ANALISANDO DUAS CARACTERÍSTICAS EM CONJUNTO: CRUZAMENTOS DIÍBRIDOS

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Transcrição da apresentação:

ANALISANDO DUAS CARACTERÍSTICAS EM CONJUNTO: CRUZAMENTOS DIÍBRIDOS Estas características seriam herdadas segundo um padrão definido?

Transmissão de duas características são eventos independentes: Desmembrando os números . . . Transmissão de duas características são eventos independentes: Qual a probabilidade de obtermos duas vezes cara no lançamento de duas moedas? P = 1/2 x 1/2 = 1/4

Com que freqüência deverão aparecer indivíduos com as características dominantes cor amarela e textura lisa? amarela verde lisa rugosa P x RR rr x YY yy amarela lisa F1 Yy Rr Y y YY Yy yy R r RR Rr rr 3/4 amarela 3/4 lisa 1/4 verde 1/4 rugosa P (amarela e lisa) = 3/4 x 3/4 = 9/16 P (amarela e rugosa) = 3/4 x 1/4 = 3/16 P (verde e lisa) = 3/4 x 1/4 = 3/16 P (verde e rugosa) = 1/4 x 1/4 = 1/16 2ª lei de Mendel: “pares diferentes de genes se segregam independentemente na formação de gametas”

Condições propostas por Mendel 1. Os quatro tipos de gametas formados pela planta diíbrida deveriam aparecer em igual freqüência, ou seja, 25% (ou 1/4) cada um. 2. Os dois tipos de fatores para cada característica devem apresentar uma relação de dominância e recessividade entre si. 3. Os fatores dominantes e recessivos de uma característica, unidos, não devem modificar um ao outro, nem àqueles responsáveis pela outra característica.

Cruzamento Teste ¼ R/r ; Y/y r/r ; y/y (lisa, amarela) (rugosa, verde) R/r ; y/y (lisa, verde) r/r ; Y/y (rugosa, amarela) r/r ; y/y (rugosa, verde) R; r ; Y ; y

Cruzamento Teste ¼ R/r ; Y/y r/r ; y/y (lisa, amarela) (rugosa, verde) R/r ; y/y (lisa, verde) r/r ; Y/y (rugosa, amarela) r/r ; y/y (rugosa, verde) R; r ; Y ; y HIPÓTESE NULA (H0): resultado está de acordo com a lei da segregação independente (a probabilidade de que os desvios matemáticos entre os resultados observados no experimento e os resultados esperados por essa hipótese se devam ao acaso e não a uma outra causa). gl = k - 1 (k = número de classes fenotípicas) gl = 4 – 1 gl = 3 X2 < X crítico (0,22) (7,82) A probabilidade de que os desvios em relação ao esperado pela H0 estejam ocorrendo ao acaso é maior do que 5%. Assim, não podemos rejeitar a H0, o que nos leva a concluir que os resultados obtidos nesse cruzamento estão de acordo com os resultados esperados pela 2ª Lei de Mendel.

χ2 crítico: determina a partir de que valor a probabilidade de os desvios ocorrerem ao acaso (P) é menor do que o NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA (α) do teste, ou seja, a partir de que valor podemos dizer que a diferença entre o observado e o esperado é grande demais para ser unicamente devida ao acaso. 1) χ2 calculado ≤ χ2 crítico, ou seja, se a probabilidade de os desvios terem ocorrido ao acaso for ≥ do que 5%, a hipótese nula não pode ser rejeitada; 2) χ2 calculado > χ2 crítico, ou seja, se a probabilidade de os desvios terem ocorrido ao acaso for < do que 5%, a hipótese nula deve ser rejeitada, pois os desvios são considerados significativos. gl = k -1 (k = número de classes)