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PublicouRicardo Rocha Brezinski Alterado mais de 6 anos atrás
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Estudos sobre Permanência e Êxito no IFB
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2013/2014 - PROGRUPOS/PREN DEMANDA – PREN e Pesquisadores
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Pesquisa com docentes e estudantes do Campus Samambaia Grupo focal com os Coordenadores de Registro Acadêmico dos Campi Workshop Nacional sobre evasão na EPT Publicações
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PROGRUPOS/PREN CONCLUSÃO:
Necessidade de unificação das nomenclaturas e conceitos utilizados pelo SISTEC/TCU/IFB para melhor controle dos dados Criar projeto institucional visando a permanência e o êxito dos estudantes
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Representantes dos campi e PREN
COMISSÃO Representantes dos campi e PREN DEMANDA: IFB/SETEC ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Pesquisa utilizando dados do SISTEC, cujos resultados podem ser consultados no IFB em Números Questionários com questões abertas e fechadas que foram respondidos por pessoas entre estudantes, docentes e técnicos. Entrevistas em que foram levantadas experiências exitosas em permanência e êxito já desenvolvidas pelos campi.
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Observações – dados quantitativos
Como já foi identificado pelo grupo de pesquisa Progrupos os conceitos dos indicadores utilizados pelo SISTEC, base de dados que alimenta o IFB em Números, não estão alinhados com os conceitos empregados nos diversos campi do IFB. Sugestão: alinhar com o SGA Conceitos, fórmulas, tempo de alimentação e extração dos dados no SISTEC Sugestão: realizar estudo envolvendo outros Ifs a fim de aprofundar a análise e levantar proposições que poderão ser discutidas no CONIF e encaminhadas à SETEC. Ex.: No método de cálculo previsto no manual da SETEC, alterara os conceitos previstos inicialmente no TAM quanto ao índice de eficácia, apresentando resultado incompatível com o objetivo da mensuração - eficácia de cada turma. Além de apresentar inversão no numerador e denominador da fração
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Questões inter-relacionadas
B C A
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O que afeta a permanência e o êxito dos estudantes? (relevância)
O que prejudica o desenvolvimento dos seus estudos? O que afeta a permanência e o êxito dos estudantes? (relevância) Estudantes Falta de tempo para estudar (43,7%) Dificuldade em matemática (36,6%) Dificuldade de aprendizado (29,7%) Excesso de atividades e carga horária (28,2%) Docentes Acessibilidade ao campus transporte* (70,1%) Cumprimento das atividades (67,7%) Assiduidade (66,7%) Acessibilidade ao campus alunos PNE (60%) Técnicos Acessibilidade ao campus transporte* (78,5%) Acessibilidade ao campus alunos PNE (74,7%) Assiduidade (67,1%) Segurança no acesso ao campus (67,1%) * Estudantes 26.8% (6º lugar)
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Você tem o hábito de estudar além do horário da aula?
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Instrumentos que ajudam no acompanhamento das ações de Permanência e Êxito
Planilha de identificação de estudantes em risco de evasão Planilha Integrada de Atendimento ao Estudante
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Planilha de identificação de estudantes em risco de evasão
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Planilha Integrada de Atendimento ao Estudante
O sistema funciona no Google Drive e é compartilhado com todas as coordenações e servidores envolvidos no atendimento ao estudante. Os docentes também tem acesso para acompanhar ou registrar informações na planilha.
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Identificação Nome Responsável E-mail Telefone Sexo Estado Etnia
Matrícula Bairro Data de Nascimento Necessidade Específica Endereço
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Ocorrências
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Adequações
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Atendimento docente
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Encaminhamentos Formulação de um Documento Base com o objetivo de fomentar ações de sensibilização e acolhimento nos campi que ajudem a estimular uma mudança de postura, que contribua para o fomento de ações que promovam a permanência dos estudantes e o êxito.
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Obrigada! yvonete.santos@ifb.edu.br
(Planilhas) (IFB em números)
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