GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE (COAP): Onde estamos?
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Projeto de Qualificação das Ouvidorias Estaduais e do DF para ampliação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.
Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
Monitoramento Vigilância de Óbitos DIVEP- Outubro , 2010
Adesão ao Pacto de Gestão
PLANO DE INVESTIMENTO MS Distribuição de Equipamentos
VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO NA 2ª DIRES
O Papel da Atenção Básica na Vigilância de Óbitos
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA SUVISA/LACEN 2010.
Transplantes na Bahia SAIS DAE COSET Salvador 25 de abril DE 2013
REGIONALIZAÇÃO Revisão do PDR da Bahia 2007.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
A Saúde do Homem como Prioridade de Governo
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
Fórum experiências exitosas em 2013
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
______________ ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AÇÕES DE VIGILÂNCIA
REDE DE LABORATÓRIOS DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO
Programa Prevenir DER São Bernardo
1 1.
REDE ESTADUAL DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA EM NEFROLOGIA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
DISTRIBUIÇÃO DE LEITOS HABILITADOS NO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Grupo de Trabalho da Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência – Salvador e RMS: composição Novembro 2009.
Minuta de resolução para CIB
Implantação do teste rápido do HIV/Sífilis na Atenção Básica
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
REDE CEGONHA.
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
229ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite – CIB 23 de abril de 2015.
AVALIAÇÃO EXECUÇÃO CIRURGIA ELETIVA NO ESTADO DA BAHIA CONSIDERANDO: REGISTRO SIA/SIH + TABELA DIFERENCIADA (RESOLUÇÃO CIB Nº 265/2012) PERÍODO AVALIADO:
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
20ª.Diretoria Regional de Saúde Realização: I Seminário MacroRegional Sudoeste Sobre Causas Externas 14 a 17 de Outubro de 2008 R João Pereira, S/N - São.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS CEREST DA RENAST/BA
A UTOPIA...NA EDUCAÇÃO “ A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, e ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez.
AVALIAÇÃO TETO TRS ESTADO DA BAHIA PERÍODO AVALIADO: SETEMBRO/2014 A FEVEREIRO/2015 ABRIL/2015.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE AMBULATÓRIOS INTERMEDIÁRIOS NO ÂMBITO DA LINHA DO CUIDADO DA OBESIDADE E SOBREPESO
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
REPACTUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA
A SAÚDE MENTAL NOS MUNICÍPIOS BAIANOS
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA – SESAB SUPERINTENDENCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE – SAIS DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO – DGC Organização da Rede de Atenção Integral às Mulheres e Adolescentes em situação de Violência Sexual – a experiência da Bahia. BAHIA - 2014. 1 1 1

Compromissos do Estado Plano Plurianual 2012- 2015 Compromisso 4: Promover o cuidado integral ao ser humano no curso da vida, considerando a implantação de serviços que atendam as necessidades das Políticas Gerenciais em saúde no âmbito do SUS Bahia. AÇÃO: Cuidado integral nos Ciclos de Vida e Gênero. ENTREGA: Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência Sexual e/ou Doméstica implantada 2

Bahia:Macrorregiões Norte Nordeste Centro-Norte Oeste Centro-Leste Sudoeste Sul Extremo Sul 3

Bahia:Microrregiões 4 Municípios Referência de Microrregião IRECÊ (D) JACOBINA (D) FEIRA DE SANTANA (D) SEABRA (D) ITABERABA (D) SERRINHA (D) BARREIRAS (D) IBOTIRAMA (D) SANTA MARIA DA VITÓRIA PORTO SEGURO TEIXEIRA DE FREITAS (D) GUANAMBI (D) ITAPETINGA (D) VITÓRIA DA CONQUISTA (D) BRUMADO (D) VALENÇA ITABUNA (D) JEQUIÉ (D) ILHÉUS (D) PAULO AFONSO (D) SENHOR DO BONFIM (D) JUAZEIRO (D) CAMAÇARI SALVADOR (D) CRUZ DAS ALMAS (D) SANTO ANTÔNIO DE JESUS (D) ALAGOINHAS (D) RIBEIRA DO POMBAL Municípios Referência de Microrregião 4

