@fredbf.com quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Exercícios de Programação Crie um projeto de nome Aula11, com os seguintes arquivos: principal.c: onde vai estar sua função main() empregado.h: contendo constantes, macros, tipos, protótipos emprego.c: contendo as implementações das funções #include <stdio.h> #include <conio.h> #include “empregado.h" int main (){ ... } principal.c // constantes // macros // tipos // protótipos empregado.h #include “empregado.h” // implementação das funções empregado.c

Exercícios de Programação Agora, implemente o que se pede, no arquivo correto: Crie um tipo tCasamento contendo os campos (nomeDoConjuge, idadeDoConjuge, NFilhos, tempoDeCasado) Crie um tipo tEmpregado, que ira conter os campos (nome, salario, idade, estadoCivil, casamento do tipo tCasamento) Crie e inicialize (no arquivo principal.c) um vetor “empregados” com N_EMP elementos do tipo tEmpregado. Defina N_EMP como uma constante valendo 2. Crie dois empregados hipotéticos. Ex: int vet[2] = {2,45}; // cria e inicializa (2 e 45) um vetor de dois inteiros Faça uma macro que recebe um empregado e resulta no número de filhos desse empregado multiplicado pelo tempo de casado Faça uma função que recebe dois tEmpregado, e retorna a idade do empregado mais velho Faça uma macro para a função (e) acima use o operador ?:

Exercícios de Programação Faça uma função que receba um vetor de tEmpregado e um número inteiro (que representa a quantidade de elementos desse vetor), e que resulte na quantidade de empregados solteiros Declare outro campo “filhos” no tipo tEmpregado. Esse campo será um vetor de 10 strings, contendo os nomes dos filhos. Dica (1): lembre-se que em C, um vetor de strings, na verdade, é uma matriz bidimensional de char (veja slide16 da Aula7.ppt, ou pág 51 do material da UFMG) Dica (2): em vez de colocar o valor 10 diretamente, declare uma constante N_FILHOS Dica (3): não esqueça de inicializar valores no vetor “empregados” da letra (c) Faça uma função que receba um vetor de tEmpregado, e imprime o nome do empregado com o nome dos filhos. Ex: Empregado: Fulano de Tal Filhos: (1) Cicrano; (2) Beltranho

Exercícios de Programação Faça uma função que receba uma string nomeFilho e um vetor de tEmpregado. A função não retorna nada, mas imprime na tela o nome dos empregados que tiverem um filho igual ao parâmetro (nomeFilho) da função. Faça uma função que receba um vetor de tEmpregado, e que imprima o nome dos casais que trabalham na empresa. Ex: Se “João” é um empregado, e sua esposa é “Maria”, e se existe uma empregada chamada “Maria” que é casada com “João”, então sua função deve imprimir “João e Maria” Faça uma função que receba um vetor de tEmpregado, e não retorne nada, mas que ordene os empregados nesse vetor, em ordem crescente de idade. Dica (1): o método da bolha consiste em trocar os vizinhos, caso eles estejam errados. Uma vez trocados, o algoritmo reinicia do início do vetor fazendo comparações Dica (2): lembre-se que uma variável do tipo estruturada pode ser atribuída a outra de mesmo tipo