2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assunto: existencialismo Obj: Compreender a relação existente entre determinismo e liberdade. Descrever os fenômenos históricos que contribuiriam para.
Advertisements

Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Características da liberdade em Sartre
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Procurando a Probabilidade de Dois ou mais Acontecimentos
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Que é discipulado cristão
Assunto: existencialismo Obj: Compreender a relação existente entre determinismo e liberdade. Descrever os fenômenos históricos que contribuiriam para.
ASSUNTO: DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS;
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
PRECURSORES DO EXISTENCIALISMO
Auditoria de Segurança da Informação
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
FILOSOFIA.
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
MANTENDO-SE PURO EM UM MUNDO IMPURO
Conselhos Para Viver Por Dale Ditto
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
MARCAS DA VIDA. MARCAS DA VIDA PASSADO MARCAS DA VIDA A. MARCAS DO PASSADO.
do ponto de vista das Escrituras Sagradas
“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” Provérbios 1:7.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
O existencialismo de Sartre
Protesto feminista ??? 2:24
Meu Filho....
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Princípios bíblicos sobre finanças para uma vida cristã saudável
Salas de Matemática.
Desafios de confiança ontem e hoje
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
Existencialismo – Parte II
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ANEDOTA JCA.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Educação Cristã vs Relativismo
A Filosofia Existencialista
História da comunicação.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
JEAN – PAUL SARTRE Profª MÁRCIA FABIANI AULA 24
Redescobrindo a Igreja pela graça
Conselhos Para Viver.
Rio Verde - Goiás - Brasil
FILOSOFIA.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS 1 SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os.
O SENHOR confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Salmo 22.14
IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ
FRASES DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Prof. Edi Carlos Marques
Douglas Fernando Blanco
A angústia segundo Sartre
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Unidade I Formação da moral ocidental Tema 3 A moral no pensamento moderno.
“História da Filosofia Contemporânea” 2012/2 Principais Características.
Em busca da felicidade.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

2º SEMESTRE DE IFS REVISÃO GERAL ASSUNTO: ÉTICA EXISTENCIALISMO ESTÉTICA

Assuntos cap. 23, 25, 26, 27, 30 Ética, filosofia moral. Cap. 23 Os valores, a moral, a indiferença, a liberdade, dever e responsabilidade. Determinismo e liberdade. Cap. 25 Características do determinismo. Fenomenologia.

Cont. Cap. 26 A identidade do sujeito moral. O corpo – concepção platônica, asceticismo medieval, dessacralização do corpo, a fenomenologia. O amor – o mito de Eros, o erotismo A morte –a morte nas sociedades tradicionais e contemporâneas, o luto.

Continuação Cap. 27 – Concepções éticas Concepção grega de felicidade A moral iluminista Marx: a moral como superestrutura Nietzsche: a transvaloração dos valores Freud: as ilusões da consciência A filosofia da existência

Cap. 30-A arte como forma de pensamento. A arte e o sentimento.

A França nos anos 35 e 45 Período de guerras. Muitos autores desenvolvem idéias existencialistas, dentre eles Saint Exupéry, Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus. A angústia não é tema único tema de Saint Exupéry, ele também descreve temas sobre a coragem de um aviador.

O pequeno príncipe É um livro existencialista Frases conhecidas de Saint Exupery “Você é responsável por tudo que você cativa” “O mais importante na vida não é visto com os olhos e sim com o coração” “O homem é um laço de relações, apenas as relações importam para o homem”.

Principales ouvres de Saint-Exupéry Terre des hommes ( 1939) Pilote de guerre (1942) Le Petit Prince (1943) Lettre à um otage. Citadelle (1948) – ouvre posthume. Les meditations parlent sur la division de monde, la soletude, l’amitié, la guerre.

A angústia dos anos de guerra A bomba atômica, a Guerra Fria e o genocídio dos judeus, contribuiram para desencantar a alma humana retirando a esperança e assolando a angústia. (1939 – 1945) O Existencialismo descrito pelos escritores franceses Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus interpretaram os sentimentos, propondo o engajamento político contra as injustiças das guerras.

Fenomenologia, cap. 25 livro pág. 321 Século XX. Merleau Ponty – (1908-1961); Estudo dos fenômenos e da intencionalidade da consciência; Facticidade e transcendência; (determinismo e liberdade) A relação existente entre o Ser e o Nada. A consciência desejante.

Fenomenologia e Psicologia Não há diferença entre aquilo que se vê e aquilo que realmente é; Hurssel acusa a Psicologia de seu formato reducionista e comportamental; A fenomenologia estuda o homem e a sua relação com o todo; O homem é o Ser-para-outro, ser no mundo, ser-Para-si.

