Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Sistema circulatório.
Vasos sanguíneos e Sangue
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Sangue Sistema Circulatório Glóbulos Vermelhos Glóbulos Brancos
Sistema Circulatório Prof. JM.
TECIDO HEMATOPOÉTICO.
SANGUE Dra Jacqueline Nelisis Zanoni.
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Sistema Cardiovascular
Ciências O SANGUE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
Células do Sangue.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Aula 26 O sangue.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Sistema Circulatório Prof. JM.
SISTEMA SANGUINEO “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito:
Colégio Maria Imaculada
Alimentos e Nutrientes
Tecido Sanguíneo O sangue
SISTEMA LINFÁTICO.
É responsável pelo transporte, regulação e proteção do nosso organismo.
TECIDO SANGUÍNEO PROF. VÍCTOR PESSOA.
TECIDO SANGUÍNEO.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Constituintes do sangue
ANATOMIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR PROF. CLÉIA BET BAUMGARTEN
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema circulatório.
Anatomia e fisiologia animais – sangue
Constituintes do Sangue e suas funções
SANGUE.
Sangue O sangue é constituído por uma parte líquida chamada de plasma e por uma parte sólida composta pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos,
Histologia do Sangue Carfam Leite Machado.
Sangue Vera Andrade, 2014.
O SANGUE Tecido Conjuntivo Especializado
Sistema circulatório.
Sangue.
SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE
O sangue e a linfa.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Constituição e funções
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Sistema Cardiovascular
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Sistema Cardiovascular
Aparelho Circulatório.
Sangue Vera Andrade, 2014.
SISTEMA LINFÁTICO.
O Sistema Cardiovascular
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
TECIDOS CONJUNTIVOS.
Fisiologia Aparelho digestório.
Sistema Circulatório (cardiovascular)
Sistema cardiovascular
Sistema cardiovascular
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
Tecido Sanguíneo Variedade de Conjuntivo. Características É um tecido LÍQUIDO, contido em ambiente fechado, com movimento regular e unidirecional; O volume.
Disciplina e ano Transporte de nutrientes e oxigénio até às células 1.3 Sangue Circulação Recordar conceitos… Ciências da Natureza seis.
TECIDO SANGUÍNEO O sangue é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular , o plasma sanguíneo,
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário
Transcrição da apresentação:

Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total. São divididos em leucócitos (células de defesa) eritrócitos (transporte de oxigênio) e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea). Os 55% restantes são formados por uma parte líquida chamada plasma (ou soro - plasma sem fibrinogênio).

Responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação da temperatura interna e proteção de nosso corpo.

Um adulto possui cerca de 5 litros de sangue circulando em seu corpo. O líquido ganha importância especial na defesa da integridade do organismo, pois nele estão concentrados os principais meios de defesa contra o ataque de agentes externos. 

A maior parte do plasma sanguíneo é composta por água (93%), daí a importância de sempre nos mantermos hidratados ingerindo bastante líquido. Nos 7% restantes encontramos: oxigênio, glicose, proteínas, hormônios, vitaminas, gás carbônico, sais minerais, aminoácidos, lipídios, ureia, glicose...

O plasma, o componente líquido, é formado por 90% de água, 1% de substâncias inorgânicas (como potássio, sódio, ferro, cálcio, ...), 7% de proteínas plasmáticas (albumina, imunoglobulinas e fibrinogênio, principalmente) e 1% de substâncias orgânicas não proteicas, resíduos resultantes do metabolismo e hormônios. Apresenta dissolvidos gases como oxigênio e dióxido de carbono. Devido à presença da molécula da hemoglobina nas hemácias, nos animais vertebrados o sangue é de cor vermelha. A quantidade total de sangue no Homem representa cerca de 8% de sua massa total.

Glóbulos vermelhos ou hemácias ou eritrócitos

Origem: Medula Óssea Função: transportar oxigênio para os tecidos Origem: Medula Óssea Função: transportar oxigênio para os tecidos. Responsável pela coloração vermelha do sangue. Hemácias (glóbulos vermelhos

Hemácias (glóbulos vermelhos / células vermelhas / eritrócitos). - Células discoides, bicôncavas, com 7 a 8 um (micrômeros).  - Função ligada ao transporte de gases (gás carbônico e oxigênio). - Realizam hematose. - Produzidas na medula óssea vermelha dos ossos longos e chatos. - Vida média de 120 dias. - São anucleadas quando adultas. - Quantidade na mulher de 4,5 – 5,0 milhões por mm3 de sangue e o homem de 5,0 – 5,5 milhões. - Policemia ou poliglobulia – aumento na quantidade. - Anemia ou hipoglobulia – diminuição na quantidade. - Retiradas do sangue quando mortas pelo fígado e pelo baço. - Contém aglutinogênio. - Contém hemoglobina = carboemoglobina e oxiemoglobina.

