A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ Afine a sua Saúde. Cuide da sua Voz”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ Afine a sua Saúde. Cuide da sua Voz”."— Transcrição da apresentação:

1 “ Afine a sua Saúde. Cuide da sua Voz”.
16 de abril Dia Mundial da Voz CAMPANHA 2012

2 Dê Atenção a sua Voz A voz é o elemento sonoro da comunicação onde através desta expressamos nossas emoções, sentimentos, estado afetivo e personalidade. Ela identifica o indivíduo, tanto quanto sua fisionomia e impressões digitais.

3 Dê Atenção a sua Voz As alterações vocais afetam a vida pessoal, social e, sobretudo a profissional gerando ansiedade e angústia.

4 Sistema Respiratório A fonação utiliza-se de propriedades do aparelho respiratório para a produção da voz; A união do ar dos pulmões com a atividade das pregas vocais origina a voz;

5 Pregas Vocais O ar entra em atrito com as bordas das pregas vocais,
gerando uma movimentação dos músculos, dando origem a voz.

6 Outras partes do nosso corpo – faringe, boca, língua, dentes e nariz – estão envolvidas no processo da voz. Elas nos ajudam a produzir todos os fonemas vocálicos e consonantais com os quais formamos sílabas, palavras, frases, textos para comunicar o que pensamos e sentimos.

7

8 Voz Profissional A voz é o principal instrumento de trabalho do professor!!! Como utilizamos a voz constantemente precisamos cuidar dela sempre...!!! Por isso ...

9 Evite!!! Gritar ou falar com muita intensidade;
Falar com voz sussurrada; Falar durante exercícios físicos; Falar muito quando gripado, resfriado ou em crises alérgicas;

10 Tossir ou pigarrear constantemente;
Falar ou cantar demais em período pré-menstrual; Cantar de maneira inadequada ou abusivamente sem preparo vocal; Pastilhas e balas fortes; Ingerir determinados tipos de alimento;

11 Fumo; Álcool; Ambiente com ar condicionado; Medicações; Entre outros...

12 Procure!!! Fazer repouso vocal; Mastigar bem os alimentos; Comer maçã;
Respeitar suas horas de sono; Espreguiçar-se e alongar-se;

13 Usar roupas confortáveis;
Articular bem as palavras; Cuidar a postura ao falar; Ingerir sucos cítricos; Tomar pequenos goles de água em temperatura ambiente durante o uso da voz!!!

14 Quando procurar um especialista?
Os primeiros sinais de que algo não vai bem com o aparelho fonador são a rouquidão, a falta de vontade de falar (mesmo em horas de lazer), dores e ardor na região da garganta, além de tensão nos ombros e pescoço, excesso de secreção (catarro) e cansaço.

15 otorrinolaringologista e um
IMPORTANTE!!! Quando estiver com dor, desconforto e/ou rouquidão por mais de 15 dias ou esses sintomas começarem a aparecer com frequência procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo!!!

16 ESCOLA ESPECIAL PARA SURDOS FREI PACIFICO
OBRIGADA!!! Encontramo-nos à disposição para maiores esclarecimentos!!! ESCOLA ESPECIAL PARA SURDOS FREI PACIFICO  End: Rua Paulino Chaves, n° Bairro Santo Antônio – Porto Alegre - RS  - Fone/Fax: (51)


Carregar ppt "“ Afine a sua Saúde. Cuide da sua Voz”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google