SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Sistema Endócrino.
Fisiologia do Exercício
Sistema Endócrino.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Glândulas e Hormônios Prof.César Lima
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
Sistema Endócrino CIÊNCIAS 2011
Salivares, Sudoríparas,
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
(peptídeos, aminoácidos modificados ou lipídios)
SISTEMA ENDÓCRINO Prof: Dedé.
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Víctor Pessoa.
SISTEMA ENDÓCRINO Professor:João Paulo Professor: João Paulo.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Colégio Maria Imaculada
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Pré-vestibular Frei Seráfico
SISTEMA ENDÓCRINO Parte 1
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino II Rosana Moraes.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino V) Supra-renais (adrenais)
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS ENDÓCRINAS.
Fisiologia do Exercício
Sistema Endócrino O que define a hora de o beber nascer?
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
Ciências Naturais 9º ano
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
Disciplina de Fisiologia
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino e Exercício
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMAS DE COORDENAÇÃO. COORDENAÇÃO ENDÓCRINA OU HORMONAL. GLÂNDULASAgrupamento de células ou órgãos especializados na produção e na eliminação (secreção)
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no sangue - regulam as funções dos demais sistemas.

HIPÓFISE

ADENO-HIPÓFISE HORMÔNIO TIREOTRÓFICO (TSH) (estimula a tireóide) HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO (ACTH) (estimula o córtex adrenal)

HORMÔNIO GONADOTRÓFICO (FSH E LH) MULHER FSH - estimula desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos LH - estimula a ovulação e formação do corpo lúteo HOMEM FSH – estimula a espermatogênese LH – estimula a produção de testosterona pelas células intersticiais dos testículos

PROLACTINA OU HORMÔNIO LACTOGÊNICO (estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias) HORMÔNIO SOMATOTRÓFICO (STH) OU HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH) (promove o crescimento através do alongamento dos ossos e aumento da massa muscular) HIPOFUNÇÃO – NANISMO HIPERFUNÇÃO - GIGANTISMO

NEURO-HIPÓFISE ARMAZENA E LIBERA OS HORMÔNIOS PRODUZIDOS NO HIPOTÁLAMO OCITOCINA MULHER - CONTRAÇÕES DO ÚTERO DURANTE O PARTO E EJEÇÃO DO LEITE HOMEM – RELAXAMENTO DOS VASOS E DOS CORPOS ERÉTEIS DO PÊNIS ADH (ANTIDIURÉTICO OU VASOPRESSINA) (regula o volume de urina alterando a permeabilidade da alça néfrica e do ducto coletor)

ADH (ANTIDIURÉTICO OU VASOPRESSINA) HIPOFUNÇÃO DA NEURO-HIPÓFISE (regula o volume de urina aumentando a permeabilidade dos túbulos renais) HIPOFUNÇÃO DA NEURO-HIPÓFISE DIABETES INSIPIDUS Urina abundante e diluída (até vinte litros por dia), o que provoca muita sede. Nesse processo não se verifica excesso de glicose no sangue nem na urina, daí o nome insípido.

(REGIÃO ANTERIOR DO PESCOÇO) PARATIREÓIDES PARATORMÔNIO Regula a taxa de cálcio - estimula a remoção de cálcio da matriz óssea, a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no plasma.   TIREÓIDE (REGIÃO ANTERIOR DO PESCOÇO) TIROXINA (T4) E TRIODOTIRONINA (T3) Regula o desenvolvimento e o metabolismo geral CALCITONINA Regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos

HIPOFUNÇÕES DA TIREÓIDE CRETINISMO (CRIANÇAS) Retardo no desenvolvimento físico, mental e sexual. BÓCIO ENDÊMICO (ADULTOS) Crescimento exagerado da TIREÓIDE por deficiência de iodo na alimentação (bócio), apatia, sonolência, obesidade, sensação de frio, pele seca e fria, fala arrastada, pressão arterial e freqüência cardíaca baixas.

HIPERFUNÇÃO DA TIREÓIDE EXOFTALMIA (BÓCIO EXOFTALMICO) Alto metabolismo, emagrecimento,  agitação, nervosismo, pele quente e úmida, aumento da pressão arterial, episódios de taquicardia, sensação contínua de calor, globo ocular saliente.

PÂNCREAS (GLÂNDULA MISTA) SUCO PANCREÁTICO EXÓCRINA ENDÓCRINA INSULINA (REDUZ Glicose no sangue) GLUCAGON (AUMENTA Glicose no sangue)

INSULINA – ILHOTAS DE LANGERHANS GLUCAGON – ILHOTAS DE LANGERHANS (CÉLULAS BETA) No fígado, estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio. Portanto, provoca a diminuição da concentração de glicose no sangue. GLUCAGON – ILHOTAS DE LANGERHANS (CÉLULAS ALFA) Ativa a enzima fosforilase, que fraciona as moléculas de glicogênio do fígado em moléculas de glicose, que passam para o sangue, elevando a glicemia (taxa de glicose sangüínea).

HIPOFUNÇÃO DO PÂNCREAS DIABETES MELITUS Hiperglicemia (alta taxa de glicose no sangue) Poliúria (aumenta do volume de água na urina) Glicosúria (perda de glicose pela urina) Polidipsia (aumento da sede) Metabolismo alterado de lipídios, carboidratos e proteínas, risco aumentado de complicações por doenças vasculares e dificuldade de cicatrização.

ADRENAIS OU SUPRA-RENAIS

CÓRTEX CORTISOL (GLICOCORTICÓIDES) Estimulam a conversão de proteínas e de gorduras em glicose. Essas ações elevam a concentração de glicose no sangue, a taxa metabólica e a geração de calor. Diminuem a migração de glóbulos brancos para os locais inflamados, determinando menor liberação de substâncias capazes de dilatar as arteríolas da região; consequentemente, há diminuição da reação inflamatória.

ALDOSTERONA (MINERALOCORTICÓIDES) Aumentam a reabsorção, nos túbulos renais, de água e de íons sódio e cloreto, aumentando a pressão arterial. ANDRÓGENOS Desenvolvimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários masculinos

ADRENALINA (EPINEFRINA) E NORADRENALINA (NOREPINEFRINA) MEDULA das Adrenais ADRENALINA (EPINEFRINA) E NORADRENALINA (NOREPINEFRINA) Promove taquicardia (batimento cardíaco acelerado), aumento da pressão arterial e das freqüências cardíaca e respiratória, aumento da secreção do suor, da glicose sanguínea, da atividade mental e da constricção dos vasos sangüíneos da pele.

EPÍFISE OU PINEAL MELATONINA CONTROLA A ADENOHIPÓFISE A LIBERAR HORMÔNIOS GONADOTRÓFICOS; CONTROLA RITMOS CIRCADIANOS (RELÓGIO BIOLÓGICO); EM PEIXES E ANFÍBIOS ATUAM NOS MELANÓCITOS , CÉLULAS PRODUTORAS DE MELANINA.