Glóbulos brancos ou leucócitos Responsáveis pela defesa de nosso corpo. Eles protegem nosso organismo contra a invasão de micro-organismos indesejados (vírus, bactérias e fungos). De forma bastante simples, podemos dizer que eles são nossos "soldadinhos de defesa".

Leucócitos São os elementos figurados menos numerosos do sangue, na espécie humana existem cerca de 7000 a 10000 deles por mm³ de sangue. Em certas circunstâncias, porém, a taxa de leucócitos pode se elevar consideravelmente, chegando a 20000 ou mais por mm³ de sangue. A esse fenômeno denomina-se leucocitose. A leucocitose é frequente nos indivíduos portadores de infecção, caso em que o organismo, "numa atitude de defesa", aumenta a produção de glóbulos brancos. Em situação inversa, na leucopenia, o teor de leucócitos no sangue é baixo, o que aumenta a suscetibilidade à doenças em geral.

Leucócitos (glóbulos brancos) Origem: medula óssea, gânglios linfáticos, baço, timo e amídalas. São compostos pelos elementos: Neutrófilos: absorvem e matam bactérias, vírus e fungos. Eosinófilos: participam das reações alérgicas, produzindo histamina. Basófilos: participam das reações alérgicas, produzindo histamina e heparina. Linfócitos B e T: Participam dos processos de defesa imunitária, produzindo e regulando a produção de anticorpos. Monócitos: absorvem as bactérias, corpos estranhos e participam do processo da imunidade.

Plaquetas São fragmentos de células, presentes no sangue, que realizam a coagulação, evitando assim a perda excessiva de sangue (hemorragia). São encontradas em cada gota de sangue cerca de 150.000 a 400.000 plaquetas.

Plaquetas (trombócitos) - Produzida a partir de células gigantes (megacariócitos) da medula.  - Trombocitose (aumento) - Trombocitopenia (diminuição) 

Plaquetas Origem: medula óssea Função: participam dos processos de coagulação do sangue. Quando algum vaso é lesionado, são elas que agem no processo inicial de estancamento do sangramento nestas lesões.

Em cerca de 30 a 60 minutos após a formação do coágulo, parte do líquido do coágulo é eliminada e forma-se a “casca” da ferida. Esse líquido que sai é o soro. A composição do soro é equivalente à do plasma sanguíneo, exceto pelo fato de não possuir mais fibrinogênio e os demais fatores coagulantes. Durante cinco dias as plaquetas circulam no sangue. Após este período, o baço a retém e a destrói.  Quando o  baço  de um indivíduo não está em pleno funcionamento ou em casos em que ele é retirado, o número de plaquetas é aumentado. Do contrário, em pessoas com hiperesplenismo (atividade aumentada do baço) ocorre uma diminuição do número de plaquetas.

A coagulação Tromboplastina --> protrombina --> Ca --> trombina-->? fibrinogênio --> fibrina Quando há lesão na parede do vaso sangüíneo, as plaquetas daquela região liberam a tromboplastina que “inativa” a heparina. Com isso, em presença de Ca, protrombina passa a trombina. A trombina age sobre o fibrinogênio e o leva a fibrina, que é uma proteína fibrosa em forma de “rede de fibrina”, em cujas malhas ficam presas hemácias,leucócitos e plaquetas, formando uma massa compacta, o coágulo. Tromboplastina ou tromboquinase: liberada pelas plaquetas inativa a heparina Fibrinogênio:encontrada no plasma Protrombina: existe no sangue circulante Trombina (fibrinofermento): A antitrombina ou heparina Produzida pelos mastócitos – tecido conjuntivo) impede a transformação de protrombina para trombina.

- Uma única gota de sangue contém 250 milhões de células - São necessários cerca de oito dias para fabricar um glóbulo vermelho que vive em média 120 dias. - O pus que se forma em uma ferida é formado por glóbulos brancos - A medula óssea produz 9 milhões de hemácias por hora.