A FONÉTICA ARTICULATÓRIA

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Transcrição da apresentação:

A FONÉTICA ARTICULATÓRIA

O modo de articulação: a passagem do ar e a produção dos sons ou fones: as oclusivas Produção do [b] – oclusiva = oclusão

As oclusivas são consoantes produzidas com total obstáculo à passagem do ar para os pontos de articulação. São elas: [p] [t] [k] [b] [d] [g] Esquema peteka bodega

Produção do [v] – fricativa – oclusão parcial Modos de articulação As consoantes fricativas são produzidas com uma oclusão parcial pela qual há uma leve passagem de ar pelos pontos de articulação. O ar não passa pelas fossas nasais. Produção do [v] – fricativa – oclusão parcial São elas: [f] [v] [s] [z] [š] [ž] [x] [h] Onde: [š] = chuva, xale [ž] = jato, gelo [x] = roupa, carro = r começo de sílaba [h] = amor, porta = r final de sílaba

Tipos mistos: misturam traços de vogais (ar pelas pontos de articulação) e de consoantes (obstruções) Caso 1: as nasais: obstrução + ar nas fossas nasais

As consoantes nasais: [m] – mola, maçã [n] – navio, nariz [ñ] – banha, Penha No caso da nasalidade no final da sílaba, o que ocorre é a nasalização da vogal. Observe: Novo (nasal começo de sílaba – [n] ) x Canto (nasalidade final de sílaba – [ã])

Caso 2: As consoantes laterais: [l] – [ly] Produção do [l]

As consoantes vibrantes: [r] – meio de sílaba e [ř] – rr (Portugal)

As consoantes africadas: começam com oclusão e terminam com uma fricção Produção do [dž] - dia [d - - ž]

Onde os sons (fones) são produzidos? PONTOS DE ARTICULAÇÃO

O aparelho fonador – as articulações

Pontos de articulação: ativos e passivos (nomes são dados pelos membros passivos) - Língua (ativo) + véu (passivo)= [k] Velar - lábio inferior (móvel) + lábio superior (passivo) [p] = Bilabial [t] [s] ou Ápice da língua (ativo) + abóbada palatina ou alvéolos (passivo) = Alveolar

Parte média da língua (ativo) + palato duro (passivo) [š] - = Palatal Parte anterior da língua (ativo) + alvéolo (passivo) + parte média do palato duro (passivo) [tš] - = Alveopalatal Parte posterior da língua (ativo) + dentes incisivos superiores (passivos) [f] - = Labiodental [h] - ( final de sílaba) Articulador é a glote = Glotal

Como classifico meus sons consonantais? Pela ordem de traços distintivos a seguir: Ponto de articulação Consoante + Modo de articulação + + Papel das cordas vocais (surdas ou sonoras) Surdas: sem vibração = [p] [t] [k] [s] [f] [tš] [š] Sonoras = [b] [d] [g] [z] [v] [dž] [ž] Também sonoras: [l] lly] [ř] [x] [h] [m] [n] [ñ]

Primeiro som = [t] (o)T R O C O Pensar no modo de articulação: se há oclusão completa (oclusiva), parcial (fricativa), nasal (fossas nasais), oclusão parcial com saída de ar pelas laterais (lateral), oclusão rápida de 1 ou dois toques (Vibrante), começa com oclusão depois há uma abertura (africada) ? [t] = oclusiva

Devo pensar agora no Ponto de articulação: onde o som foi produzido Devo pensar agora no Ponto de articulação: onde o som foi produzido? Como a língua se movimentou e em que órgão ela tocou? - Lábios (labial), língua tocou os alvéolos ou a arcada alveolar (alveolar), língua tocou o palato duro (céu-da-boca) (palatal), língua tocou o alvéolo e depois o palato duro (alveopalatar), o lábio encostou os dentes superiores (labiodental), língua encosta no véu palatino (velar), som produzido pela glote (glotal) ? [t] – oclusiva + alveolar + surda

As vogais Classificamos as vogais de acordo com as posições da língua na produção dos sons já que a passagem do ar não enfrenta obstáculos Temos cinco parâmetros para classificação das vogais: 1 – Altura da língua (sons altos, médios, baixos) 2 – Posição da língua (sons anteriores, centrais ou posteriores)

3 – Grau de abertura da boca (sons abertos ou fechados) 4 – Posição dos lábios (sons arredondados ou não-arredondados): somente as vogais posteriores são arredondadas 5 – Nasalização: sons orais ou nasais Temos, portanto, 11 representações de sons vocálicos: [a] = aberto como em má [Λ] = médio aberto e no final de sílaba como em queda [ә] = médio fechado como em Roraima [ε] = médio aberto como em belo [e] = médio fechado como em pelo

[ ] – médio posterior aberto como em ótima [o] = médio posterior fechado como em ouça = alto aberto anterior(+ fraco) como em mate [i] = alto anterior fechado (+ agudo) como em hino [ ] = alto posterior aberto como em ovo [u] = alto posterior fechado (+ agudo) como em úlcera

Quadro das vogais (alfabeto de Pike) POSTERIORES ANTERIORES [i] = hino (fechado) [u] = úlcera (fechado) = mate (aberto) [ ] = campo (aberto) [ә] = andaime (fechado) [o] = olho (fechado) [e] = pelo (fechado) MÉDIAS [Λ] = fina (aberto) [ ] = como em ótima (aberto) [ε] = belo (aberto) BAIXAS [a] = mato (aberto) CENTRAIS

Diferenças entre o alfabeto de IPA e Pike: Consoantes: (Pike) [tš] = (tia) = IPA = (t∫) (Pike) [dž] = (dia) = IPA = [d ] (Pike) [ř] = (barata, preço) = IPA = [ ] Pike [ ñ] = banha = IPA = [ ] Pike [š] = chuva = IPA = [∫] Pike [ž] = jato = IPA = [ ] Pike [ly] = palha = IPA = [ ]

As vogais: (Pike) final = IPA = [I]

(o) T R O C O Som do r=? Pensar no modo de articulação: se há oclusão completa (oclusiva), parcial (fricativa), nasal (fossas nasais), oclusão parcial com saída de ar pelas laterais (lateral), oclusão rápida de 1 ou dois toques (Vibrante), começa com oclusão depois há uma abertura (africada) ? [ř] = vibrante

Devo pensar agora no Ponto de articulação: onde o som foi produzido Devo pensar agora no Ponto de articulação: onde o som foi produzido? Como a língua se movimentou e em que órgão ela tocou? - Lábios (labial), língua tocou os alvéolos ou a arcada alveolar (alveolar), língua tocou o palato duro (céu-da-boca) (palatal), língua tocou o alvéolo e depois o palato duro (alveopalatar), o lábio encostou os dentes superiores (labiodental), língua encosta no véu palatino (velar), som produzido pela glote (glotal) [ř] = vibrante - alveolar - sonora

[o] – oral fechada A L POSTERIORES T ANTERIORES S MÉDIAS CENTRAIS BAIXAS VOGAL ORAL FECHADA MÉDIA POSTERIOR

Como opor (o) troco à forma verbal “troco”? Tenho um [o] aberto [ ] VOGAL ORAL ABERTA MÉDIA POSTERIOR

Fontes: http://www.ling.hf.ntnu.no/ipa/full/ http://www.cefala.org/fonologia/