Matemática na Área 2 – Uma proposta Semipresencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade de Pernambuco Curso de Licenciatura em Computação Curso DosVox Básico Aline Ferreira Barbosa -
Advertisements

SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA ENSINO SQL Acadêmico: Sandro Oscar Bugmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Os porquês de algumas disciplinas da grade
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
MÓDULO PORTAL COORD. STRICTO SENSU SIGAA
CONSCIENTIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE OS RISCOS A EXPOSIÇÃO DO BISFENOL A
SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA.
DISCIPLINAS CURSADAS EM REGIME DE “EAD” (ENSINO À DISTÂNCIA)
Estrutura Curricular do Curso de Mestrado em Estudos da Mídia Regimento Interno do PPgEM (Anexo da Resolução nº 098/2015-CONSEPE)
Pedido de Matrícula CAGR
Medidas de Dispersão.
REMATRÍCULA ONLINE OS ALUNOS DEVEM POSSUIR ACESSO AO SISTEMA SUAP PARA SOLICITAR A REMATRÍCULA NO PRÓXIMO SEMESTRE.
FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA UMA ESCOLA CONTEMPORÂNEA (CASE DE COLATINA)
Sistemas Operacionais
Disciplinas Optativas
Professor Ademilson Teixeira
Curso - Avaliação e Aprendizagem
INFORMES GERAIS 2º/2017 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Cronograma Inicial De 26/05 a 03/06 – Semana de Integração e ambientação no Moodle. A participação é obrigatória. De 06/06 a 20/06 – primeira disciplina.
PROBABILIDADES.
Modelagem de um Canal de Comunicação e de uma Rota.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Como Calcular Médias no ASP
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
MATEMÁTICA FINANCEIRA Juros Compostos e Taxas Equivalentes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB MATRÍCULA WEB CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PASSO A PASSO.
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Cálculo e Encerramento
Hospital Israelita Albert Einstein
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
244.
Ferramentas da educação online
Matrícula Web
Arquitetura e Urbanismo – 1º termo APRESENTAÇÃO E PLANEJAMENTO
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
Profa Paula Moiana da Costa Universidade Positivo
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE FÉRIAS.
Administração de Cargos e Salários
Marco André Lopes Mendes
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
Professor Dani Prestini
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
SERVIÇO DE GESTÃO ACADÊMICA - SECA
Orientações para a Renovação da Matrícula
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA COORDENADORES DE CURSO
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Criação e Partilha de Conteúdos Digitais ALMADA maio de 2019
Disciplinas Optativas
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
Transcrição da apresentação:

Matemática na Área 2 – Uma proposta Semipresencial 1) Dados de desempenho dos alunos. 2) Desempenho nas disciplinas de matemática. 3) Discussão de Caso – San Josè State / Califórnia. 4) Propostas e seus impactos.

Número Total de Matrículas Períodos 2013/1 – 2017/2

Reprovações x Aprovações

Reprovações por Falta

Reprovações (nota)

Aprovações por Média

Aprovações (final)

Resumo (aproximado) 50 % Reprovações ¼ Reprovações por faltas 50 % Aprovações ¼ Aprovações por média ¼ Aprovações (final)

Disciplinas da Matemática Cálculos 1,2,3 e 4 . Álgebra Linear. Geometria Analítica.

Álgebra Linear e Geom. Analítica

Álgebra Linear e Geom. Analítica

Álgebra Linear e Geom. Analítica

Cálculo 1 : ~ 900 matrículas % 80 reprovação → 720 reprovações. % 40 por falta → 360 “abandonos”. Demais Cálculos: 50% reprovações Retenção !

Ensino à Distância – Califórnia Janeiro 2013 – San Jose state fecha acordo com Udacity ( Mooc ). Fornecer cursos de baixo custo ( $150,00 x $620,00) para alunos da universidade e membros da comunidade. Cursos introdutórios e de alta retenção : álgebra básica, estatística e pré cálculo.

California Community College Relatório do Public Policy Institute of California $1.5 bilhões de corte em 2011-12. Logo após corte número de matrículas diminuiu em 1 milhão. Cursos a distância aparecem como alternativa. Sucesso dos curso online – 11 % a 14 % menor que dos cursos presenciais. Distância entre grupos étnicos aumentou. Taxas de evasão são maiores.

Ensino a distância na Área 2 ? Tempo disponível ? Transporte, Aulas presenciais. Acesso a internet e computadores ? Maturidade e independência ? Taxas de evasão e reprovação ainda maiores? Equipes com alta rotatividade. Sedutor – Diminuição de carga para o professor. Segregação ?

Proposta Utilização de ferramentas do ensino à distância no ensino presencial. Disponibilizar vídeo/aulas teóricas e de exercícios. Criar, em caráter de avaliação, disciplina semipresencial (invertida?) de cálculo 1 para repetentes (opcional) Criar sistema de coleta no SIGA para ampla avaliação das disciplinas da área 2.

Obrigado !