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AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA Este instrumento é composto de duas partes: 1. um formulário a ser preenchido pelos participantes da formação continuada, conforme explicações a seguir.   2. uma orientação para análise dos resultados das formações e que tem como intenção apoiar a reflexão das equipes técnicas de Secretarias de Educação. OBS. Importante observar que esta proposta se aplica a um processo de formação centralizada na Secretaria de Educação. Sua aplicação a mecanismos de supervisão e reuniões de gestão pedagógica, a ocorrer nas escolas, precisa de adaptações que podem ser feitas pelos municípios, caso assim desejem.

2 AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O FORMULÁRIO O formulário aqui apresentado deve ser aplicado após um encontro de formação continuada. O público são os participantes desta formação. Os formulários preenchidos devem ser inseridos em uma planilha para calculo do valor global de cada item, indicando a percepção geral do grupo sobre a formação. Uma forma super fácil de fazer isso é usar algum software disponível na Internet e que oferece soluções sem custos. Boas opções, por exemplo, são o Survey Monkey e o Type Form. Neles você pode montar um questionário exatamente como o formulário apresentado. Depois basta digitar a resposta de cada participante da formação. Feito isso, este software irá apresentar um relatório simples dos resultados. Vale a pena contar com esse recurso. No caso de avaliações de diferentes formações será necessário ter diferentes questionários nesta plataforma on-line. Ainda que o conteúdo seja o mesmo, a experiência formativa foi distinta. Isso é simples. Basta criar um novo questionário online com outro nome. O formulário traz uma pergunta aberta (pontos positivos e negativos), a sistematização dessa exige registro simples em um documento. Caso não seja viável, sugere-se que as fichas respondidas estejam disponíveis para uma leitura geral no momento da análise. O formulário é anônimo, ou seja, o respondente não precisa colocar seu nome. Assim ele / ela ficam mais seguros para dar respostas sinceras. Apresentamos o formulário em uma página específica para facilitar sua impressão. Formulários online Survey Monkey: Type Form:

3 DIMENSÕES ORIENTADORAS
PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DIMENSÕES ORIENTADORAS Este formulário é orientado pelo Quadro de Dimensões da Formação Continuada presente no texto “Fundamentos básicos para a avaliação da política de educação integral” do Caderno Na Prática. Sugerimos leitura deste material. Cada pergunta esta relacionada com as dimensões propostas neste texto, conforme apresentado a seguir: . Dimensão Perguntas Orientadoras Relevância 1, 2 Condições & Insumos 11 Carga / Intensidade 3, 4 Metodologia 5,6 Sequência Lógica 7 Materiais de apoio 8, 9 Aprendizagem 12

4 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO
PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO O objetivo deste formulário é conhecer sua opinião sobre a formação que participou. Com isso poderemos qualificar o trabalho que realizamos em nossa rede. Este questionário é anônimo, ou seja, você não precisa se identificar. É importante que você seja franco em suas respostas. Por favor, atribua um valor de 0 a 10 que informa seu grau de concordância (sendo 0 discordância absoluta e 10 concordância absoluta) para cada uma das afirmações abaixo . Caso você considere que alguma destas afirmações não se aplica para esta formação, por favor, deixe a resposta em branco. Afirmação 0 a 10 1. Esta formação abordou elementos que tem relação com a realidade das escolas em que atuo. 2. Esta formação traz elementos que podem ser aplicados na realidade e contexto das escolas onde atuo. 3. A carga horária desta formação foi adequada para os conceitos e ferramentas abordados. 4. A frequência do processos de formação continuada tem sido adequada para equacionar nossas demandas de aprendizagem e o trabalho nas escolas. 5. A metodologia utilizada na formação favoreceu a minha compreensão e aprendizagem do que foi tratado. 6. A metodologia utilizada colaborou para meu envolvimento e participação nas atividades. 7. O tema tratado nesta formação tem relação com os demais temas da formação continuada (realizados ou planejados), mostrando uma clara sequência didática para nosso processo de desenvolvimento. 8. Os materiais didáticos oferecidos na formação são adequados para dar suporte ao trabalho que realizaremos nas escolas. 9. Os materiais didáticos oferecidos na formação podem auxiliar o meu estudo individual e a continuidade de minha aprendizagem. 10. Os recursos pedagógicos utilizados foram adequados e favorecem a nossa aprendizagem 11. O apoio oferecido favoreceu minha participação (local, logística, dispensa de aula, alimentação, outros) 12. Esta formação contribuiu com minha aprendizagem e colabora com minha ação pedagógica nas escolas.

5 PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA MUITO OBRIGADO!
Por favor, aponte dois pontos positivos e dois negativos da formação: . Positivo 1 Positivo 2 Negativo 1 Negativo 2 MUITO OBRIGADO!

6 ORIENTAÇÃO PARA ANÁLISE
PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA ORIENTAÇÃO PARA ANÁLISE Este roteiro tem como objetivo apresentar perguntas que orientem o debate da equipe técnica sobre a formação continuada. Esta conversa pode ser feita com base diferentes cenários: 1. Quando os resultados de uma formação estão disponíveis para análise: Neste caso a equipe aplicou o formulário em uma formação e sistematizou seus resultados, tendo-o em mãos para debate. 2. Quando os resultados de mais de uma formação estão disponíveis: neste caso a equipe se reúne depois que um conjunto de encontros foi realizado, nos quais o formulário foi aplicado e os resultados sistematizados, estando disponíveis para o debate. 3. Quando os resultados das formações não estão disponíveis: neste caso a equipe técnica, por razões diversas, não aplicou o formulário e irá debater considerando apenas a sue própria perspectiva. Isso pode fragilizar a análise, mas não a impede. Neste caso, as perguntas orientadas para análise dos dados, abaixo apresentadas, devem considerar apenas o visão da equipe. Atenção! Caso os formulários tenham sido aplicados, mas não tenham sido sistematizados, sugere-se que estas fichas estejam disponíveis para que sejam lidas e manuseadas pela equipe durante a reunião. Ainda que os dados finais não estejam disponíveis com precisão, uma percepção geral pode ser recolhida ao se “passar os olhos” pelo conjunto do material.

7 PASSO A PASSO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA ORIENTAÇÃO PARA ANÁLISE
Reunião com equipe técnica de duas horas de duração. Passo 1. Introdução Como passo inicial, propõe-se que todos da equipe leiam, individualmente, os resultados sistematizados dos formulários. Caso não estejam sistematizados, realiza-se uma leitura geral dos próprios formulários. Passo 2. Questões para reflexão: O que me chama atenção em relação a estas informações sobre a formação? O que confirma minhas impressões e o que é novo em relação à minha percepção sobre a formação? Quais foram os pontos fortes e que precisam ser valorizados no processo formativo? Quais os pontos fracos que precisam ser melhorados? Passo 3. Encaminhamentos Que ações prioritárias devemos fazer para fortalecer a formação? Quais os responsáveis pelas ações priorizadas? Qual o prazo que têm? Qual apoio precisam?


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