SISTEMA NERVOSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido  Tecido nervoso.
Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
Tecido Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
Edilene , Carol e Ana Laura
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
Centro de comando corporal
Sistema Nervoso Periférico
Edilene , Janaina e Ana Laura
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Sistema Nervoso Prof. Juliano Dande
SISTEMA NERVOSO.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
Sistema nervoso.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
Morfofuncional V.
BIOLOGIA I.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Capítulo 15 Sistema Nervoso Sistema Endócrino
Neurônios e células da glia
SISTEMA NERVOSO.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sistema Nervoso.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Medula Espinhal Macroscopia
TECIDO NERVOSO.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
S I T E M A N R V O.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Tecido Nervoso.
REVISÃO 8º ANO SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso.
Anatomia e Fisiologia Aula 4.
Sistema Nervoso BALA 2011.
SISTEMA NERVOSO.
ESCOLA LUIS DE FRANÇA CIÊNCIAS SISTEMA NERVOSO PROF. NETO.
BASES ANATÔMICAS E FUNCIONAIS DO SISTEMA NERVOSO
Transcrição da apresentação:

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO O organismo humano, composto por bilhões de células, possui dois sistemas que atuam principalmente como meios de comunicação interna entre as células: o sistema nervoso e o sistema endócrino.

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO Muito embora exista apenas um sistema nervoso, ele pode ser separado em vãrias partes, baseando-se em características funcionais e de localização. Estruturalmente, o sistema nervoso pode ser dividido em duas partes: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL Consiste do encéfalo e da medula espinhal. Ele está completamente envolvido por estruturas ósseas - o encéfalo na cavidade craniana e a medula espinal no canal da coluna vertebral.

O sistema nervoso central é o centro integrador e controlador do sistema nervos. Ele recebe impulsos sensitivos do sistema nervoso periférico e formula respostas para esses impulsos.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO O sistema nervoso periférico está formado pôr todas as estruturas localizadas fora do sistema nervoso central. Especificamente: 1 Nervos que conectam as partes do corpo e seus receptores com o sistema nervoso central 2 Gânglios (grupo de corpos de células nervosas) associados aos nervos.

O sistema nervoso periférico inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco do encéfalo, e 31 pares de nervos espinais, que se originam da medula espinal e deixam o canal vertebral através dos forames intervertebrais. Os pares de nervos espinais incluem 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares e 1 nervo coccígeo.

O sistema nervoso periférico pode ser funcionalmente dividido em um componente aferente (sensitivo) e um componente eferente (motor).

Componente Aferente O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia, e ao redor das articulações, e células nervosas sensintivas viscerais, que levam impulsos das vísceras do corpo para o sistema nervoso cental.

Componente Eferente O componente eferente esta dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO Também é denominado sistema nervoso voluntário por que a sua função motora pode ser controlada conscientemente. Ele inclui células nervosas motoras somáticas, que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos estriados esqueléticos.

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO O sistema nervoso autônomo - ou sistema nervoso involuntário - está composto por células nervosas motoras viscerais, que transmitem impulsos para músculos cardíaco, liso e glândulas. Os impulsos motores viscerais normalmente não podem ser controlados conscientemente.

O sistema nervoso autônomo pode ser funcionalmente subdividido em parte simpática e parassimpática,

COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO O tecido nervoso está constituído por três tipos de células que são diferentes estrutural e funcionalmente: (1) Neurônios, que transmitem impulsos nervosos; Lemócitos que formam um envoltório segmentado ao redor dos processo de vários neurônios e Neuróglia (células gliais), que se especializam como um tecido de suporte entre os neurônios.

NEURÔNIOS O neurônio é o componente fundamental estrutural e funcional do sistema nervoso. Ele possui a capacidade de responder a estímulos originando e conduzindo sinais elétricos.

Estrutura de um Neurônio Cada neurônio está formado por um corpo celular, por prolongamentos: dendritos eos axônios. De acordo com a terminologia clássica, dendritos são processos neuronais que conduzem sinais elétricos para o corpo celular; um axônio é o prolongamento neuronal que conduz os impulsos do corpo celular.

DENDRITOS A zona dendrítica é a porção receptora do neurônio, onde os sinais elétricos se originam.

AXÔNIO O axônio ou fibra nervos, é a porção condutora de um neurônio, isto é , a parte que transmite os impulsos elétricos.

TIPOS DE NEURÔNIOS Os neurônios podem ser classificados de acordo com sua forma e estrutura, e de acordo com sua função - isto é papel que eles desempenham no sistema nervoso.