A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estágio IV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estágio IV."— Transcrição da apresentação:

1 Estágio IV

2 Estágio IV Nosso percurso... Vivenciamos os Estágios I, II e II;
Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades por temas de investigação para o TCC, além do nível de ensino na educação básica, para o estágio IV de aprofundamento; Fizemos o contato com a escola e coletamos as informações acerca dos conteúdos/abordagens previstos pela regente para a unidade pedagógica vigente; Planejamos nossas ações para 20 horas de aulas no contexto da turma escolhida.

3 Estágio IV Sugestão para articulação da proposta didática para o período de 7 a 11 de novembro: Elaboração de um projeto didático interdisciplinar articulador dos conteúdos previstos pela regente com a preocupação/objeto de investigação para os TCC dos integrantes da cada dupla.

4 Projetos São situações didáticas em que o professor e os alunos têm propósitos comuns e se comprometem com a conquista de um produto final, que é fruto do trabalho de todos e tem um sentido social real (“produto”, nesse caso, não significa algo “palpável”, mas sim um resultado: pode ser uma festa, uma mostra de trabalhos produzidos, uma apresentação pública de leitura ou jogral, a organização de uma biblioteca de classe, um livro, jornal ou texto etc.). Nos projetos, as ações propostas ao longo do tempo são planejadas de forma seqüenciada, têm relação entre si e fazem sentido em função do resultado que se deseja alcançar.

5 Projetos Ex: “Coleções” (organização de coleções para aprender conteúdos matemáticos); “Brincadeiras” (resgate de brincadeiras antigas e produção de um livreto de textos instrucionais); “Paisagens” (estudo de como pintores de diferentes épocas retrataram as paisagens e organização de uma mostra com produções da classe); Animais em extinção (estudo de alguns animais em extinção e produção de uma pequena enciclopédia) etc.

6 Orientações para a elaboração do Projeto Didático:
Elementos pré-textuais (ABNT) do Projeto de Estágio Elementos Textuais: corpo do projeto didático: Identificação da Escola/turma/série Carga horária: Dupla de estagiárias / temas dos TCC Tema do Projeto Didático ou Eixo Norteador Justificativa – (trata-se de um texto onde vcs vão flexionar estas vivências a partir da questão: por que é importante trabalhar este tema na sala de aula de Ensino Fundamental? (relevância social e pessoal). referencial teórico Abordagem metodológica Objetivos Detalhamento (aula a aula / seqüência didática) Materiais Avaliação/culminância dos estudos Elementos Pós-textuais Referência Anexos

7 Avaliação/culminância dos estudos...
Texto conclusivo com as seguintes características: Informe do transcurso do estágio (como vcs perceberam, como se sentiram, o que estudaram para este momento, o que vcs investiram [para alem de valores monetários, porque este investimento é real]) Avalie este período: Seus objetivos foram atingidos? Pontos fortes e Fracos da sua atuação (individual) O que necessitou ser alterado no seu planejamento, porque e qual o fundamento das escolhas realizadas posteriormente; Pontue qual a importância do estágio de aprofundamento para a sua atividade de escrita monográfica...

8 Anexos... Inserir os diários de Bordo Fotografia das ações realizadas em estágio; Inserir a autoavaliação e a avaliação da professora Regente

9 Programação da atividade de entrega do projeto concluído...
29/11 – retorno do estágio 06/12 - Orientação final relatório de Estágio. 13/12 – horário de atendimento individual (1ª chamada de entrega) 19/12 – Entrega de Trabalho (final de prazo – laboratório de ES/TCC) 07/02/2012 – retorno as aulas


Carregar ppt "Estágio IV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google