50 Anos de Proteção ao Patrimônio no Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os museus Trabalho realizado por: Dulce Bento Ruben Claudino Sec D.
Advertisements

Professor Reginaldo (Geografia/atualidades)
O marco aos voluntários de 32 Alexandre Simão Anelize Vergara Embora presente nos núcleos familiares dos voluntários da Revolução, que atuavam como guardiões.
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
GEOGRAFIA PROF. LEANDRO.
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
Mariluci Vasconcelos Gonçalves Sabrina Martins Siqueira
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 34.
Apresentação automática.
Edição: Museu Municipal (José A
Goiânia: Embarque nessa viagem.
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
PROJETO Restaurante / Pizzaria
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 46.
Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:
LINHA PINHÃO CURITIBA – 321 ANOS
CRUZADINHA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Autor: Carlos Henrique Rangel
FOTOS ANTIGAS Juiz de Fora.
O Patrimônio Cultural e São Luiz do Paraitinga
TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ
TURISMO DE SOL E MAR NO PARANÁ
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
SANTA TERESA – RIO DE JANEIRO
PATRIMÔNIO CULTURAL pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Com esse sinal avançar para o próximo slide
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
Aterro do Flamengo Arthur Rangel Rafael Medrano Rodrigo Rocha
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 52.
Apresentação de GUIDA PINTO
Como indica o seu nome foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. A ilha Terceira tem 29 km de comprimento e 18 km de largura.
3º Ano Ensino Fundamental
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
28º Dia da Consciência Negra Santos Tributo ao Guerreiro Zumbí Luiz Otávio de Brito.
A REPÚBLICA NO PARANÁ E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA. Vários fatores facilitaram a difusão das ideias republicanas: a velhice do monarca, o isolamento da monarquia.
Produção de Cultura Negra
Em 1953 Erbo Stenzel produz seu trabalho mais conhecido: o monumento que comemora o primeiro centenário de emancipação política do Paraná. O conjunto,
NO FORMATO ‘PPS’ COM FOTOS
O Rio de Janeiro e as Copas
DIAS 22, 23 e 24 DE MARÇO DE 2010 TEATRO PEDRO IVO CAMPOS - SC FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - passo a passo com o futuro -
Nossa Bandeira Pernambucana
Produção de Cultura Negra
1 Teoria Geral do Direito Ambiental 23 de setembro de 2004 Profª Me. Fernanda Luiza F. de Medeiros Profª Me. Roberta Camineiro Baggio.
Situação de beligerância entre Portugal e Inglaterra. Em sete de setembro de 1807 foi enviado ao Brasil um bergantim “O Gavião” ordenando suspender a.
PPS organizado por Maria Rosa de Carvalho,
E.M.E.F. HENRIQUE GERMANO BROCKMANN
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
História da Cultura e das Artes
S T Q S D JANEIRO CALENDÁRIO DO ARTESANATO
Uma cidade, um estilo de vida
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
PERLIMA APRENSENTA Passagem automática não click.
CIDADE DE BELO HORIZONTE.
ACIEPE 2013-Percursos Culturais e Urbanos da Cidade 1. INTRODUÇÃO TEMÁTICA, OBJETIVOS E FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL 2. A CIDADE e A SITUAÇÃO URBANA : dados,
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Uso do celulares nas escolas Nome: Guilherme de Lima Silva N°08 Série: 5° ano B Professora: Ludmila.
Políticas de proteção de áreas verdes
O uso do celular na escola
Patrimônio cultural.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Londrina – 75 anos Uma viagem no tempo.
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNADES MACHADO PROFESSOR COORDENADOR: RONALDO DE AZEVEDO SILVA BOLSISTAS: JANIEL SOUZA, REGINALDO CARLOS E TELMA RODRIGUES AULA:RELEMBRANDO.
GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Continente Ilha Um pouco de história: Civilizações Pré-Cabralinas Florianópolis Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores.
Construído no século XVIII para vigia contra os invasores, o Fortim do Faial apresenta-se hoje como um miradouro e é considerado Monumento de Valor Local.
Transcrição da apresentação:

50 Anos de Proteção ao Patrimônio no Paraná Lei 1211/53 50 Anos de Proteção ao Patrimônio no Paraná

MEIO AMBIENTE Teresa Urban Roberto Ribas Lange (in memoriam) Gert Hatschbach João José Bigarella Mater Natura Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem – SPVS Lutadores apaixonados, estudiosos dedicados, combatentes persistentes: por nossas águas, montanhas, árvores, pelas paisagens singulares, pela serra do mar, pela vida.