SAIS SAIS DAB DAE DGRP DGC CCVG CPT CPES ATVS Assessoria Núcleo de Educação Permanente Núcleo de Informação em Saúde Núcleo Financeiro ATVS 5 5

Projetos Especiais Superando Barreiras para a Atenção Integral à Saúde das Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência Sexual e Aborto Legal. Adequação dos Serviços de acordo com a Norma Técnica Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual; Atendimento Médico, disponibilização de anticoncepção de emergência e profilaxias para DST's/ AIDS; Implantação dos Serviços de Aborto Legal; Notificação compulsória Acompanhamento psicossocial e encaminhamento para a Rede de Atenção.

Expansão das Unidades de Referência Maternidade Albert Sabin; Maternidade Tsylla Balbino; Hospital João Batista Caribé; Instituto de Perinatologia da Bahia- IPERBA, referência estadual para realização do aborto legal desde 2002.

Projetos Especiais Atenção Humanizada à Mulher em Situação de Abortamento/ OPAS. Adequação dos Serviços de acordo com a Norma Técnica Atenção Humanizada ao Abortamento; Uso de Técnicas menos invasivas como AMIU e Misoprostol; Redução do tempo de permanência na Unidade; Reorganização do espaço físico

Ações Realizadas Visitas às Unidades para realização de diagnóstico situacional e reunião com as gestoras para apresentação de projetos e encaminhamentos; 16 encontros temáticos sobre violência de gênero e sexual para sensibilização de 83 profissionais de saúde das unidades de referência; 12 capacitações com as equipes sobre o atendimento às vítimas de violência sexual de acordo com a Norma Técnica do MS; 04 Treinamentos com as equipes para a realização da notificação compulsória de violência doméstica e sexual; 04 Reuniões com a Rede de Atenção à mulheres e adolescentes em situação de violência sexual para discussão dos serviços de referência e contra referência na Saúde.

Projetos Especiais Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências. Atenção Integral à Saúde; Notificação; Fortalecimento das Redes intra e intersetoriais municipais

Linha do Cuidado Municípios que apresentavam os piores indicadores. Municípios mais populosos: A meta foi alcançar municípios acima de 100.000 habitantes. Municípios com Núcleos de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde. Envolvimento e capacitação das referências técnicas de todas as Diretorias Regionais correspondentes aos municípios selecionados.

Ações Realizadas Realização de 06 Capacitações; Formação de 163 Multipliadores de 29 municípios Disponibilização de materiais educativos; Modelo de instrumento de monitoramento adotado para os outros estados.

Novos Decretos Rede Cegonha. Programa Mulher Viver sem Violência Lei 12.845 de 1º de agosto de 2013: Garante atendimento às vítimas de violência sexual nas Unidades do SUS, tendo 90 dias para adequação. Decreto nコ 7.958 de 13 de março de 2013: Estabelece diretrizes para o atendimento à vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), instituindo a coleta de vestígios da violência sexual.

Serviços de Atenção Salvador Barreiras/ Oeste Eunápolis/ Sul Maternidade Albert Sabin, Maternidade Tsylla Balbino, Hospital João Batista Caribé e Instituto de Perinatologia da Bahia- IPERBA. Barreiras/ Oeste Hospital do Oeste Eunápolis/ Sul Hospital Regional de Eunápolis Vitória da Conquista/ Sudoeste Hospital Esaú Matos

Necessidades a serem superadas apontadas pelas Unidades de referência Insuficiência de Recursos Humanos, principalmente médicos (as) e psicólogos (as); Resistência dos profissionais de saúde em realizarem o atendimento; Inadequação do Espaço Físico; Sub notificação compulsória;

Novos Acordos para 2014 Elaboração de minuta de Portaria para apreciação e aprovação com o objetivos de instituir as referências estaduais para o atendimento às mulheres e a adolescentes em situação de violência sexual. Construção do Plano de Ação para implementação dos Serviços com estabelecimento de metas e prazos. Acompanhamento pela Rede de Atenção à mulher em situação de violência

OBRIGADA! Email: diretoria.dgc@gmail.com Telefone: 3115 – 8390 / 4216 Fax: 3371 -1272 21