A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem
Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO

2 Propostas para o mês de OUTUBRO
O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino de leitura e matemática na sua rede a partir dos resultados da Prova Brasil Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Propostas para o mês de OUTUBRO
Para a análise dos resultados finais da Prova Brasil 2015 de todas as escolas da rede municipal você poderá acessar o link abaixo: Colocar 2015 na escolha do ano.  Logo depois escolhe: Estado, Município e a dependência administrativa, no seu caso município e clicar em pesquisar. Irá aparecer um quadro com todas as escolas e uma coluna a direita: Resultado Final. Escolha a escola e clique no resultado Final. O Boletim da Escola com os indicadores contextuais e os resultados da Prova Brasil 2015 será disponibilizado. Selecionar a planilha de resultados por município.

4 Propostas para o mês de OUTUBRO
O que consta neste Boletim: Indicadores Contextuais Participação na avaliação Distribuição percentual dos alunos do 5o ano e 9o ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência – Língua Portuguesa e Matemática. DCONT/SCHF

5 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP
Vamos começar a sistematização dos resultados da Prova Brasil Siga as mesmas orientações do slide 3 e no ano coloque Siga os demais passos e preencha os quadros abaixos com os resultados de cada escola no 5o e 9o ano de LP e MAT. Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

6 Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

7 Consolidado resultados 2013 – 9o ano LP
Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

8 Consolidado resultados 2013 – 9o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

9 Consolidado resultados 2015
Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado. Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP ( ) MAT ( ) 5o. Ano ( ) º Ano ( ) NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

10 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este indice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? No ano de 2015 os níveis de participação melhoraram em todas as unidades , chegando a uma variável de 6% a 8% a mais que em 2013 , o fato de algumas unidades não atingirem os 95% pode ocorrer por falta de conscientização da importância da avaliação b) Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? Sim, em comparação com os resultados anteriores demonstrou alguns avanços na rede. c) Quais diferenças se observa entre os resultados 2013 e 2015 para Língua Portuguesa e Matemática para cada ano de escolaridade avaliado? Qual percentual de alunos nos níveis mais baixos de proficiência em 2015? Fazendo uma breve comparação nota –se um aumento considerável em Matemática onde o avanço para o nível adequado foi maior d) Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? Houve aumento de 3% a 5% de aumento nos níveis acima do nível 4 Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados? O trabalho junto aos gestores e professores de leitura dos relatórios de desempenho de suas escolas , discussão sobre os descritores, verificação das maiores dificuldades identificadas através dos relatórios e conscientização da importância das avaliações externas e como esses dados podem contribuir para melhorar a qualidade de ensino.

11 Roteiro das atividades
Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 5º ano e 9º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar em toda a escolaridade. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem.

12 Programa Avaliação e Aprendizagem Materiais necessários
Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação de _________________________ Período de realização das ações: Metas de curto prazo: 1. 2. 3. Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Reunião com gestores e diretores pedagógicos Discussão sobre o resultado da Prova Brasil Boletins Prova Brasil Secretaria da Educação Secretaria da Educação, Gestores das Unidades, Coordenadores pedagógicos e professores. 2 encontros 8h Reflexão para melhorar a qualidade do ensino 2. Reunião com os pais Esclarecer e explanar junto aos pais os resultados obtidos e as dificuldades encontradas, enfatizar junto aos pais a importância das avaliações internas e externas. Boletins descritivos Prova Brasil Data show Notebook Gestores , coordenadores e professores Secretaria da Educação, Gestores das Unidades, Coordenadores pedagógicos , professores e pais 1 encontro 3h Acompanhamento pedagógico e conscientização das dificuldades 3. Reunião pedagógica e Seleção de atividades Levantamento de atividades segundo descritores, Livros Internet Computadores Sulfites Xerox Coordenadores pedagógicos Gestores das Unidades, Coordenadores pedagógicos e professores. semanal Sanar as dificuldades nos descritores 4.Avaliações aplicação de diagnósticos similares a Prova Brasil Xerox dos diagnósticos. Secretaria da Educação.gestores das unidades escolares. Coordenadores pedagógicos e professores Secretaria da Educação.gestores das unidades escolares. Coordenadores pedagógicos , professores e alunos mensal Aumentar a proficiência no níveis adequados de aprendizagem


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google