ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Advertisements

PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Análise estatística de dados da PNAD: incorporando a estrutura do plano amostral Pedro Luís do Nascimento Silva, Djalma Galvão Carneiro Pessoa e Maurício.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
Prof. Daniel Rodrigues Poit * * * Principais Índices.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Vanessa Fernanda Schmitt André Domingos Goetzinger
GEOPROCESSAMENTO: Fundamentos Teóricos
Análise Sócio Demográfica
1. O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou a sua melhor caracterização.
DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo Appel Colvero.
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO I
Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon
PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS. Autores: Janaína.
Análise espacial na determinação de áreas de risco
Leda Carolina Carvalho Menezes
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
Population density and deforestation in the Brazilian Amazon: New insights on the current human settlement patterns I. Tritsch & F.-M. Le Tourneau (Applied.
Adilson Cândido da Silva
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Ciências Naturais – 8.º ano
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
Linguagem Cartográfica
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – PQA-VS
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
COMUNIDADE INSTITUTO EMPRESA PROJETO DE COMUNICAÇÃO INSTITUTO VOTORANTIM.
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO III
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO IV
Impacto humano per capita dentro da perspectiva de geração de resíduos
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
1. Problema e Justificativa
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
Prof. André Aparecido da Silva
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Josimar dos Reis de Souza Beatriz Ribeiro Soares
Planejando o Turismo no seu Município
II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
Acidentes em rodovias tradicionais e estradas parques
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
ESCOLA: UM AMBIENTE PROMOTOR DA SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFESSORES?
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
FEBRACE – 17ª FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
A NECESSIDADE DA ANÁLISE DE INDICADORES E ÍNDICES PARA AVALIAÇÃO DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Alessandro Silva Borges (MAASA/UFBA)
Disciplina: Análise espacial de dados geográficos
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Avaliação dos parâmetros físico-quimicos da água na microbacia hidrográfica do córrego da Aldeia, Fernandópolis-SP Sérgio Luís de Carvalho, Gilberto Alves.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante do curso de Engenharia Química, UNG, Brasil bolitto.walter@gmail.com   Natália Góes dos Santos Barom Professora Mestre, UNG, Brasil. natigoes@gmail.com Silvania Maria Netto Professora Doutora, UNG, Brasil. silvania.netto@prof.ung.br

Introdução Problemática do descarte irregular de RCC no país; Necessidade de legislação em nível nacional e municipal Nacional Resolução 307/2002 do CONAMA Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/2010 Municipal Decreto n° 25.754/2008 (Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil de Guarulhos)

Metodologia Obtenção dos dados espaciais Organização e padronização dos indicadores utilizados Cálculo do índice global e local de Moran

Indicadores Fontes Dimensões Renda média per capita por bairro (2010) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2010 Sociodemográfico Taxa de alfabetização por bairro (2010) Densidade demográfica (2010) % de domicílios com abastecimento de água por rede geral (2010) Infraestrutura Urbana % de domicílios com coleta de lixo por bairro (2010) % de domicílios com acesso à iluminação pública por bairro (2010) Pontos de Entrega Voluntária por bairro (2010) Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social de Guarulhos – Ambiens, 2012 Deposições irregulares de RCC por bairro (2010) Desigualdade Ambiental

A análise estatística e elaboração do mapa de correlação local e o cálculo do índice global de Moran foi realizada utilizando o software GeoDa 1.12.1.57. Foi utilizada a matriz rainha de vizinhança de primeira ordem na análise correlacional para representar a heterogeneidade do espaço urbano. Foi utilizado a taxa de 5% como significância estatística.

O índice global de Moran é feito com a análise correlacional de duas variáveis, e varia entre -1 e 1, sendo que valores positivos (0 a +1) indicam uma correlação direta, e valores negativos (-1 a 0) correlação inversa. Valores próximos a 0, indicam pequena ou ausente correlação entre as variáveis. Com a expansão desordenada, observa-se características diversas por todo o município, fazendo com que os índices de correlação global tenham resultados mais próximos a 0.

Caracterização do município de Guarulhos Processo de expansão desordenada. Ocupação urbana ocorre na região Central, Leste e Oeste. Os bairros Cabuçu de Cima e Tanque Grande, localizados na região Noroeste, fazem parte da Área de Proteção Ambiental, sem a presença de moradias. A região Norte do município possui uma menor densidade demográfica, sendo caracterizada como zona rural ou semi-urbanizada.

Desigualdade sociais no espaço urbano de Guarulhos. Maior concentração de renda na região Central e Oeste do município.

Maior presença de pontos de descarte irregular nas regiões mais próximas ao centro. Maior quantidade de instrumentos de coletas de Resíduos da Construção Civil nas regiões mais próximas ao centro.

Resultados Indicador Índice Global de Moran Renda média per capita 0,17 Alfabetização 0,14 Densidade demográfica 0,06 Domicílios com abastecimento de água pela rede geral 0,16 Domicílios com acesso à Iluminação Pública 0,10 Domicílios com coleta de lixo 0,01 Pontos de Entrega Voluntária -0,05 Deposições irregulares de RCC -0,04

Observou-se similaridade entre os aglomerados espaciais formados por dados sociais e de infraestrutura urbana. Os indicadores de renda média per capita e alfabetização apresentaram valores globais semelhantes, sendo que estes dados podem ser atribuídos aos mesmos grupos sociais espalhados no município.

Aglomerados alto-alto nas regiões próximas ao centro, observou- se os melhores índices sociais, maior acesso à urbanidade por infraestrutura urbana e maior quantidade de pontos de descarte. Aglomerados baixo-baixo na região semi-urbanizada ou rural, simbolizando a relação de menores índices sociais e menores quantidade de pontos de descarte de RCC nestas áreas, devido à pequena expansão demográfica nesta região. A semelhança dos dados globais de Moran sociais e de infraestrutura indicam investimentos nas regiões com maior qualidade de vida, evidenciando a desigualdade social do acesso à infraestrutura pública.

A pequena formação de aglomerados relacionado à coleta de lixo e RCC indica uma similaridade na coberta de coleta por todo o município, com exceção em certos bairros abaixo da região Central, com formação baixo-alto. O baixo índice global de Moran de coleta de lixo com descarte de RCC indica que o lixo domiciliar não é responsável pela geração de pontos irregulares.

A pequena correlação global entre PEVs e pontos irregulares de RCC indica uma pequena melhoria na participação na correta destinação destes resíduos. A análise univariada de deposições irregulares indica que áreas com pontos de descarte não possuem necessariamente, em sua vizinhança, outros bairros com pontos de descarte.

Considerações finais PEVs auxiliam no processo da destinação correta dos resíduos, apesar do pequeno impacto. O pequeno impacto pode estar relacionado a problemas de divulgação e acessibilidade aos PEVs. É necessário a expansão destes instrumentos nas regiões mais carente, para diminuir a desigualdade de acesso à urbanidade.

Obrigado! Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante do curso de Engenharia Química, UNG, Brasil   Natália Góes dos Santos Barom Professora Mestre, UNG, Brasil Silvania Maria Netto Professora Doutora, UNG, Brasil