Ontologia em Sartre Estudo do Ser; O Ser-em-si; o Ser-Para-si e o Ser-Para-Outro; As relações possíveis de transcendência. Logo; Fenomenologia- Ontologia – Existencialismo – Concepção ética – procura da felicidade.-crise existencial – liberdade, medo, responsabilidade.

Existencialismo e liberdade Romancista, dramaturgo e filósofo. Ganhou o prêmio Nobel de literatura, mas o recusou. Período entre guerras marcado pela angústia e desespero do abandono. A angústia é importante para a superação, transcêndencia. Sartre (1905-1980)

Frases conhecidas de Sartre O homem está condenado à liberdade. O homem nada mais é que seu projeto, é a soma de seus atos. O inferno são os outros. O outro é meu espelho. A existência precede a essência.

Determinismo e liberdade Será que somos absolutamente livres? Será que nossas escolhas podem estar condicionadas a cultura que nós recebemos? Se a genética determina, a cultura determina, a política determina, a história determina, as relações econômicas determinam, onde está a liberdade?

DETERMINISMO Será que o ser humano já está condicionado a ter um destino determinado? Existem passagens bíblicas que afirmam isso. “Não cai um fio de cabelo da cabeça de alguém que Deus não permita”. “Eu te escolhi no ventre de tua mãe” Isaías. Quais são os fatores que condicionam o ser humano?

Principais conceitos existencialistas. Angústia, medo. Liberdade e responsabilidade. A alteridade. O Ser-Em-si, Ser-Para-si e o Ser-Para-Outro. O Ser e o Nada. O amor, o ódio, o masoquismo, o sadismo.

Ele recusou o prêmio Nobel Principais obras La nausée- 1938 Le mur – 1939 L’être et neant – 1943 O Ser e o Nada Le théatre Les mouches - 1943

O outro “O conflito é a única e insuportável característica das relações humanas.” “Minha liberdade encontra seus limites dentro da existência da liberdade do outro.” “O outro é o meu espelho”. “O inferno são os outros.”

Albert Camus Noces – 1938 L’etranger – 1942 Caligula – 1945 Il reçoit le prix Nobel. Sartre condenné l’etranger en appellé ‘idiot’.

L’ardeur de vivre Il n’a pas connu son pére, qui mourut à la guerre dés 1914. Pour lui, la mort est cette réalité qui fait découvir le sentiment de l’absurde.

Simone de Beauvoir Nasceu em 1908. Seus primeiros romances foram sobre os problemas existencialistas: liberdade, responsabilidade, engajamento político e as relações com o outro.

Simone de Beauvoir O segundo sexo – 1949 A imagem convencional da mulher é elaborada pelas religiões, supertições, ideologias e literaturas. A mulher deve lutar contra o perigo da alienação. Todos os homens são mortais – 1946

EXERCÍCIOS O que significa a expressão: “A não indiferença é a essência do valor”. Diferencie moral, ética e direito. Faça um fichamento sobre a concepção do determinismo. Defina liberdade. “Escolhemos o nosso mundo e o mundo nos escolhe”.Comente a expressão.

6.Comente: “O homem é um laço de relações, só as relações contam para o homem”.Saint Exupery. 7. Pesquisa: Faça um levantamento de artigos de revistas que ilustrem a corpolatria. 8. Explique as diferentes concepções sobre o corpo ao longo da história. 9. Disserte sobre o tema: a solidão nos aglomerados urbanos.

10. Faça um levantamento sobre os diversos tipos possíveis de amor. 11. Explique o mito de Eros. 12. Compare a concepção de morte nas sociedades tradicionais e nas sociedades contemporâneas.

13. Explique a concepção grega de felicidade. 14. Explique o imperativo categórico em Kant. 15. Por que a moral é condicionada para Karl Marx? 16. O que significa a transvaloração dos valores em Nietzsche?

17. Por que o ser humano não possui autonomia em Freud 17. Por que o ser humano não possui autonomia em Freud? O que é o inconsciente e a força dos desejos e sonhos? 18. Explique a expressão: “A existência precede a essência”. 19. Qual a relação existente entre a Fenomenologia, a Psicologia, a Ontologia e o Existencialismo?

20. Por que a condição humana se resume no eterno jogo entre a facticidade e a transcendência? 21. Em que sentido o homem é livre e em que sentido ele é determinado? 22. Comente a expressão existencialista: “O homem está condenado à liberdade”.

23. Qual a diferença entre autonomia e heteronomia, segundo o filósofo Kant? 24. Defina o imperativo categórico em Kant. 25. Defina arte.