EXERCÍCIOS (Calor e Temperatura)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
TERMOMETRIA.
Instrumentação de Sistemas - INS

Professor: José Queiroz
Professor: José Queiroz
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Termometria Aula 03.
Termologia Prof. Raphael Carvalho.
TERMOLOGIA Revisão e cont.
O que você deve saber sobre
Aula 9° ANO Professor : Diego
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
Termometria Temperatura
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Do que é feita a matéria? O que é temperatura?
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
Processos de Transmissão de Calor
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
Questões para discussão em duplas
Escalas Termométricas.
Termologia – Temperatura e Calor.
CALORIMETRIA.
CALOR SENSÍVEL  Usado quando há mudança de temperatura  Q = m.c. 
PROF. REGINALDO MILANI AGOSTO/2013
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
TERMOLOGIA Prof. Zeca Carvalho.
Termometria Termodinâmica
Capacidade Térmica Mássica
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Caderno 2 Capítulo Temperatura
Margie Basso Física.
TERMOLOGIA.
TERMOLOGIA.
Prof. Christian de Pinho Ramos
FÍSICA Ciências Biológicas.
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
ESTUDO DOS GASES.
ENTROPIA.
TERMOMETRIA.
Professor: Diones Charles
Energia, fenómenos térmicos e radiação
TERMOMETRIA Temperatura.
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
CALOR E TEMPERATURA.
Termometria Conceito de temperatura
TERMOMETRIA TEMPERATURA E CALOR ADENAIR BEZERRA DOS SANTOS.
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Termometria Temperatura
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
Marcela de Oliveira Sampaio 2º EMIEP Prof.ª Ana Paula
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Equação de estado do gás ideal PV = nRT 1º Caso: Problemas diretos Fornecidas três variáveis Pede-se a quarta. 2º Caso: Comparação entre gases diferentes.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
Termologia A Termologia ou Termofísica é a parte da Física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria,
Termometria FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Estudo do Calor.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS (Calor e Temperatura)

1. Associamos a existência de calor: (A) a qualquer corpo, pois todo corpo possui calor.  (B) apenas àqueles corpos que se encontram "quentes".  (C) a situações nas quais há, necessariamente, transferência de energia. 

2. Para se admitir a existência de calor: (A) basta um único sistema (corpo).  (B) são necessários, pelo menos, dois sistemas.  (C) basta um único sistema, mas ele deve estar "quente".   

3. Para se admitir a existência de calor deve haver: (A) uma diferença de temperatura.  (B) uma diferença de massas.  (C) uma diferença de energias. 

4. Calor é: (A) energia cinética das moléculas.  (B) energia transmitida somente devido a uma diferença de temperaturas.  (C) a energia contida em um corpo. 

5. No interior de um quarto que não tenha sido aquecido ou refrigerado durante vários dias: (A) a temperaturas dos objetos de metal é inferior à dos objetos de madeira.  (B) a temperatura dos objetos de metal, das cobertas e dos demais objetos é a mesma.  (C) nenhum objeto apresenta temperatura. 

6. A água (a 0 ºC) que resulta da fusão de um cubo de gelo (a 0 ºC), contém, em relação ao gelo: (A) mais energia  (B) menos energia  (C) a mesma energia 

7. Dois cubos metálicos A e B são postos em contato 7. Dois cubos metálicos A e B são postos em contato. A está mais "quente" do que B. Ambos estão mais "quentes" do que o ambiente. Após um certo tempo, a temperatura de A e B será: (A) igual à temperatura do ambiente (B) igual à temperatura inicial de B (C) uma média entre as temperaturas iniciais de A e B. 

8. Considere duas esferas idênticas, uma em um forno quente e a outra em uma geladeira. Basicamente em que diferem elas imediatamente após terem sido retiradas do forno e da geladeira respectivamente? (A) Na quantidade de calor contida em cada uma delas.  (B) Na temperatura de cada uma delas.  (C) Uma delas contém calor e a outra não.

9. Sobre o conceito de calor é correto afirmar-se que: (A) o maior corpo sempre terá mais calor. (B) o corpo de maior temperatura sempre terá mais calor. (C) calor é um tipo de energia que flui naturalmente em função de diferenças de temperatura. (D) é impossível fazer fluir calor de um corpo a temperatura menor para outro a temperatura maior.

10. (UNAERP/ 96) Com respeito a temperatura, assinale a afirmativa mais correta: (A) A escala Celsius é utilizada em todos os países do mundo e é uma escala absoluta. A escala Kelvin só é usada em alguns países por isso é relativa. (B) A Kelvin é uma escala absoluta, pois trata do estado de agitação das moléculas, e é usada em quase todos os países do mundo. (C) A escala Celsius é uma escala relativa e representa, realmente, a agitação das moléculas. (D) A escala Celsius é relativa ao ponto de fusão do gelo e de vapor da água e o intervalo é dividido em noventa e nove partes iguais.