A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
Seape 2016

2 Objetivos da Oficina Compreender sobre o Seape: seus limites e possibilidades. Usar, de modo eficaz, os diferentes materiais de divulgação e apropriação de resultados do Seape (planilhas, site, revistas etc.). Analisar os resultados do Seape, fazendo inferências de ordem qualitativa. Multiplicar as discussões realizadas nas oficinas junto à rede e às escolas.

3 AVALIAÇÃO EXTERNA E AVALIAÇÃO INTERNA
Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Avaliação Interna/Escola Processo da aprendizagem Avaliação Externa/Sistemas Testes de proficiência Questionários contextuais Desempenho dos alunos

4 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OBJETIVOS
Produzir um diagnóstico sobre o desempenho estudantil e os fatores que interferem nesse desempenho: estudante, turma, escola, município, estado e região. Acompanhar a qualidade da educação ao longo do tempo – monitoramento da qualidade da educação. Definir subsídios para a formulação de políticas educacionais/qualidade e equidade. Produzir informações sobre desempenho escolar: estudante, turma, escola, município, estado e região.

5 POR QUE CRIAR SISTEMAS PRÓPRIOS DE AVALIAÇÃO?
Melhoria da qualidade da educação com promoção da equidade Realização de ciclos anuais de avaliação Rapidez no acesso às informações Desenho próprio da avaliação de acordo com necessidades específicas Estabelecimento de metas e de padrões de desempenho estudantil

6 AS PRINCIPAIS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO BRASIL
Internacionais Pisa Nacionais (SAEB) ANA Anresc – Prova Brasil ANEB Estaduais (SEAPE) Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem

7 PISA, SAEB e SEAPE– semelhanças e diferenças
CARACTERÍSTICAS PISA 2015 SAEB 2015 SEAPE ANEB PROVA BRASIL ETAPAS AVALIADAS 7º ano do Ensino Fundamental 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio 5º e 9º anos do Ensino Fundamental 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio INSTITUIÇÕES AVALIADAS Escolas públicas e privadas localizadas nas áreas urbana e rural, exceto as da área rural da região Norte. Escolas públicas e privadas localizadas nas áreas urbana e rural. Escolas públicas (estaduais e municipais) localizadas nas áreas urbana e rural. ÁREAS DO CONHECIMENTO AVALIADAS Maior domínio: Ciências Menor domínio: Leitura e Matemática Leitura e Matemática ABRANGÊNCIA Nacional Estadual/Municipais CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO Amostral Censitária ABRANGÊNCIA DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Brasil, grandes regiões e unidades da Federação. Brasil, grandes regiões, unidades da Federação, municípios e escolas. Estado, municípios, escolas, turmas e alunos. ESCALA DE PROFICIÊNCIA 0 a 1000 0 a 500 (Saeb)

8 SEAPE – 3° ano do Ensino Fundamental e ANA– semelhanças e diferenças
CARACTERÍSTICAS ANA 2015 SEAPE ETAPA AVALIADA 3º ano do Ensino Fundamental INSTITUIÇÕES AVALIADAS Escolas públicas localizadas nas áreas urbana e rural. Escolas públicas (estaduais e municipais) localizadas nas áreas urbana e rural. ÁREAS DO CONHECIMENTO AVALIADAS Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática Língua Portuguesa e Matemática ABRANGÊNCIA Nacional Estadual/Municipais CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO Censitária ABRANGÊNCIA DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Brasil, grandes regiões, unidades da Federação, municípios e escolas. Estado, municípios, escolas, turmas e estudantes. ESCALA DE PROFICIÊNCIA 0 a 1000 (escalas diferentes)

9 Objetivos do Seape produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino público no Acre; monitorar a educação pública ofertada pelo estado e pelos municípios; oferecer subsídios para que políticas públicas educacionais possam ser desenhadas e implementadas; possibilitar aos gestores escolares redefinirem práticas de gestão e aos professores replanejar e rever as práticas pedagógicas.

10 Principais Avanços e Desafios
Resultados 2016 Principais Avanços e Desafios

11 3° Ano do Ensino Fundamental

12 Percentual de estudantes por padrão de desempenho*
Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 2ª série/3º ano EF até 400 400 a 450 450 a 500 acima de 500 *Nestes gráficos, o padrão Adequado refere-se à soma do percentual de estudantes nos padrões de desempenho Adequado e Avançado.

13 3° Ano do Ensino Fundamental

14 Percentual de estudantes por padrão de desempenho*
Padrões de Desempenho em Matemática Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 2ª série/3º ano EF até 725 725 a 800 800 a 850 acima de 850 *Nestes gráficos, o padrão Adequado refere-se à soma do percentual de estudantes nos padrões de desempenho Adequado e Avançado.

