A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos sobre Permanência e Êxito no IFB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos sobre Permanência e Êxito no IFB"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos sobre Permanência e Êxito no IFB

2 2013/2014 - PROGRUPOS/PREN DEMANDA – PREN e Pesquisadores
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Pesquisa com docentes e estudantes do Campus Samambaia Grupo focal com os Coordenadores de Registro Acadêmico dos Campi Workshop Nacional sobre evasão na EPT Publicações

3 PROGRUPOS/PREN CONCLUSÃO:
Necessidade de unificação das nomenclaturas e conceitos utilizados pelo SISTEC/TCU/IFB para melhor controle dos dados Criar projeto institucional visando a permanência e o êxito dos estudantes

4 Representantes dos campi e PREN
COMISSÃO Representantes dos campi e PREN DEMANDA: IFB/SETEC ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Pesquisa utilizando dados do SISTEC, cujos resultados podem ser consultados no IFB em Números Questionários com questões abertas e fechadas que foram respondidos por pessoas entre estudantes, docentes e técnicos. Entrevistas em que foram levantadas experiências exitosas em permanência e êxito já desenvolvidas pelos campi.

5 Observações – dados quantitativos
Como já foi identificado pelo grupo de pesquisa Progrupos os conceitos dos indicadores utilizados pelo SISTEC, base de dados que alimenta o IFB em Números, não estão alinhados com os conceitos empregados nos diversos campi do IFB. Sugestão: alinhar com o SGA Conceitos, fórmulas, tempo de alimentação e extração dos dados no SISTEC Sugestão: realizar estudo envolvendo outros Ifs a fim de aprofundar a análise e levantar proposições que poderão ser discutidas no CONIF e encaminhadas à SETEC. Ex.: No método de cálculo previsto no manual da SETEC, alterara os conceitos previstos inicialmente no TAM quanto ao índice de eficácia, apresentando resultado incompatível com o objetivo da mensuração - eficácia de cada turma. Além de apresentar inversão no numerador e denominador da fração

6 Questões inter-relacionadas
B C A

7 O que afeta a permanência e o êxito dos estudantes? (relevância)
O que prejudica o desenvolvimento dos seus estudos? O que afeta a permanência e o êxito dos estudantes? (relevância) Estudantes Falta de tempo para estudar (43,7%) Dificuldade em matemática (36,6%) Dificuldade de aprendizado (29,7%) Excesso de atividades e carga horária (28,2%) Docentes Acessibilidade ao campus transporte* (70,1%) Cumprimento das atividades (67,7%) Assiduidade (66,7%) Acessibilidade ao campus alunos PNE (60%) Técnicos Acessibilidade ao campus transporte* (78,5%) Acessibilidade ao campus alunos PNE (74,7%) Assiduidade (67,1%) Segurança no acesso ao campus (67,1%) * Estudantes 26.8% (6º lugar)

8 Você tem o hábito de estudar além do horário da aula?

9 Instrumentos que ajudam no acompanhamento das ações de Permanência e Êxito
Planilha de identificação de estudantes em risco de evasão Planilha Integrada de Atendimento ao Estudante

10 Planilha de identificação de estudantes em risco de evasão

11 Planilha Integrada de Atendimento ao Estudante
O sistema funciona no Google Drive e é compartilhado com todas as coordenações e servidores envolvidos no atendimento ao estudante. Os docentes também tem acesso para acompanhar ou registrar informações na planilha.

12 Identificação Nome Responsável E-mail Telefone Sexo Estado Etnia
Matrícula Bairro Data de Nascimento Necessidade Específica Endereço

13 Ocorrências

14

15

16

17 Adequações

18 Atendimento docente

19

20 Encaminhamentos Formulação de um Documento Base com o objetivo de fomentar ações de sensibilização e acolhimento nos campi que ajudem a estimular uma mudança de postura, que contribua para o fomento de ações que promovam a permanência dos estudantes e o êxito.

21 Obrigada! yvonete.santos@ifb.edu.br
(Planilhas) (IFB em números)


Carregar ppt "Estudos sobre Permanência e Êxito no IFB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google