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COMUNIDADE INSTITUTO EMPRESA PROJETO DE COMUNICAÇÃO INSTITUTO VOTORANTIM.

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4 COMUNIDADE INSTITUTO EMPRESA

5 PROJETO DE COMUNICAÇÃO
INSTITUTO VOTORANTIM

6 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | OBJETIVOS
AUMENTAR A EXPOSIÇÃO DA ATUAÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO VOTORANITM JUNTO A SEUS STAKEHOLDERS ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO. FORTALECENDO A SINERGIA ENTRE AS EMPRESAS E A COMUNIDADE, ALAVANCANDO A REPUTAÇÃO DO GRUPO, ASSEGURANDO A PERENIDADE DAS AÇÕES SOCIAIS.

7 PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | PÚBLICO ALVO PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO

8 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
INTERNO - Divulgação das atividades em canais internos (painéis, clippings, TVs, eventos, etc.) - Convites para a liderança conhecer os projetos de atuação social - Distribuição de estudos sobre os benefícios e resultados dos projetos sociais EXTERNO - Criação de material de divulgação específico para a os beneficiados diretos, e pessoas próximas (familiares, funcionários, professores – variando a em função do tema do projeto), das intervenções sociais

9 AVALIAÇÃO DE IMPACTO DA COMUNICAÇÃO

10 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV |
INDICADORES O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO, VISANDO POTENCIALIZAR OS BENEFÍCIOS DA ATUAÇÃO SOCIAL, SERÁ MEDIDO ATRAVÉS DOS INDICADORES A SEGUIR - Nível percebido pela comunidade dos benefícios da atuação social - Entendimento da comunidade em relação a mensagem social comunicada pelo Instituto - Reputação da EMPRESA na comunidade - Melhoria do clima organizacional - Quantidade de pessoas da localidade que trabalham na empresa - Nível de turnover dos funcionários - Valor destinado para a atuação social, aprovado pelos executivos em orçamento das empresas do grupo

11 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | GRUPO TRATAMENTO E CONTORLE
EMPRESAS (8 empresas do grupo Votorantim) - Grupo tratamento: 30% dos funcionários de cada nível de liderança (coordenadores, gerentes, gerentes gerais, diretores e presidentes) das 3 empresas que receberam as ações de comunicação. Ao menos 30% do quadro de funcionários das mesmas 3 empresas. Todos escolhidos por sorteio. - Grupo tratamento: 30% dos funcionários de cada nível de liderança (coordenadores, gerentes, gerentes gerais, diretores e presidentes) das 5 empresas que não receberam as ações de comunicação. Ao menos 30% do quadro de funcionários das mesmas 5 empresas. Todos escolhidos por sorteio.

12 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | GRUPO TRATAMENTO E CONTORLE
COMUNIDADES - Grupo tratamento: amostra da população de uma cidade onde existe atuação social do grupo, e onde há a aplicação de ações de comunicação. Foco no público de 16 a 40 anos, residente num raio de até 50km da empresa, escolhido aleatoriamente. - Grupo controle: amostra da população de uma cidade onde existe atuação social do grupo, mas sem a aplicação de ações de comunicação. A cidade deverá possuir: - Índices de PIB per capita e IDH equivalentes às cidades com tratamento, - Tamanho da população aproximado - Quantidade de empresas, com número de funcionários equivalente ao da Votorantim, próxima da cidade com tratamento - A operação da Votorantim deverá ser igual a da cidade tratada - Amostra de público entre 16 e 40 anos escolhido aleatoriamente, residente num raio de até 50km da empresa, escolhido aleatoriamente.

13 METODOLOGIA

14 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | METODOLOGIA
LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A POSSIBILIDADE DE ESCOLHA DOS GRUPOS ATRAVÉS DE ALEATORIZAÇÃO, ALÉM DA REPRESENTATIVIDADE NÚMERICA DE AMBOS, O MÉTODO EXPERIMENTAL FOI CONSIDERADO COMO MAIS INDICADO PARA A ANÁLISE.

15 DADOS

16 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | DADOS – INTRUMENTOS DE COLETA
EMPRESAS (8 empresas do grupo Votorantim) Entrevistas, presenciais ou telefone, com presidentes, diretores e gerentes (público diretamente responsável pela aprovação do investimento social) Questionário online com demais grupos. Base de dados da área de Recursos Humanos Base de dados financeiros COMUNIDADES - Questionários aplicados por pesquisadores nas cidades escolhidas.

17 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV | DADOS – INFORMAÇÕES COLETADAS
EMPRESAS - Quantidade de pessoas da localidade que trabalham na empresa - Nível de turnover dos funcionários - Nível de satisfação dos funcionários com a empresa - Valor destinado para a atuação social, aprovado pelos executivos em orçamento das empresas do grupo - Questionário com escala de importância para afirmações da contribuição do IV para a empresa COMUNIDADES - Questionário com escala de importância para afirmações sobre a atuação social empresarial para a comunidade - Questionário com escala para medir a relação entre a empresa e atuação social na comunidade - Questionário para apurar a correlação entre valores buscados pela empresa, e a quais empresas os entrevistados associam.

18 RETORNO ECONÔMICO

19 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV |
BENEFÍCIOS A estratégia de comunicação será um projeto constante, por acreditar que apenas a manutenção da iniciativa será capaz de manter os impactos alcançados.

20 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV |
CUSTOS CUSTOS COM MATERIAIS Orçamento com materiais: R$ /ano – Aprox. R$ ,00/mês CUSTOS COM EQUIPE E GESTÃO Orçamento da área: R$ ,00/ano Horas totais da equipe: 5.544h/ano Horas alocadas no projeto: 20% do total Custo de equipe alocada no projeto = R$ *20% = R$ /ano A partir do segundo ano o custo de gestão cai pela metade (R$ /ano), pois o projeto demandará menos tempo de execução.

21 PROJETO DE COMUNICAÇÃO IV |
VIABILIDADE ECONÔMICA O investimento no projeto de comunicação gera ganhos expressivos, mesmo com a taxa de retorno exigida pelos investidores. Os maiores ganhos vem nos primeiros anos, e após o 7º ano há uma estabilidade nos indicadores, diminuindo o retorno econômico, mas ainda assim trazendo resultados positivos para o projeto.

22 FIM

23 BACKUP

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