15 5° Ano do Ensino Fundamental

16 5° Ano do Ensino Fundamental

17 9° Ano do Ensino Fundamental

18 9° Ano do Ensino Fundamental

19 3ª Série do Ensino Médio

20

21 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa
MÉDIA DE PROFICIÊNCIA POR ETAPA – 2016 – 5° ano Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 5º ano EF até 125 125 a 175 175 a 225 acima de 225 9º ano EF até 200 200 a 250 250 a 300 acima de 300 3ª série EM até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325

22 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa
MÉDIA DE PROFICIÊNCIA POR ETAPA – 2016 – 9° ano Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 5º ano EF até 125 125 a 175 175 a 225 acima de 225 9º ano EF até 200 200 a 250 250 a 300 acima de 300 3ª série EM até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325

23 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa
MÉDIA DE PROFICIÊNCIA POR ETAPA – 2016 – 3° ano do EM Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 5º ano EF até 125 125 a 175 175 a 225 acima de 225 9º ano EF até 200 200 a 250 250 a 300 acima de 300 3ª série EM até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325

24 Padrões de Desempenho em Matemática
MÉDIA DE PROFICIÊNCIA POR ETAPA – 2016 – 5° ano Padrões de Desempenho em Matemática Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 5º ano EF até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250 9º ano EF até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325 3ª série EM até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350

25 Padrões de Desempenho em Matemática
MÉDIA DE PROFICIÊNCIA POR ETAPA – 2016 – 9° ano Padrões de Desempenho em Matemática Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 5º ano EF até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250 9º ano EF até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325 3ª série EM até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350

26 Padrões de Desempenho em Matemática
MÉDIA DE PROFICIÊNCIA POR ETAPA – 2016 – 3° ano do EM Padrões de Desempenho em Matemática Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 5º ano EF até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250 9º ano EF até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325 3ª série EM até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350

27 Padrões de Desempenho- 2016

28 Padrões de Desempenho- 2016

29 Principais Avanços 3 º do Ensino Fundamental – Rede Estadual Língua Portuguesa 2010 – 477, – 531,8 Matemática 2010 – 738, – 771,4 Pri, coloquei os gráficos com os padrões de desempenho. Acho que eles ilustram melhor os avanços e os desafios.

30 Principais Desafios 3 º do Ensino Médio Língua Portuguesa 2010 – 242,9
2016 – 255,8 Matemática – 249,7 2016 – 253,8

31 Avanços e desafios Troquei o título desse slide. Para os anos iniciais, foi um avanço, mas para o anos finais e, principalmente, para o ensino médio, ainda é um grande desafio.

32 Escala de Proficiência
Por que a escala vai entrar aqui?

33 Escala de Proficiência
Identificam o tema a partir da conjugação das pistas textuais e do conhecimento de mundo do leitor, desde que seja em textos de temática e gênero familiares. Identificam o tema em textos menos familiares que exijam a realização de inferências. Esses estudantes já consolidaram essa habilidade. Identificam o tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Começam a desenvolver a competência. Identificam o tema de textos curtos, de linguagem simples, cujo tema vem indicado no título. Ainda não desenvolveram a habilidade.

34 Uso dos Resultados

35 Proficiência Comparar os resultados ao longo dos anos para a mesma etapa de escolaridade. Comparar os resultados de diferentes disciplinas. Analisar os resultados a partir da leitura da escala de proficiência, observando o significado pedagógico da média, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências. Tomar a média de proficiência de maneira isolada, sem analisá- la com a ajuda da escala.

36 Padrão de Desempenho Identificar, em cada componente curricular e etapa, os alunos que têm apresentado maiores dificuldades de aprendizagem. Entender que os alunos que se encontram em um padrão de desempenho em um componente curricular se encontram no mesmo padrão em outro. Entender que os padrões de desempenho são os mesmos para todas as etapas e componentes curriculares avaliados. Reconhecer que a cada padrão correspondem níveis diferentes de aprendizagem e usar essa informação para o planejamento pedagógico.

37 Participação Entender que a participação nos testes mensura a garantia do aluno de ser avaliado, decorrência de seu direito de aprender. Acompanhar a participação dos estudantes nos testes, de modo a buscar a maior participação possível. Acreditar que, uma vez que a participação já esteja elevada, não é preciso realizar nenhuma ação para que o percentual aumente ainda mais.

38 Portal http://www.seape.caedufjf.net/

39

40

41

42

43

44

45

46 Coleção Revista do Sistema Revista do Gestor Escolar
Revista do Professor

47 Planilhão

48 Apropriação dos Resultados
Parte 2 Apropriação dos Resultados

49 A leitura e a análise dos resultados correspondem aos primeiros passos para o uso das informações provenientes da avaliação, ou seja, do instrumento para diagnóstico e monitoramento da qualidade da educação ofertada. Para seguir contribuindo com a melhoria da qualidade da educação e testando o direito de aprender, de estudante inscrito na rede pública de ensino estadual, é preciso apropriar- se dos resultados.

50 A apropriação... perpassa conhecer e divulgar as informações.
visa fortalecer a gestão democrática e valorizar o trabalho coletivo. propõe tomadas de decisão e compartilhamento de responsabilidades (papéis definidos).

51 ONDE ESTAMOS? AONDE QUEREMOS CHEGAR? COMO CHEGAREMOS?

52 Atividades

53 Muito Obrigada! capsaepe@caed.ufjf.br


Carregar ppt "OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google