Geração de 1945.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clarice Lispector.
Advertisements

MODERNISMO NO BRASIL Geração de 45.
2ª geração do Modernismo
Santiago Temuco Foi lá em Temuco que José morreu, deixando órfãs as filhas Laura e Júlia. A mãe e as duas meninas começaram a passar grandes dificuldades.
Mario Raul de Moraes Andrade
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela Confissões de Schmidt.
EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
Como surgiu o Modernismo?
2ª FASE MODERNISTA
Rio de Janeiro.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Graciliano Ramos.
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
MODERNISMO 3ª Fase - Prosa
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
MODERNISMO.
Pré-Modernismo.
Literatura Ariano Suassuna
Raul Pompeia.
2ª FASE MODERNISTA
PERDER-SE TAMBÉM É CAMINHO
João Cabral de Melo Neto
MODERNISMO segunda fase(1930/1945)
EDER.
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Aula: Modernismo – Geração de 45 Profª: Paulo Monteiro Data: 18/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário.
TURMA V LITERATURA BRASILEIRA
ENEM LITERATURA Prof Hélia.
Geração de 45 Prosa I – Clarice Lispector (p. 30)
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista
1ª fase modernista (1922 – 1930).
Alunos: Bárbara Cristina
Hortônimo e Heterônimos
Prof.:Mercedes Corrêa Sampaio Goulart
Parnasianismo No Brasil.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Literatura Guimarães Rosa O mágico das palavras
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Prosa Modernista.
Luiza Monteiro.
Trabalho de literatura
Pré-modernismo no Brasil
Tema. Sou uma poetisa.
Eu sou um poeta.
Eu sou poeta.
Ruptura e Inovação Na Literatura
Augusto dos Anjos (1884/1914).
As épocas que os escritores viviam
Revisão Autores Nordestinos.
Romantismo (1) 2ª Geração.
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO / GRACILIANO RAMOS
Literatura Brasileira
MODERNISMO O ROMANCE DE 30.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
MODERNISMO NO BRASIL.
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
PARNASIANISMO LITERATURA.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
3ª Geração Modernista: pós-modernismo Reflexões existenciais/intimismo Experimentalismo lingüístico.
Transcrição da apresentação:

Geração de 1945

Clarice Lispector “A literatura introspectiva/intimista busca fixar-se na crise do próprio indivíduo, em sua consciência e inconsciência.”

Introdução Este trabalho tem como tema a Geração de 1945. No decorrer da apresentação será explicado através de tópicos o contexto histórico, a representação da cidade, campo e sertão, as características literárias da época e aprofundaremos a explicação de dois escritos que foram de extrema importância para os anos 1945.

Contexto da Época Fatos influentes: O fim da Segunda Guerra Mundial e da Era Vargas e o início da Guerra Fria influenciaram na mudança da literatura. Surgimento: A partir de trabalhos poéticos, defendidos pela revista Orfeu em 1947. Poesia – novo estilo: oposta às inovações modernistas de 1922, sendo equilibrada e séria e baseando-se no Simbolismo e no Parnasianismo. Referência: João Cabral de Melo Neto. Prosa: Predomínio da introspecção, questionamento do “eu” (muito presente nas obras de Clarice Lispector) e do regionalismo, recriação dos costumes e da fala sertaneja (introduzido por Guimarães Rosa, na época). Autores instrumentalistas: Clarice Lispector e Guimarães Rosa receberam essa denominação porque utilizavam a palavra como instrumento de trabalho, não apenas como um meio de extrair ideias.

Representação da cidade, campo e sertão Regionalismo: interpretado por Guimarães Rosa de maneira diferente da Geração de 30, que era mais memorialista, como em “Menino de Engenho”, Zé Lins coloca fatos de sua vida na obra. Guimarães Rosa colocou a fala sertaneja, os costumes e a cultura como no livro “Grande Sertão: Veredas”, interpreta muito bem o regionalismo da Geração de 45. O Urbanismo foi interpretado por Clarice Lispector e também por Guimarães Rosa. Ele era dito como um escritor universal já que conseguia interpretar o homem urbano, o homem do campo, do norte e do sul do país.

Características Literárias Criaram uma poesia inversa ao Modernismo de 1922. A poesia dessa geração oscila entre o subjetivismo e a poética experimentalista. A palavra é valorizada do modo como ela é escrita com o objetivo de restabelecer o formal. Essa geração utilizou como tema poético as formas de expressão política, as contradições internas do homem e os problemas de uma sociedade. Isso fez com que a poesia se voltasse mais para uma sondagem psicológica. O regionalismo teve destaque nessa época, pois, o mesmo tentava resgatar os costumes do povo brasileiro de uma certa região, através da linguagem e da representação do campo e da cidade.

Principais Escritores

João Cabral de Melo Neto Nascido em Recife (PE), no dia 09 de Janeiro de 1920, é o mais importante poeta da geração de 45. Passou sua infância em engenhos de açúcar em São Lourenço Mata e Moreno , e sempre demonstrou interesse pela Literatura em Cordel Nordestina, demonstrando desde cedo o desejo em ser crítico literário. Em 1946, formou-se em Diplomacia, e serviu em várias partes do mundo, como Londres, Barcelona, Madri, Rio de Janeiro, etc. Aposentou-se em 1990. Sua obra apresenta duas linhas-mestras: a Participante e a Metapoética,. A Metapoetica abrange os poemas que questionam o próprio “fazer poético”, e a Participante tem como tema o Nordeste, com todos os seus problemas voltados para a questão social, tais como a fome e a miséria. Uma de suas obras que retrata isso muito bem é “Morte e Vida Severina”, que conta a história de um jovem migrante nordestino que sai do interior em busca de melhores condições de vida no litoral. João Cabral de Melo Neto morreu em 9 de Outubro de 1999.

Clarice Lispector Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, de pais russos, no ano de 1925 e emigrou com a família para o Brasil no ano seguinte, nunca mais voltaria à pequena aldeia de Tchetchenillk em que nascera. Fixaram-se no Recife, onde a escritora passou a infância. Depois da morte de sua mãe, quanto tinha 12 anos, ela mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, já tendo esboçado seus primeiros contos. Ingressou no curso de direito, formou-se e começou a colaborar em jornais cariocas.  Em 1943 casou-se com um  colega de faculdade e publicou, no ano seguinte ao de seu casamento, publicava seu primeiro livro, “Perto do coração selvagem” e, com apenas 19 anos de idade, pode assistir a enorme repercussão com o público e com a crítica de seu estilo, diferente de tudo o que se fizera até então. Sendo seu marido diplomata de carreira, Clarice viveu fora do Brasil por cerca de quinze anos, onde pôde dedicar-se exclusivamente a escrever. Depois de separar-se do marido, já de volta ao Brasil e morando no Rio de Janeiro soube que sofria de câncer generalizado. Morreu em dezembro de 1977, na véspera de seu aniversário, como uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.

Outros Escritores - Guimarães Rosa - Rubem Braga Lygia Fagundes Telles - Mário Palmério -

Conclusão Esse trabalho foi de extrema importância, pois vimos que os escritores da Geração de 1945 sempre tentavam resgatar a natureza do brasileiro, mostrando em todas as suas obras o regionalismo, que nada mais foi do que a exposição dos costumes de um povo.