Ilha do Mel

Ilha do Mel

Serra do Mar

Serra do Mar Roberto Ribas Lange Morreu jovem, era um lutador: biólogo, ambientalista, Curador do Patrimônio Natural, Conselheiro relator do tombamento da Serra do Mar, propôs o tombamento do Superagüy, lutou pelas Sete Quedas, pela proteção do Parque Nacional do Iguaçu e de Vila Velha, teve participação decisiva no salvamento dos espécimes atingidos pelo alagamento de Itaipu.

Serra do Mar

Superagüy

Lancinhas

Lancinhas

Vila Velha

Vila Velha

Guartelá

SERVIÇO PÚBLICO Jussara Valentini Maria Tereza Brito de Lacerda David A. da Silva Carneiro (in memoriam) Carlos Frederico Marés de Souza Filho Cyro Ilídio Correa de Oliveira Lyra Inami Custódio Pinto Key Imaguire Jr José La Pastina Filho Oldemar Blasi Paulo Sidney Ferraz René Ariel Dotti Saint Clair Honorato dos Santos Sérgio Luiz Cordoni Vicente Vítola Respeito ao interesse coletivo, atenção e carinho com a história e a cultura paranaenses, paciência, diálogo, capacidade técnica e dedicação .

David A. da Silva Carneiro Professor, historiador, defensor das causas paranistas, iniciador dos trabalhos de proteção ao patrimônio cultural no estado, propositor das primeiras iniciativas de tombamento de monumentos paranaenses, cronista dos fatos e gentes do Paraná, manteve por iniciativa própria e durante longos anos importante acervo museugráfico com destaque para a revolução federalista. Lapa - Casa de Câmara e Cadeia

Estação Ferroviária – Ponta Grossa

Inauguração da Restauração da Igreja de São Benedito (1965)

São Benedito

Cyro Ilídio Correa de Oliveira Lyra Arquiteto, professor, seus ensinamentos, seu exemplo e seu coração generoso foram escola para um grande conjunto de profissionais que atuam na área da proteção ao patrimônio, autor dos mais importantes projetos de restauração de monumentos executados no Paraná, defensor incansável da causa aqui e em todo país. Antigo Paço Municipal - Curitiba

Antigo Museu Paranaense

Fazenda Florestal

Sambaqui do Guaraguassu Oldemar Blasi Professor, arqueólogo ilustre, pesquisador incansável; por décadas Diretor do Museu Paranaense e muitas vezes Conselheiro do Patrimônio Histórico e Artístico; defensor aguerrido da lei do tombamento e da cultura no Paraná.

Casa Lacerda Lapa

Casa Romário Martins

Câmara Municipal de Curitiba

Fonte da Carioca

Lapa

Judith Carneiro de Mello INICIATIVA PRIVADA Judith Carneiro de Mello Karime Bittar Regina Casillo João Casillo Ronie Cardoso Filho O gesto desprendido, a iniciativa de fazer, o respeito à memória de todos, o bom gosto, e a percepção da oportunidade.

Estádio de Palmeira

Fazenda Capão Alto - Castro

Museu Castrolanda

Escritório J. Casillo

Fazenda Cancela

Residência em Castro

Residência em Castro

Residência em Castro

Palácio Avenida

CIDADES REGIÕES Lapa Sérgio Leoni IPAC – Londrina Castro Lapa Morretes Paranaguá Ponta Grossa Rio Negro Lapa

Antiga Rodoviária: Londrina

Castro

Sérgio Leoni Lapiano, comerciante e político notável; seu coração imenso, seu amor inflamado pela sua cidade natal e pela memória paranaense, sua determinação impar, fizeram e fazem da Lapa um exemplo admirável de proteção ao patrimônio.

Morretes Casa Rocha Pombo

Paranaguá

Paranaguá

Lapa

Morretes

Castro

Lapa

Lapa

Morretes

Paranaguá

Paranaguá

Lapa – Teatro São Pedro

DOCUMENTAÇÃO Cid Destefani Círculo de Estudos Bandeirantes O interesse pela pesquisa, a preocupação sistemática em guardar e conservar documentos e testemunhos de épocas que já foram, para que possamos nos ver e compreender.